Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Luta pelo título mundial de surf pode ficar definida em Peniche

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A praia do Supertubos acolhe, pelo sétimo ano consecutivo, uma etapa do circuito mundial de surf. A competição, que tem um custo de total de dois milhões de euros, decorre entre 20 e 31 de outubro, dependendo do mar, sendo aguardados mais de 130 mil espectadores, número da edição do ano passado. O Moche Rip Curl Pro Portugal é a décima e penúltima prova e poderá ditar o vencedor do circuito, que terminará em dezembro no Billabong Pipe Masters, no Havai, nos Estados Unidos.
Mick Fanning lidera o ranking mundial

O australiano tricampeão mundial (2007, 2009 e 2013) Mick Fanning, atual líder da competição e vencedor da etapa portuguesa em 2009 e 2014, e o brasileiro Adriano de Souza, que está na segunda posição, são os melhores colocados para triunfarem, mas apenas o primeiro poderá fazê-lo em Peniche.

Mick Fanning parece já estar refeito do susto em julho deste ano, durante uma prova na África do Sul, em que foi atacado por um tubarão branco, e procura juntar mais uma vitória às duas provas em que triunfou este ano – o Pro Bells Beach (Austrália) e o Pro At Trestles (Estados Unidos), chegando a Peniche com a ‘camisola amarela’, símbolo do primeiro lugar da hierarquia.

Adriano de Souza tem uma desvantagem de 450 pontos. O australiano para sagrar-se campeão em águas lusas precisa de vencer o campeonato e que Adriano de Souza seja eliminado na terceira ronda ou antes. Se for o brasileiro a ganhar em Peniche terá ainda que disputar a última prova.

O brasileiro Gabriel Medina, detentor do título mundial e vencedor da última prova em França, é quinto classificado do mundial a 9250 pontos do australiano, e acalenta ténues esperanças, assim como quase uma dezena de surfistas, como é o caso do norte-americano Kelly Slater, que ocupa o sétimo lugar do ranking, a 15750 pontos de Fanning. Kelly Slater pode ser o grande ausente de Peniche, apesar do seu nome aparecer na bateria 7 na primeira ronda. O onze vezes campeão do mundo está lesionado e disse precisar de tempo para recuperar.

Onze etapas compõem o circuito mundial e todos os surfistas descartam os seus dois piores resultados. Cada vitória vale 10 mil pontos e por isso ainda estão 20 mil em jogo. Esta soma faz que os nove primeiros do ranking ainda tenham hipóteses matemáticas de vencer o título. No entanto, em termos práticos, a luta está entre Mick Fanning (1º), Adriano de Souza (2º), Owen Wright (3º), Julian Wilson (4º), Gabriel Medina (5º) e Filipe Toledo (6º).

Fora da corrida estão os três surfistas portugueses que receberam wild-cards (convites). Tiago Pires, “Saca” como é conhecido, em anteriores cinco presenças (falhou em 2013 por lesão) nunca passou da segunda ronda. No ano passado deixou a elite da modalidade. O bicampeão nacional Frederico Morais volta a Peniche, e Vasco Ribeiro, campeão do mundo de juniores em surf e melhor português no ranking mundial de qualificação (ocupa atualmente o 38º lugar), estreia-se entre a elite do surf mundial.

O melhor que um português atingiu em Peniche foi em 2013, quando Frederico Morais chegou à terceira eliminatória depois de ter afastado Kelly Slater na repescagem.

Na primeira ronda, ‘Saca’ vai defrontar Fanning e o havaiano Sebastian Zietz, ‘Kikas’ (Frederico Morais) vai enfrentar Adriano de Souza e o norte-americano Kolohe Andino, recente vencedor do Allianz Billabong Cascais Pro. Vasco Ribeiro mede forças com o australiano Owen Wright, terceiro do ‘ranking’, e com Michel Bourez, da Polinésia Francesa.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Moche Rip Curl Pro Portugal realiza-se entre Peniche e Cascais. Caso as condições do mar não permitam realizar a prova em Peniche, a organização pode levar os surfistas para o palco alternativo em Cascais.

Francisco Gomes

As baterias da 1ª ronda:

Bateria 1: Filipe Toledo (BRA), Jadson Andre (BRA), Tomas Hermes (BRA)

Bateria 2: Gabriel Medina (BRA), Miguel Pupo (BRA), Mason Ho (HAW)

Bateria 3: Julian Wilson (AUS), Keanu Asing (HAW), Caio Ibelli (BRA)

Bateria 4: Owen Wright (AUS), Michel Bourez (PYF), Vasco Ribeiro (PRT)

Bateria 5: Adriano De Souza (BRA), Kolohe Andino (USA), Frederico Morais (PRT)

Bateria 6: Mick Fanning (AUS), Sebastian Zietz (HAW), Tiago Pires (PRT)

Bateria 7: Kelly Slater (USA), Adrian Buchan (AUS), Aritz Aranburu (ESP)

Bateria 8: Italo Ferreira (BRA), Joel Parkinson (AUS), Brett Simpson (USA)

Bateria 9: Jeremy Flores (FRA), Matt Wilkinson (AUS), Ricardo Christie (NZL)

Bateria 10: Nat Young (USA), Kai Otton (AUS), Glenn Hall (IRL)

Bateria 11: Bede Durbidge (AUS), John John Florence (HAW), CJ Hobgood (USA)

Bateria 12: Josh Kerr (AUS), Wiggolly Dantas (BRA), Adam Melling (AUS)

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1