Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C

Militares falecidos na 1ª Grande Guerra em novo livro de Luís Tudella

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Após vários anos de pesquisas e investigação levadas a efeito no Arquivo Histórico Militar de Lisboa sobre o comportamento dos militares que estiveram integrados no C.E.P. (Corpo Expedicionário Português), cuja atividade militar se desenrolou na Europa, na zona da Flandres, e dos militares que fizeram parte do exército português colocados nas ex-províncias de Angola e Moçambique, durante a 1ª. Guerra Mundial 1914-1918, o obidense Luís Tudella publicou, em edição de autor, um livro denominado "Militares Falecidos na Grande Guerra (1914-1918) - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria", à semelhança do que já havia feito em relação à Comunidade Intermunicipal do Oeste.
Livro homenageia militares que estiveram em África e França

O autor quis com este trabalho prestar “uma singela homenagem aos nossos militares que por terras de África e terras de França tudo de si deram no momento mais alto das suas vidas, honrando a sua pátria para o bem da humanidade, mas por ironia do destino não puderam desfrutar dessa realidade”.

Constam deste trabalho os seguintes elementos: “O porquê deste trabalho; Breve historial sobre o conflito da Grande Guerra; Motivo da entrada de Portugal na Grande Guerra; Curiosidades; Relatos de alguns episódios da Grande Guerra”

Na primeira parte integram todos os militares que constituíam o C.E.P. desde a data do embarque até à data da sua morte, constando dos seguintes itens: Unidade do CEP – Unidade Territorial – Companhia – Nº. da Companhia – Posto – Nome – Nº. de Placa – Estado civil – Data de Nascimento – Filiação – Naturalidade – Data de Embarque e Data da Morte. Faz-se uma pequena resenha dos passos dados pelos militares desde o seu embarque até à data da sua morte e de mapas estatísticos.

A segunda parte diz respeito aos militares que foram mobilizados para as ex-províncias de Angola e Moçambique, para defender as fronteiras portuguesas que confinavam com as possessões alemãs e conta com os seguintes itens: Cronologia dos factos passados nas ex-províncias de Angola e Moçambique: Acontecimentos na ex-província de Angola; Reocupação do Humbe; Combates da Môngua; Província de Moçambique – Constituição das 4 expedições enviadas de Portugal; Reocupação de Quionga; Tentativa da travessia do Rio Rovuma; A ofensiva das tropas portuguesas; O combate de Nevala; O combate de Negomano; O combate de Nhamacurra; A Invasão de Moçambique pelas tropas alemãs; Mapas estatísticos por ordem alfabética dos Concelhos, onde constam; o Nome do militar; Naturalidade; Posto; Nº. de Identificação; Unidade; Ramos das Forças Armadas; Local das Operações; Causas das mortes e data das mesmas; e local da sepultura.

Segundo o autor, faleceram em terras de França 89 militares pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria: 45 em combate; 10 pela inalação de gazes, 18 por doença; 6 por causas desconhecidas; e 7 por diversos motivos. Estado civil dos militares: 9 casados e 77 solteiros. Por patentes: 1 capitão; 1 tenente; 3 – 2º. sargentos; 5 – 1ºs. cabos; 2 – 2ºs. cabos e 74 soldados. Nas ex-províncias de Angola e Moçambique faleceram 22 militares: 3 em combate; 14 por doença; 5 por causas desconhecidas.

Trata-se de um trabalho inédito e de interesse cultural, para daí se poder desenvolver diversos temas.

Para quem estiver interessado em saber algo mais, o autor pode ser contatado pelo e-mail l.m.tudella@sapo.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling

14º Torneio da Liberdade em tiro com arco

O Parque Desportivo do Campo acolheu o 14º Torneio da Liberdade, numa organização do Arco Clube das Caldas (ACC), no passado dia 21, no âmbito das comemorações do 25 de abril. Foi também a 3ª prova do Campeonato Nacional de Campo da Federação Portuguesa de Tiro com Arco.

arco