Q

Previsão do tempo

6° C
  • Monday 9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
6° C
  • Monday 9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C
5° C
  • Monday 9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 12° C

Medidas de proteção das populações de abelhas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apenas uma de quatro propostas apresentadas pelo BE na Assembleia Municipal de Óbidos foi aprovada na última reunião, dizendo respeito a medidas de proteção das populações de abelhas naquele concelho.

Foi aprovada a recomendação da Assembleia à Câmara para a realização de uma campanha de sensibilização para a proteção da população de abelhas, nomeadamente programas de educação ambiental, e de uma campanha de informação sobre a vespa velutina, sobre os riscos associados e os comportamentos a adotar sempre que são detetados novos ninhos.

Esta recomendação foi aprovada com 18 votos a favor (BE, CDU, 11 PS e 5 PSD) e 6 abstenções (PSD).

Segundo o BE, as abelhas e outros polinizadores são fundamentais para a segurança alimentar uma vez que 84% das espécies vegetais e 76% da produção alimentar na Europa depende da polinização. Contudo, a população de abelhas está em declínio a nível mundial, devido a alterações climáticas, perda de biodiversidade vegetal e mono cultivo, poluição, perda de habitats e existência de espécies invasivas.

Em relação à vespa velutina, também conhecida por “vespa asiática”, a sua propagação traduz-se em ameaças para o meio ambiente, para a agricultura, para a saúde pública e para a apicultura.

O BE viu chumbadas as propostas de proibição do uso de glifosatos em espaço público 16 votos contra, 11 abstenções), de inclusão de análises à presença de glifosato na água destinada ao consumo humano (17 votos contra, 9 abstenções) e de combate às alterações climáticas (16 votos contra, 11 abstenções).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procissão das chouriças

Decorreram entre 20 e 22 de janeiro, em Valado dos Frades, na Nazaré, as Festas em Honra de São Sebastião, tendo o ponto alto sido a procissão, em que participaram dezenas de grupos com os seus andores de oferendas e devoção religiosa, e o famoso leilão das...

chouricas

Óbidos no Congresso Nacional de Desporto

No passado dia 23 de janeiro realizou-se em Barcelos o Congresso Nacional de Municípios Amigos do Desporto, com a participação de 167 autarquias, entre as quais a de Óbidos, tendo sido partilhadas algumas práticas de programas desenvolvidos em diferentes...

congresso

7.ª Entrega de “Kits Recém-Nascido”

Decorreu no passado dia 16, no Auditório dos Paços do Concelho do Cadaval, a sétima entrega de Kits Recém-Nascido, no âmbito do projeto "Oeste +Grávida". A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Bernardo Nunes, e de Carla Serrenho...

kit