Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
18° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
18° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

Pintura de Josefa d’Óbidos vendida por 229 mil euros

2 de Fevereiro, 2016
O Museu da Misericórdia do Porto adquiriu, na noite da passada quinta-feira, a pintura de Josefa d’Óbidos "A Sagrada Família com São João Batista, Santa Isabel e Anjos", num leilão da Sotheby's, em Nova Iorque, por 250 mil dólares (229 mil euros).
A tela foi pintada em 1678 e tem 35cmx43cm

O quadro foi adquirido pelo lusodescendente Filipe Mendes, que licitou em nome da Misericórdia do Porto.

Esta pintura, sobre cobre, pertence ao período de maior maturidade da pintora com ligações a Óbidos, destacando o detalhe dos pormenores e a atenção em particular que a artista, nascida em Sevilha e que chegou a Portugal em 1634, deu aos tecidos das roupas das figuras representadas.

A obra, segundo a Sotheby’s, podia ser vendida entre os 200 e os 300 mil dólares, tendo feito parte de um leilão dedicado à pintura antiga europeia.

Josefa d’Óbidos viveu entre 1630 e 1684, sendo filha do pintor Baltazar Figueira, natural de Óbidos. É um dos raros, se não mesmo o mais significativo, caso de uma mulher a destacar-se na pintura antes da época contemporânea.

Viveu quase sempre na Quinta da Capeleira, em Óbidos. A reputação que granjeou era de tal ordem que muitos dos que vinham tomar banhos às Caldas da Rainha, se desviavam de seu caminho, para irem a Óbidos cumprimentá-la.

Manifestou desde cedo vocação para a pintura e para a gravura em metal. Trabalhos seus estão espalhados pelo país e pelo mundo.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP aproveitou peddy paper para aconselhar estudantes

A esquadra de Caldas da Rainha da PSP, em parceria com a comissão de boas vindas aos novos alunos da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), recebeu no passado dia 13 cerca de cem novos alunos, distribuídos em dez grupos, no âmbito de um peddy paper.

psp

Detido na Foz do Arelho por tráfico de droga

Um homem de 27 anos foi detido na Foz do Arelho na passada quarta-feira por tráfico de estupefacientes. No decorrer de uma ação de patrulhamento da GNR das Caldas da Rainha, com o reforço dos postos de São Martinho do Porto e do Bombarral, os militares depararam-se...

246347459 2428007130663237 4279653524251237677 n

Dupla fez roubo em supermercado e foi apanhada a assaltar restaurante

Dois jovens foram imobilizados por clientes quando tentavam assaltar um restaurante em Casais do Baleal, no concelho de Peniche, na noite de passada quinta-feira, depois de terem levado 290 euros de um supermercado na Foz do Arelho, sob ameaça de arma de fogo. Presentes a tribunal, foram deixados em liberdade com apresentações semanais às autoridades policiais, enquanto decorre o processo judicial.

assalto