Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Ministra da Saúde inaugura o “Fórum Saúde” no Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A ministra da Saúde, Marta Temido, vai inaugurar no próximo dia 18 de maio, sábado, a primeira edição do “Fórum Saúde”, que se vai realizar na vila do Bombarral. A cerimónia de abertura do evento, que irá acontecer no Largo da Igreja, está agendada para as 9h30.
A ministra da Saúde, Marta Temido, vai inaugurar no próximo dia 18 de maio, sábado, a primeira edição do “Fórum Saúde

Neste dia, o evento terá como tema central a “Saúde Para Todos/as”, realizando-se, logo após a cerimónia de abertura, o Workshop Smile Dance, dinamizado por Fátima Neves, enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária da Unidade Saúde Pública Zé Povinho.

Do programa destaque ainda para o debate sobre o futuro Hospital do Oeste, que terá início pelas 11h00, contando com as intervenções de Miguel Carpinteiro, vogal Executivo do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Setúbal, Nelson Baltazar, assessor do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte, e Ricardo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Bombarral.

Da parte da tarde, a partir das 14h30 horas, terá lugar o fórum de discussão sobre o tema do dia, que contará com as intervenções de Cristina Teotónio, da Direção do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade de Caldas da Rainha, de Daniel Soares, médico pediatra do Centro Hospitalar do Oeste, e de Fernando Mesquita, psicólogo e sexólogo.

A finalizar, teremos, pelas 17h00, o Workshop Marmita Saudável, dinamizado pela nutricionista Ana Cristina Pires.

No dia 19, o “Fórum Saúde” terá como o tema “As famílias crescem”, vai começar com a caminhada “Bombarral Mais Saudável”, promovida pelo Rotary Club do Bombarral, a partir das 9 horas.

Pelas 10h30 horas terá lugar o Workshop Arte-Terapia, dinamizado por Célia Paulo, arte-terapeuta da SPAT – Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia, e Sónia Daniel, arte-terapeuta e psicoterapeuta da SPAT, seguindo-se, uma hora depois, o Workshop Comida Saudável, promovido pela blogger e health coach Ana Gomes.

No período da tarde, a partir das 14h30 horas, terá lugar o fórum de discussão sobre o tema do dia, que contará com as intervenções de Ana Cláudia Mirrado, psicóloga educacional e coordenadora do projeto Rotas do Bairro E7G, de Constança Cordeiro Ferreira, terapeuta de bebés do Centro do Bebé, de Marta Alves, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, e de Rodrigo Mata, médico interno de Ginecologia e Obstetrícia.

A primeira edição do “Fórum Saúde” terminará, pelas 17 horas, com o Workshop Amigo Especial, dinamizado por Fátima Pais, médica de saúde pública e terapeuta familiar no ACES Oeste/Norte.

VII Congresso do Envelhecimento Ativo

Integrado no “Fórum Saúde”, dia 17 de maio, sexta-feira, a vila do Bombarral irá também receber o “VII Congresso do Envelhecimento Ativo – Saúde, Bem-estar e Estilos de Vida”, iniciativa inserida na programação do projeto intermunicipal “Festa Sénior”.

No período entre as 10h00 e as 11h00 horas, o fórum de discussão será subordinado aos “Desafios na terceira idade”, contando com as intervenções de Mariana Mateus, fisioterapeuta na Clínica NeuroSer, que irá falar sobre “Envelhecimento e Demências”, e de Luísa Lopes, investigadora no Instituto de Medicina Molecular, que nos falará sobre “O que acontece ao cérebro à medida que envelhecemos”.

Entre as 11h15 e as 13h00 horas, o segundo fórum será subordinado ao tema do “Envelhecimento ativo e saúde”, o qual contará com a participação de Luís Mata, médico dentista na Clínica da Mata, que abordará o tema “Geriatria – Implicações da saúde oral na saúde geral”, e de Claudino Nunes, professor de Educação Física, que nos apresentará o tema “Desporto e Envelhecimento: boas práticas”.

No período da tarde, após um momento de animação, que acontecerá entre 14h30 e as 14h45 horas, teremos o terceiro fórum de discussão. Com o tema “Envelhecimento e bem-estar”, este contará com as intervenções de Liliana Patrício, coach de Psicologia Positiva, que nos irá falar sobre “Psicologia positiva e terceira idade”, e Fátima Neves, enfermeira especialista em Enfermagem Comunitária da Unidade de Saúde Pública Zé Povinho, que irá abordar “A sexualidade não tem idade”.

O último fórum de discussão do dia, com início pelas 16h00, terá como tema “O papel dos/as cuidadores/as na promoção do bem-estar”, cabendo a Fernanda Viola e Mónica Conde, enfermeiras especialistas em Saúde Mental da Unidade de Cuidados na Comunidade Bombarral/Peniche, falar sobre “O papel dos/as cuidadores/as”, enquanto Miguel Miguel, enfermeiro chefe da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, irá abordar “Cuidados Continuados: a sua importância na comunidade”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling