Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Projeto para pessoas com demência e familiares esteve no Cadaval

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“A doença de Alzheimer assume um lugar de destaque, representando cerca de 50 a 65% dos casos de demência em Portugal”, referiu uma das coordenadoras do projeto “Café Memória faz-se à estrada”, que esteve no passado dia 6 no Cadaval.
Na sessão, os presentes trocaram experiências e realizaram exercícios, como forma de ajudar a lidar com a doença

Esta iniciativa, que consiste em ir ao encontro de comunidades mais desfavorecidas do ponto de vista social e geográfico, pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social das pessoas com demência e dos seus familiares, bem como sensibilizar a comunidade para a problemática das demências.

Este projeto, que resultou de uma iniciativa de duas entidades promotoras, a Associação Alzheimer Portugal e a empresa Sonae Sierra, e de um conjunto alargado de parceiros, arrancou como projeto-piloto em abril de 2013, com a abertura dos Cafés Memória de Lisboa-Colombo e de Cascais. Após cinco anos de intervenção, a iniciativa decidiu lançar uma nova vertente do projeto, o “Café Memória faz-se à estrada”, sendo um espaço mensal destinado aos familiares e às pessoas com Alzheimer ou com outro tipo de demência, ocupando desde espaços de restauração em centros comerciais, até museus ou locais cedidos por instituições de ensino.

Desta vez foi o concelho do Cadaval escolhido para receber mais uma sessão do projeto, onde os presentes trocaram experiências e realizaram exercícios, e ainda ouviram as duas técnicas coordenadoras do projeto, Catarina Alvarez e Isabel Sousa, a falar de como ajudar a lidar com a doença.

Segundo Catarina Alvarez, “as demências são doenças neuro degenerativas, que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa, através da perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alterações das reações emocionais normais”.

Apesar da maioria das pessoas com demência ser idosa, a coordenadora salientou que “nem todas as pessoas seniores desenvolvem a doença e esta não faz parte do processo de envelhecimento natural”, podendo assim surgir em qualquer pessoa, mas é mais frequente a partir dos 65 anos. Em algumas situações pode ocorrer em pessoas com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos

Contudo, a coordenadora explicou que ainda “existe um elevado desconhecimento por parte das pessoas relativamente a esta doença, o que causa perceções e atitudes negativas dos indivíduos e da sociedade em relação a esta problemática, que geram estigma, provocando isolamento social e redução da qualidade de vida das pessoas com demência e dos seus cuidadores”.

“As demências ainda não são reconhecidas como uma prioridade, não existindo uma estratégia ou plano nacional para enfrentar este problema social e de saúde pública de relevância crescente”, sublinhou Catarina Alvarez. No que diz respeito ao acesso às respostas pelos cidadãos, a maioria das vezes são “assimétricas, por estas se concentrarem habitualmente nos grandes centros urbanos, sendo esta realidade promotora de injustiça e desigualdade social”.

Por isso, esclareceu que numa fase inicial é “essencial o diagnóstico médico, quando os primeiros sintomas aparecem, de modo a garantir que a pessoa que tem uma condição tratável seja diagnosticada e tratada corretamente”. Por outro lado, se os sintomas forem causados por uma demência, o diagnóstico precoce possibilita o acesso mais cedo a apoio, informação e medicação.

Além do Alzheimer, também existem outras formas de demência como a doença de Parkinson e a doença de Huntington. “Apesar dos sintomas nas fases iniciais serem diferentes em função de cada tipo de demência, é sempre fundamental um diagnóstico médico rigoroso”, afirmou Catarina Alvarez.

Igualmente alertou para a existência de várias situações que produzem sintomas semelhantes à demência, como por exemplo algumas carências vitamínicas e hormonais, depressão, sobredosagem ou incompatibilidades medicamentosas, infeções e tumores cerebrais.

Atualmente não há cura para a demência, contudo “existem fármacos que podem reduzir alguns sintomas da doença”. Além disso é importante, o papel familiar, bem como de amigos e cuidadores, que pode fazer uma diferença positiva na forma de lidar com a doença.

“Nós estimamos que cerca de 80% das pessoas com demência vivam em casa e não em contexto institucional, por isso, o papel da família é fundamental”, frisou a coordenadora.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1