Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Ignorou cadáver do pai em casa e apoderou-se da sua pensão mensal de aposentação

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Jorge Mendonça, de 87 anos, morreu em casa e a filha nada disse à família nem às autoridades, e acabou por beneficiar da pensão de aposentação do pai ao longo de vários meses, até ser denunciada por uma sobrinha. O caso passou-se nas Caldas da Rainha e vai em setembro para julgamento no tribunal de Leiria, com a arguida acusada dos crimes de profanação de cadáver, burla tributária e burla informática.
Corpo estava em avançado estado de decomposição na casa, numa rua junto à estação de comboios

A 16 de junho de 2016 a PSP e os bombeiros das Caldas da Rainha foram chamados ao princípio da noite para o primeiro andar, do lote 4, na Rua Projectada à Rua da Estação. O cheiro nauseabundo que exalava do interior do apartamento não deixava dúvidas: o morador estava cadáver, em avançado estado de decomposição.

O óbito foi confirmado pela equipa da viatura médica de emergência e reanimação das Caldas da Rainha e as autoridades policiais recolheram vestígios, mas segundo o Ministério Público, “não foram observados indícios da intervenção de terceiros”.

De acordo com o despacho de acusação, citado pela agência Lusa, “não foram encontrados sinais de arrombamento, a porta da entrada estava trancada, o corpo foi encontrado deitado no chão da cozinha coberto por pó de cor castanha e a porta da cozinha estava fechada à chave pelo lado do corredor, com a chave na porta”.

Sem provas de que possa ter ocorrido um crime de homicídio, o Ministério Público arquivou o inquérito “nesta parte”. No entanto, o Ministério Público acusou a filha da vítima de ter conhecimento durante vários meses da morte do pai e não comunicar às autoridades para se aproveitar da pensão de aposentação dele, no valor mensal de 1.167,20 euros.

Segundo o Ministério Público, a mulher, com cerca de 60 anos, antiga educadora de infância, sofre de psicose esquizofrénica paranóide crónica, uma doença que se carateriza por “alucinações” e “total ausência de crítica para com a sua situação clínica e para a necessidade de tratamento”, que havia recusado. A perigosidade do seu comportamento já terá levado à determinação de uma medida preventiva de internamento, por questões de segurança da própria comunidade em seu redor. Os vizinhos confirmam o caráter “conflituoso e violento” da mulher, com quem dizem ser impossível de se relacionarem.

A arguida ia todos os dias a casa do pai, pelo que o Ministério Público não entende ser credível a possibilidade dela não ter conhecimento que ele estava morto. Descreve aliás, que ela cobriu o corpo da vítima “com café e chocolate em pó” e continuou a frequentar a residência, aproveitando a pensão do pai, depositada na conta deste, para fazer compras. Vizinhos relatam que acharam estranho a ausência prolongada de Jorge Mendonça, mas nunca imaginaram que estivesse morto dentro da habitação.

A denúncia partiu da neta do falecido, sobrinha da arguida, que constatou que o carro do seu avô estava abandonado há muito tempo no parque de estacionamento subterrâneo da Praça 5 de Outubro, com as taxas por pagar, pelo que contatou a PSP das Caldas da Rainha e fez ativar a deslocação dos agentes à casa onde foi encontrado morto. O caso foi depois transmitido à Polícia Judiciária de Leiria.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling

14º Torneio da Liberdade em tiro com arco

O Parque Desportivo do Campo acolheu o 14º Torneio da Liberdade, numa organização do Arco Clube das Caldas (ACC), no passado dia 21, no âmbito das comemorações do 25 de abril. Foi também a 3ª prova do Campeonato Nacional de Campo da Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

arco

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1