Este projeto nasceu de uma ideia desenvolvida pela presidente da Alliance Française local, Maria do Carmo Brandão, que, durante os primeiros cinco anos, entre 2007 e 2012, contou apenas com ela própria e com ajuda de algumas embaixadas para a conseguir concretizar. Paulatinamente agregou nesta organização outras instituições, como é o caso da UFE- União dos Franceses no Estrangeiro, presidida até há alguns meses por Jean Pierre Hougas, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, e da Escola Superior de Artes e Design.
A partir de 2018 também o Conservatório de Música Caldense se juntou a esta iniciativa. Foi no âmbito desta parceria que, no dia 19 de março, no auditório da União de Freguesias de Caldas da Rainha – N. S. Pópulo, Coto e S. Gregório, pudemos apreciar os pequenos intérpretes do coro infantil daquela escola a executar alguns temas, dos quais se destaca um vilancico espanhol na voz das três solistas, Carolina, Estela e Lara, e a música Vois sur ton chemin retirada do filme francês Les Choristes.
No mesmo local esteve em destaque uma exposição itinerante de fotografia, denominada Regards Croisés, sobre Caldas da Rainha e as suas cidades geminadas, Firckley Barnet (Reino Unido), Le Raincy (França), e Clusone (Itália).
Até ao dia 23 de março muitas outras atividades tiveram lugar em vários palcos da cidade, numa celebração não só da francofonia mas também da interculturalidade.
0 Comentários