Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
Olhar JSD

In or out?

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Europa e a sua união, atravessam um dos períodos mais desafiadores dos últimos anos: a saída do Reino Unido da União Europeia.
Rafaela Gonçalves - Vogal da comissão política da JSD Caldas da Rainha

Escrevo diretamente do Reino Unido e por aqui o tempo passa vagaroso quase sem sinais de acordo ou consenso para a saída.

O Brexit ao contrário do que esperado é uma palavra não utilizada regulamente no vocabulário inglês e é preciso ter cuidado quando utilizado. Para os mais jovens o sentimento de pertença à Europa é algo inato, além de britânicos sentem-se em segundo análise cidadãos europeus e entendem como catastrófico o isolamento que temem sentir além das desvantagens que encontrarão no futuro quando colocados à par com outro cidadão europeu. Para a camada mais velha, a Europa e o seu sonho foi um processo também vagaroso e de habituação mas ao qual a maioria já se acomodou.

Bom, talvez não a maioria quando revimos os resultados do referendo que delineou a saída do país e acionou o artigo 5°. Vive-se bum passo lento, mas inquietante quanto ao futuro. Se por um lado encontramos uma Europa sólida na sua decisão e a forçar os mecanismos, por outro assistimos à falta de consenso interno que coloca em risco o atual governo de Theresa May, que não consegue de forma alguma aprovar o acordo que tem em mãos. As manifestações intensificaram-se nos últimos meses principalmente no grande centro económico que já começou a ressentir a decisão política: Londres.

Interessa relevar a intensificação dos protestos nos últimos meses, talvez agora os cálculos tenham sido feitos de maneira assertiva e os custos para os britânicos se tenham revelado maior que o esperado. Não é apenas uma questão económica, mas sim política e acima de tudo de identidade juntando ainda as forças disruptivas internas como a Irlanda e por aí.

Existem uma série de cenários em cima da mesa mas que para já encontrarão pela frente o bloqueio político britânico mas a maior aposta será para o descontentamento generalizado com a ineficácia do atual Governo (que internamente se encontra dividido) e na pressão para renovação do mesmo, não querendo isto significar que existirá uma renovação nos ideias que criaram e encaminharam o Reino Unido ao Brexit.

A realidade dos fatores que conduziram ao referendo é a da pacificação com os mesmos, não generalizando ao total da população, quando a grande dúvida hoje em dia se relaciona com o futuro de milhares de britânicos, principalmente quando falamos dos jovens que estará em clara desvantagem e exclusão no contexto europeu e também para as classes económicas que se veem neste momento confrontadas com mudanças abruptas no sistema económico, com efeitos ainda pouco visíveis mas reais, e que colocaram em risco muitos postos de trabalho e a qualidade de vida, principalmente nos grandes centros económicos.

Em conclusão, o Brexit é real mas parece cada vez mais longínquo quando falamos em estabelecer acordos e entender quais as reais consequências do mesmo dentro e fora de fronteiras britânicas, mas certo é que a vida de milhares de pessoas está a ser negociada mesmo que no quotidiano não se reconhecem ainda mudanças extremas.

Rafaela Gonçalves

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1