Q

Previsão do tempo

  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

500 anos da Freguesia de Peniche

6 de Dezembro, 2016
No próximo dia 12 assinalam-se os 500 anos da criação da Freguesia de Santa Maria da Ajuda de Peniche, datada de 12 de dezembro de 1516, jurisdição de natureza religiosa que está na base da atual freguesia de Peniche.

Nesta data, o Papa Leão X concedeu aos moradores dos lugares da Ribeira (Peniche-de-Baixo) e de Peniche (Peniche-de-Cima) que estes tivessem um capelão na sua Igreja de Santa Maria da Ajuda (hoje, de N.ª Sr.ª da Ajuda) e que nela se dissesse missa aos domingos e dias de festa, bem como se lhes administrasse os sagrados sacramentos e ofícios divinos. Até então na dependência eclesiástica da freguesia de S. Leonardo de Atouguia da Baleia, o lugar de Peniche passava a ter a sua própria freguesia.

Posteriormente, são ainda constituídas as freguesias do Espírito Santo (mais tarde, de S. Pedro), em 1560, e de Nossa Senhora da Conceição, S. Sebastião e S. Roque, em 1604, ambas associadas às respetivas igrejas.

O estabelecimento da freguesia de Santa Maria da Ajuda de Peniche correspondeu efetivamente a um primeiro marco no processo de autonomização deste território face à vila de Atouguia da Baleia, culminando em 1609 com a elevação da povoação de Peniche (-o-novo ou de baixo) a vila e sede de concelho.

De forma a assinalar esta data, e numa organização conjunta do Município de Peniche, Junta de Freguesia de Peniche e Paróquia de Peniche, terá lugar um programa evocativo considerando os seguintes eventos: 10 de dezembro – 16h00 – Auditório do Edifício Cultural – Conferência “A constituição da Freguesia de Santa Maria da Ajuda de Peniche”, com Rui Mesquita Mendes; 12 de dezembro, 19h00 – Igreja de N.ª Sr.ª da Ajuda – missa evocativa dos 500 anos da criação da Freguesia de Santa Maria da Ajuda de Peniche; 21h00 – Jardim junto à igreja – descerramento de placa evocativa; 21h30 – Concerto de música de época: “Cantus Manuelinus”, por Vox Angelis.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Dupla fez roubo em supermercado e foi apanhada a assaltar restaurante

Dois jovens foram imobilizados por clientes quando tentavam assaltar um restaurante em Casais do Baleal, no concelho de Peniche, na noite de passada quinta-feira, depois de terem levado 290 euros de um supermercado na Foz do Arelho, sob ameaça de arma de fogo. Presentes a tribunal, foram deixados em liberdade com apresentações semanais às autoridades policiais, enquanto decorre o processo judicial.

assalto

Memorando de entendimento entre Vamos Mudar e PS abre novo ciclo na Câmara

O Vamos Mudar (VM) - movimento de cidadãos independentes e o Partido Socialista (PS) de Caldas da Rainha assinaram na passada segunda-feira, no Parque D. Carlos I, um memorando de entendimento para o mandato autárquico 2021-2025 para “uma boa gestão do município”....

memorando