Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
Olhar JSD

In or out?

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Europa e a sua união, atravessam um dos períodos mais desafiadores dos últimos anos: a saída do Reino Unido da União Europeia.
Rafaela Gonçalves - Vogal da comissão política da JSD Caldas da Rainha

Escrevo diretamente do Reino Unido e por aqui o tempo passa vagaroso quase sem sinais de acordo ou consenso para a saída.

O Brexit ao contrário do que esperado é uma palavra não utilizada regulamente no vocabulário inglês e é preciso ter cuidado quando utilizado. Para os mais jovens o sentimento de pertença à Europa é algo inato, além de britânicos sentem-se em segundo análise cidadãos europeus e entendem como catastrófico o isolamento que temem sentir além das desvantagens que encontrarão no futuro quando colocados à par com outro cidadão europeu. Para a camada mais velha, a Europa e o seu sonho foi um processo também vagaroso e de habituação mas ao qual a maioria já se acomodou.

Bom, talvez não a maioria quando revimos os resultados do referendo que delineou a saída do país e acionou o artigo 5°. Vive-se bum passo lento, mas inquietante quanto ao futuro. Se por um lado encontramos uma Europa sólida na sua decisão e a forçar os mecanismos, por outro assistimos à falta de consenso interno que coloca em risco o atual governo de Theresa May, que não consegue de forma alguma aprovar o acordo que tem em mãos. As manifestações intensificaram-se nos últimos meses principalmente no grande centro económico que já começou a ressentir a decisão política: Londres.

Interessa relevar a intensificação dos protestos nos últimos meses, talvez agora os cálculos tenham sido feitos de maneira assertiva e os custos para os britânicos se tenham revelado maior que o esperado. Não é apenas uma questão económica, mas sim política e acima de tudo de identidade juntando ainda as forças disruptivas internas como a Irlanda e por aí.

Existem uma série de cenários em cima da mesa mas que para já encontrarão pela frente o bloqueio político britânico mas a maior aposta será para o descontentamento generalizado com a ineficácia do atual Governo (que internamente se encontra dividido) e na pressão para renovação do mesmo, não querendo isto significar que existirá uma renovação nos ideias que criaram e encaminharam o Reino Unido ao Brexit.

A realidade dos fatores que conduziram ao referendo é a da pacificação com os mesmos, não generalizando ao total da população, quando a grande dúvida hoje em dia se relaciona com o futuro de milhares de britânicos, principalmente quando falamos dos jovens que estará em clara desvantagem e exclusão no contexto europeu e também para as classes económicas que se veem neste momento confrontadas com mudanças abruptas no sistema económico, com efeitos ainda pouco visíveis mas reais, e que colocaram em risco muitos postos de trabalho e a qualidade de vida, principalmente nos grandes centros económicos.

Em conclusão, o Brexit é real mas parece cada vez mais longínquo quando falamos em estabelecer acordos e entender quais as reais consequências do mesmo dentro e fora de fronteiras britânicas, mas certo é que a vida de milhares de pessoas está a ser negociada mesmo que no quotidiano não se reconhecem ainda mudanças extremas.

Rafaela Gonçalves

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos volta a ser “Município amigo do desporto”

O Município de Óbidos foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, com o galardão “Município Amigo do Desporto”, atribuído pela Cidade Social, na cerimónia que decorreu no dia 25 de novembro, na Mealhada, e que contou com a presença da vereadora Margarida Reis, com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-estar.

amigo

A dor do tempo que passa

A morte não é um tema que amedronte. Impõe respeito, mas não atemoriza. A memória filosófica está abarrotada de conjeturas e doutrinações sobre o finamento humano, contudo, não passa disso mesmo, suposição e catequese.

Bombeiros do Cadaval vencem 2.º Torneio “Comandante Saroca”

A equipa dos Bombeiros Voluntários (BV) do Cadaval sagrou-se campeã do Torneio de Futsal Inter-Bombeiros “Comandante Saroca”, que reuniu oito equipas compostas por elementos de várias corporações, nos dias 26 e 27 de novembro, no pavilhão Gimnodesportivo do Cadaval.

saroca