Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
13° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Encontro de Coros Infantis do Oeste com presença caldense

Isabel Alves Pinto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Realizou-se no dia 4 de junho, na Lourinhã, o 1.º Eco - Encontro de Coros Infantis do Oeste. O evento, que decorreu no auditório da AMAL (Associação Musical e Artística Lourinhanense), reuniu quatro coros infantis: Coro Infantil do Conservatório das Caldas da Rainha, Coro Infanto-juvenil da Academia de Música Stella Maris, Coro Infantil do Externato de Penafirme e Coro Infantil da Cidade de Torres Vedras.
Os coristas a cantarem a música “Vê o Girassol“

Realizou-se no dia 4 de junho, na Lourinhã, o 1.º Eco – Encontro de Coros Infantis do Oeste. O evento, que decorreu no auditório da AMAL (Associação Musical e Artística Lourinhanense), reuniu quatro coros infantis: Coro Infantil do Conservatório das Caldas da Rainha, Coro Infanto-juvenil da Academia de Música Stella Maris, Coro Infantil do Externato de Penafirme e Coro Infantil da Cidade de Torres Vedras.

O primeiro a atuar foi o Coro Infantil do Conservatório das Caldas da Rainha, que se destacou, logo à partida, por ser o grupo que integrava crianças mais novas, na sua maioria com 6 e 7 anos, e por ter o menor número de elementos.

Este grupo, que tem os seus antecedentes no ano de 2003, é, atualmente, formado por dez crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos, mas, neste espetáculo, estiveram presentes apenas sete dos seus membros. Estela Calisto, Margarida Oliveira, Sofia Tavares, Vicente Correia, Margarida Vicente, Lara Pinheiro e Francisca Martins, foram os coristas que interpretaram o repertório escolhido.

A primeira música apresentada foi “Onzembro” da autoria de Francisco Lemos e Gonçalo Pratas com letra de José Jorge Letria. Seguiram-se “Vê o girassol”, “Uma conta errada”, “Canção do dia do pai” e “Quero ser um rei”, todas da autoria de Margarida Fonseca Santos. A “Canção dos abraços”, de Jorge Constante Pereira com letra de Sérgio Godinho, foi a penúltima música apresentada. Para a derradeira melodia constante do reportório deste grupo infantil, juntaram-se-lhe no palco os elementos do Coro Infanto-juvenil da Academia de Música Stela Maris, de Peniche, e, todos juntos, ecoaram o refrão de “O inverno está a chegar”, de Margarida Fonseca Santos. Nesta peça musical cantaram a solo, pela ordem, duas meninas do Coro Infantil do Conservatório de Caldas da Rainha – Estela Calisto e Sofia Tavares – e dois elementos do Coro Infanto-juvenil da Academia de Música Stella Maris.

A regência destes dois grupos esteve a cargo de Maria João Veloso, que contou com o acompanhamento, ao piano, de Cláudio Duarte, no caso do Coro Infantil do Conservatório de Caldas da Rainha, e de Gerardo Rodrigues, no caso do Coro Infanto-juvenil da Academia de Música Stella Maris.

O Coro Stella Maris, que teve presentes dezasseis dos seus membros, continuou depois a sua atuação, com as músicas “Dó, ré, mi”, numa versão portuguesa de Richard Rodgers; “cánone do pirilampo”, de Margarida Fonseca Santos; “we all stand together”, de Paul McCartney; E “jingle coral” de Alexandre Zilahi.

O terceiro grupo a aparecer em palco, formado por dez crianças, integra o Coro Infantil do Externato de Penafirme, e conta com Carlos Alves na direção musical. Este coro apresentou várias peças musicais referentes às quatro estações do ano, às quais juntou uma coreografia engraçada. Apresentaram-se com roupas de outono e, à medida que os temas musicais iam avançando para o inverno, foram vestindo diversas peças de roupa, como cachecóis, luvas, gorros, casacos, entre outros. Quando “chegaram à primavera” começaram a tirar a roupa, tendo acabando, já no verão, com calções e tshirts, tudo perante o riso e os aplausos da plateia.

O último grupo a apresentar-se em palco, com mais de quarenta elementos, foi o Coro Infantil da Cidade de Torres Vedras. Cantou cinco músicas, todas da autoria de Margarida Fonseca Santos, e, na última, “Vê o girassol”, convidaram todas as crianças coralistas, a subirem ao palco para a entoarem juntos, ao mesmo tempo que exibiam grandes girassóis, criando um efeito cénico colorido e harmonioso.

À imensidão de crianças, que nesta altura já se encontravam no palco, ainda se juntaram, a convite do vereador da cultura, algumas pessoas do público, para cantarem a última música do espetáculo, “Eu tenho um amigo”, cuja partitura se encontrava impressa no programa do evento distribuído por todos os presentes.

E, como é natural na Lourinhã, não podia ter faltado a referência aos dinossauros, tendo cada um dos pequenos cantores sido presenteado com o livro “O Caso do Último Dinossauro“ da autoria de Mafalda Moutinho, publicado pela D. Quixote.

O encontro dos coros formados por elementos mais crescidos, que este ano já está na segunda edição (2.º Eco: Encontro de Coros do Oeste 2016), decorreu no dia seguinte, em vários pontos da vila, tendo culminado na igreja do castelo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1

Óbidos Cycling Team na 46ª Ronde de L’Isard

França é o próximo destino internacional da Óbidos Cycling Team. A equipa da Região Oeste prepara-se para enfrentar a Ronde de L’Isard. A 46ª edição da prova por etapas francesa vai disputar-se entre 1 e 5 de maio, com um pelotão de 22 equipas.

cycling