Q

Previsão do tempo

9° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C
8° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 13° C

Simulacro de ameaça de bomba na Infancoop

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Comando Distrital da PSP de Leiria, através da Esquadra das Caldas da Rainha, realizou no dia 5 de abril um simulacro de ameaça de bomba, com a localização de objeto suspeito nas instalações exteriores da Infancoop - com valência de creche, pré-escolar e 1º ciclo, em Caldas da Rainha.
Equipa de inativação de explosivos em ação

O cenário do simulacro previa uma caixa de cartão suspeita que foi colocada no recinto exterior da Infancoop, que podia eventualmente ser uma bomba.

Este exercício, solicitado pela Infancoop, teve como principal objetivo a realização de procedimentos de segurança dos colaboradores e utentes da instituição, bem como a sua articulação com a PSP.

Os alunos e funcionários foram evacuados para um local seguro. Depois houve uma ação de demonstração efetuada por dois elementos da Equipa de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo (EIEXSS) da UEP-Leiria, que fizeram a disrupção do objeto estranho.

O subcomissário da divisão da PSP das Caldas da Rainha, Nuno Oliveira, considera importante, estes exercícios para que “os cidadãos tenham uma noção do que pode vir a acontecer”. “Portugal é um país seguro, mas no dia de amanhã nunca se sabe”, adiantou.

No final, os agentes da polícia deram conselhos e os responsáveis da segurança daquela instituição foram informados das boas práticas a ter neste tipo de situações.

A Infancoop já procedeu a simulacros de sismo, incêndio e risco de explosão. Segundo Pedro Sequeira, presidente da direção da Infancoop, o objetivo é fazer exercícios de “todo o tipo de situações complicadas que podem acontecer”. Faltava o cenário do objeto estranho, que agora com o combate aoterrorismo “era importante fazer”.

Pedro Sequeira destacou a importância dos simulacros de modo a avaliar a capacidade de segurança da instituição. Referiu que com a realização destes exercícios pretende-se que “os alunos aprendam as regras básicas de segurança e saibam como reagir em situações de emergência e que levem o que aprenderam para casa”.

O responsável acrescentou ainda que uma das prioridades da instituição é a aposta no tema da segurança e que irão repetir os exercícios.

Estiveram envolvidos neste exercício cerca de 250 alunos, 47 colaboradores, 8 agentes da PSP das Caldas e da EIEXSS da UEP-Leiria.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Traficante procurado pela Interpol detido em Peniche

Um brasileiro de 37 anos, procurado pela Interpol (polícia internacional) desde agosto de 2022 para cumprimento de uma pena de sete anos de prisão, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes no Brasil, vai ficar em prisão preventiva depois de ter sido detido, em Peniche, por uma equipa conjunta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e da Polícia Judiciária (PJ).

interpol

Detido jovem suspeito de esfaquear italiano

Um jovem de 20 anos suspeito de ter esfaqueado um turista italiano, de 44 anos, em agosto do ano passado, na cidade de Peniche, foi detido no dia 31 de janeiro pela Polícia Judiciária.

301892571 5511052978953498 1142509494542909660 n

Corpo dá à costa em São Martinho do Porto

Foi encontrado na manhã deste sábado um corpo a flutuar junto à costa, a sul da Ponta do Facho, em São Martinho do Porto, tendo sido resgatado após o alerta dado pelas 10h25, através de um popular que se encontrava naquela zona de pesqueiro a praticar pesca lúdica.

corpo