Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Som de sino volta a ouvir-se de quinze em quinze minutos em Óbidos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O toque de quinze em quinze minutos dos sinos voltou a ser ouvido na vila de Óbidos, decidiu o pároco Ricardo Figueiredo, que comunicou a medida aos fiéis no passado dia 3.
Sinos da torre da Igreja de Santa Maria, na praça mais central da vila, foram reativados

“Óbidos é uma vila reconhecida internacionalmente pela sua relevância histórica, cultural e religiosa. Uma das caraterísticas peculiares de todas as aldeias, vilas e cidades portuguesas é a presença das torres sineiras, que hora a hora e de quarto em quarto de hora, informam o passar do tempo e sinalizam uma presença no meio da vida da sociedade”, manifestou.

O padre sublinhou que “desde que tomei posse como pároco das paróquias da vila de Óbidos notei a falta de presença dos toques dos sinos. Até quando se aprecia a paisagem urbanística da vila, as torres sineiras marcam uma presença muito relevante”.

“Atendendo que seria assim importante voltar a ter esta presença na vila, depois de consultar várias pessoas, decidi reativar os toques do sinos”, anunciou o pároco.

Segundo indicou, não se trata dos sinos da igreja de São Tiago (que é a que possui o relógio, mas agora não é utilizada como espaço de culto), mas os sinos da torre da Igreja de Santa Maria, na praça mais central da vila. O horário em que os sinos tocam será entre as 9h e as 21h. Futuramente outros sinos poderão vir a ser reativados.

“Espero que seja uma oportunidade de todos recordarmos a importância e a beleza dos toques dos sinos numa vila”, frisou.

A medida mereceu um bom acolhimento por parte dos obidenses, que elogiaram a ideia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1