Q

Previsão do tempo

20° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
20° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
20° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 28° C

Inaugurada requalificação do Largo dos Peais no Reguengo da Parada

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A aldeia do Reguengo da Parada, na União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto, esteve em festa no passado domingo, não só a propósito da festa em honra de Nossa Senhora da Guia mas também pela inauguração da requalificação do Largo dos Peais, que custou 16 mil euros, suportados pela Câmara das Caldas e pela junta de freguesia.
Momento de festa com a Banda Filarmónica Gaeirense

A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara, Tinta Ferreira, do presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro, e do presidente da união de freguesias, Arnaldo Custódio. A população também compareceu para festejar a obra num espaço com alguma história, onde dantes existia uma taberna que para além de momentos de convívio era palco da contratação de mão-de-obra para os campos agrícolas. A época era o final do séc. XIX/início do séc. XX.

No largo também se faziam jogos tradicionais, como o jogo da malha, o salta-cavalo, o berlinde, o pião ou o futebol com duas pedras a fazer de baliza, entre outros.

Ali era também onde “os rapazes esperavam que as raparigas fossem à fonte para as interpelar e meter uma conversa de ocasião para tentarem futuro namorico”, recordou Joaquim Foz, na altura da inauguração. O diretor do rancho folclórico local contou também que naquele espaço “ocorriam os encontros dos vários grupos de mascarados nos domingos e terças-feiras de Entrudo, por vezes, acabando em bailarico ao som de acordeão. Convívio e divertimento que se repetia pelo Natal e Ano Novo, com grandes fogueiras, e também pelos Santos Populares, pela Páscoa, domingos e noutros dias festivos”.

No anterior mandato, a Câmara adquiriu por nove mil euros o espaço, no centro do Reguengo da Parada, onde existiam duas casas antigas, e o atual executivo cedeu-o à junta de freguesia para a requalificação. Para além do arranjo da esquina, foi colocado um painel com as tradições locais e mobiliário urbano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Despiste de mota mortal

Um homem de 44 anos morreu na tarde do passado domingo no Cadaval, na sequência do despiste da mota que conduzia.

Brass Dass animou ruas da cidade

No âmbito do programa de Animação de Verão 2022, promovido pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha, em parceria com o Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, decorreu no passado sábado mais uma arruada pela cidade.

anima