Em 2011, a taxa de analfabetismo no Oeste era de 6,1%, situando-se acima da verificada em termos nacionais (5,2%), e os residentes com ensino superior completo representavam apenas 11,7%, menor do que a percentagem nacional (15,4%).
“A problemática do insucesso escolar no Oeste decorre de fatores pessoais, familiares, de contexto e da escola. Contrariamente a abordagens mais tradicionais que entendiam o fenómeno do insucesso escolar como um fracasso individual, atualmente prevalece um amplo consenso em torno de uma problemática multifacetada, em que a família e a sua situação socioeconómica desempenham um elevado protagonismo”, refere a OesteCim.
Consciente desta problemática, a OesteCim, promotora do Projeto Aluno ao Centro, elaborou o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que se baseia em três prioridades estratégicas de intervenção: promover a inclusão e o sucesso educativo e prevenir o abandono escolar nos doze Municípios do Oeste, promover o desenvolvimento de abordagens inovadoras e promover a inclusão e as respostas a necessidades especiais de educação.
Assim, as medidas de promoção do sucesso escolar contempladas no projeto Aluno ao Centro foram estruturadas de modo a envolver escolas, municípios, professores, famílias, empregadores, associações locais e outros stakeholders regionais e locais, contribuindo para as metas gerais, neste domínio, do Plano Nacional de Reformas e do Portugal 2020, em particular em matéria de redução até 2020 para 10% da taxa de abandono escolar precoce.
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