Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 17° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C

Combate ao insucesso escolar é prioridade da OesteCim

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar – Aluno ao Centro, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), tem por objetivo promover um maior e melhor acompanhamento dos alunos da Região Oeste, com base no reforço da igualdade no acesso ao ensino, na melhoria do sucesso educativo dos alunos e na qualidade e eficiência do sistema de educação.

Em 2011, a taxa de analfabetismo no Oeste era de 6,1%, situando-se acima da verificada em termos nacionais (5,2%), e os residentes com ensino superior completo representavam apenas 11,7%, menor do que a percentagem nacional (15,4%).

“A problemática do insucesso escolar no Oeste decorre de fatores pessoais, familiares, de contexto e da escola. Contrariamente a abordagens mais tradicionais que entendiam o fenómeno do insucesso escolar como um fracasso individual, atualmente prevalece um amplo consenso em torno de uma problemática multifacetada, em que a família e a sua situação socioeconómica desempenham um elevado protagonismo”, refere a OesteCim.

Consciente desta problemática, a OesteCim, promotora do Projeto Aluno ao Centro, elaborou o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que se baseia em três prioridades estratégicas de intervenção: promover a inclusão e o sucesso educativo e prevenir o abandono escolar nos doze Municípios do Oeste, promover o desenvolvimento de abordagens inovadoras e promover a inclusão e as respostas a necessidades especiais de educação.

Assim, as medidas de promoção do sucesso escolar contempladas no projeto Aluno ao Centro foram estruturadas de modo a envolver escolas, municípios, professores, famílias, empregadores, associações locais e outros stakeholders regionais e locais, contribuindo para as metas gerais, neste domínio, do Plano Nacional de Reformas e do Portugal 2020, em particular em matéria de redução até 2020 para 10% da taxa de abandono escolar precoce.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Aluno da EHTO no MasterChef

Guilherme Romão, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, das Caldas da Rainha, no Curso de Padaria Avançada 2021 (sexta edição), está a participar na nova temporada do Programa "MasterChef Portugal".

guilherme

Peniche com campeão de muay thai

O Município de Peniche soma mais um campeão nacional, desta feita, o atleta Cláudio Figueiras, da classe de cadete do MSA-Sitnarong Muay Thai Camp Peniche/Portugal.

claudio

Limpeza subaquática

O Município de Peniche promoveu no passado sábado uma ação de limpeza subaquática no porto da cidade, procurando, no âmbito da sensibilização para a salvaguarda do ecossistema marinho, contribuir para aliviar a pressão exercida pelos apetrechos e outros materiais involuntariamente perdidos.

limpeza