Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
19° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
20° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 23° C

Simulacro de ameaça de bomba na Infancoop

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Comando Distrital da PSP de Leiria, através da Esquadra das Caldas da Rainha, realizou no dia 5 de abril um simulacro de ameaça de bomba, com a localização de objeto suspeito nas instalações exteriores da Infancoop - com valência de creche, pré-escolar e 1º ciclo, em Caldas da Rainha.
Equipa de inativação de explosivos em ação

O cenário do simulacro previa uma caixa de cartão suspeita que foi colocada no recinto exterior da Infancoop, que podia eventualmente ser uma bomba.

Este exercício, solicitado pela Infancoop, teve como principal objetivo a realização de procedimentos de segurança dos colaboradores e utentes da instituição, bem como a sua articulação com a PSP.

Os alunos e funcionários foram evacuados para um local seguro. Depois houve uma ação de demonstração efetuada por dois elementos da Equipa de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo (EIEXSS) da UEP-Leiria, que fizeram a disrupção do objeto estranho.

O subcomissário da divisão da PSP das Caldas da Rainha, Nuno Oliveira, considera importante, estes exercícios para que “os cidadãos tenham uma noção do que pode vir a acontecer”. “Portugal é um país seguro, mas no dia de amanhã nunca se sabe”, adiantou.

No final, os agentes da polícia deram conselhos e os responsáveis da segurança daquela instituição foram informados das boas práticas a ter neste tipo de situações.

A Infancoop já procedeu a simulacros de sismo, incêndio e risco de explosão. Segundo Pedro Sequeira, presidente da direção da Infancoop, o objetivo é fazer exercícios de “todo o tipo de situações complicadas que podem acontecer”. Faltava o cenário do objeto estranho, que agora com o combate aoterrorismo “era importante fazer”.

Pedro Sequeira destacou a importância dos simulacros de modo a avaliar a capacidade de segurança da instituição. Referiu que com a realização destes exercícios pretende-se que “os alunos aprendam as regras básicas de segurança e saibam como reagir em situações de emergência e que levem o que aprenderam para casa”.

O responsável acrescentou ainda que uma das prioridades da instituição é a aposta no tema da segurança e que irão repetir os exercícios.

Estiveram envolvidos neste exercício cerca de 250 alunos, 47 colaboradores, 8 agentes da PSP das Caldas e da EIEXSS da UEP-Leiria.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre