Foi descerrada uma placa que marca simbolicamente o funcionamento de uma unidade de ensino vocacionada para a qualificação de adultos, que dantes chamava-se Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) e que em 2016 passou a ser denominado de Centro Qualifica.
Maria do Céu Santos, diretora do agrupamento, destacou que este novo programa vai voltar a trazer os “adultos para o ensino, o que é sempre difícil depois do abandono voltarem à escola e terem vontade de aprender”.
Quanto à diferença dos antigos Centros para a Qualificação e Ensino Profissional, Maria do Céu disse que “distinguem-se essencialmente pela diferença de procedimentos na validação e nacertificação”. O programa destina-se principalmente a quem tem 18 ou mais anos, mas excecionalmente pode ser uma solução para os jovens que não se encontram a estudar, nem a trabalhar, nem em formação. “A partir dos 15 anos, os jovens também se podem dirigir ao nosso centro a fim de serem encaminhados para ofertas que se adequem às suas expectativas”, acrescentou a diretora do agrupamento.
Dirige-se também a adultos que procurem melhorar as suas qualificações, tendo em vista, nomeadamente, a conclusão do ensino secundário e/ou a obtenção de uma qualificação profissional.
O Centro Qualifica da escola Rafael Bordalo Pinheiro dispõe de uma equipa de dez professores formadores e tem já em formação cerca de 130 adultos. O centro dispõe ainda de duas técnicas superiores de psicologia de orientação e reconhecimento que fazem o encaminhamento dos adultos. “Esta primeira entrevista com as técnicas é fundamental porque são elas que vão motivar os adultos a voltar à escola, ficar e fazer sua história de vida no percurso formativo”, adiantou a responsável.
O Centro Qualifica disponibiliza ainda cursos descentralizados em Nadadouro, Salir de Matos, Santa Catarina, Alfeizerão e São Martinho do Porto. Estes são realizados emarticulação com outros centros,entidades formadoras,o Instituto de Emprego e Formação Profissional e juntas de freguesia.
A coordenadora do Centro Qualifica, Maria João Dias, também destacou o trabalho das psicólogas que conseguiram trazer de volta algumas pessoas que abandonaram a formação de adultos. “Foi um grande trabalho que tivemos no início de recuperar pessoas que estavam completamente desmotivadas da formação de adultos”, disse, acrescentando que “o trabalho agora é corresponder às expetativas e os nossos formadores estão empenhados”.
Maria João Dias sublinhou que Portugal ainda está muito longe das metas europeias. “Temos que andar muitos anos a explicar às pessoas que é necessário a sua formação, que além de completar o 12º ano ou do ensino superior a qualificação ao longo da vida é fundamental”.
Na cerimónia de inauguração, o vereador da educação, Alberto Pereira, referiu que “é muito importante aumentar as qualificações” e lembrou que este Centro Qualifica “vai proporcionar não só aos adultos mas aos jovens a possibilidade de terem a validação de competências e em simultâneo uma formação”. “ Essa era uma falha que havia no sistema e que a portaria do verão passado veio permitir resolver, dando-se agora formação qualificada”, apontou o autarca, destacando o novo programa, uma vez que muitas empresas, públicas e privadas exigem habilitações académicas mais altas como condição para o exercício de determinadas profissões.
Os Centros Qualifica são instrumentos essenciais na estratégia de qualificação de adultos, tendo como premissa fundamental não só a valorização das aprendizagens que foram adquirindo ao longo da vida, mas também a possibilidade efetiva de aumentarem e desenvolverem competências através de formação qualificante.
A sessão inaugural do Centro Qualifica contou com um momento musical de jovens do Conservatório de Caldas da Rainha.
0 Comentários