Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Combate ao insucesso escolar é prioridade da OesteCim

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), tem por objetivo promover um maior e melhor acompanhamento dos alunos da Região Oeste, com base no reforço da igualdade no acesso ao ensino, na melhoria do sucesso educativo dos alunos e na qualidade e eficiência do sistema de educação.

Em 2011, a taxa de analfabetismo no Oeste era de 6,1%, situando-se acima da verificada em termos nacionais (5,2%), e os residentes com ensino superior completo representavam apenas 11,7%, menor do que a percentagem nacional (15,4%).

“A problemática do insucesso escolar no Oeste decorre de fatores pessoais, familiares, de contexto e da escola. Contrariamente a abordagens mais tradicionais que entendiam o fenómeno do insucesso escolar como um fracasso individual, atualmente prevalece um amplo consenso em torno de uma problemática multifacetada, em que a família e a sua situação socioeconómica desempenham um elevado protagonismo”, refere a OesteCim.

Consciente desta problemática, a OesteCim, promotora do Projeto Aluno ao Centro, elaborou o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que se baseia em três prioridades estratégicas de intervenção: promover a inclusão e o sucesso educativo e prevenir o abandono escolar nos doze Municípios do Oeste, promover o desenvolvimento de abordagens inovadoras e promover a inclusão e as respostas a necessidades especiais de educação.

Assim, as medidas de promoção do sucesso escolar contempladas no projeto Aluno ao Centro foram estruturadas de modo a envolver escolas, municípios, professores, famílias, empregadores, associações locais e outros stakeholders regionais e locais, contribuindo para as metas gerais, neste domínio, do Plano Nacional de Reformas e do Portugal 2020, em particular em matéria de redução até 2020 para 10% da taxa de abandono escolar precoce.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1