Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Comentadores de “Pontos de Vista” debatem formação do Governo

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O resultado das eleições legislativas que deu a vitória à coligação Portugal à Frente, formada pelo PSD e CDS, sem conseguir a maioria absoluta, tendo os partidos da oposição a maioria de deputados no parlamento, foi o tema de debate na última emissão de “Pontos de Vista”, fórum político da Mais Oeste Rádio e Jornal das Caldas, às quartas-feiras às 19h. “Estamos numa encruzilhada difícil de resolver. Era importante ter havido uma maioria absoluta, mas a verdade é que os partidos de esquerda juntos tiveram 60% dos votos, por isso a interpretação dos partidos de direita formarem Governo devia ser vista com mais calma, porque o PS com o Bloco de Esquerda dá igual número de deputados de PSD e CDS juntos. Mais a CDU, dá a maioria à esquerda”, comentou o socialista Manuel Nunes.
Manuel Nunes, do PS

Os cenários que se afiguram são claros, no seu entender: “Por um lado, a coligação PSD/CDS vai tentar aliciar o PS para ter uma perspetiva de centro e vai pôr em pé de guerra o BE e a CDU, que vão apresentar logo uma moção de censura para o PS definir a sua posição. As áreas sociais, as reformas dos pensionistas e a função pública, serão matérias utilizadas pela coligação para cativar o PS, mas as pessoas que votaram no PS vão dizer que o fizeram por oposição à coligação. Por outro lado, se o PS se encostar à CDU e ao BE, as pessoas vão dizer que o PS não está a ter uma atitude responsável e governante”.

“Vai dar uma grande confusão. O PS está entre a espada e a parede. Prevejo que daqui a um ano estejamos de novo em eleições”, considerou Manuel Nunes.

António Cipriano, do PSD, declarou que “a verdade é que quem ganhou as eleições foi a coligação Portugal à Frente”.

“Quem votou no PSD, CDS e PS, que representam 68% dos votantes, disse que querem a continuação no euro, que são favoráveis ao pacto de estabilidade e manutenção da NATO, um conjunto de valores que os senhores da esquerda não aceita e que agora vêm tentar ganhar as eleições na secretaria e fazer uma pressão inaceitável sobre o PS”, manifestou.

“Acredito que o PS irá ponderar e deixar a coligação governar. Duvido que a legislatura chegue ao fim, mas se calhar durante dois anos o PS irá permitir a passagem dos orçamentos, porque se não o fizer, os eleitores vão perceber que não quer deixar governar e se houver novas eleições a coligação terá mais votos”, afirmou.

Emanuel Pontes, do MVC, apontou que “a maioria dos portugueses votou na esquerda, mas a esquerda não está unida”. “Acredito que vai haver cedência de todos e não acredito que o PS não vá viabilizar o Governo da coligação”, disse.

“Só um é que pode ganhar e a vitória, maior ou menor, é da coligação. Entendo que é uma grande vitória porque há alguns meses ninguém acreditava que ia ganhar”, frisou Rui Gonçalves, do CDS-PP. “O BE e a CDU tiveram bons resultados mas não tiveram a vitória, e o PS teve uma derrota arrasadora”, acrescentou.

“Se o PS quiser ser um partido responsável viabiliza o Governo. A coligação está pronta para liderar durante quatro anos. Evidentemente que tem de haver cedências de parte a parte”, referiu.

Para Alexandre Cunha, do BE, as eleições “têm um resultado claro: deram a maioria de votos e deputados contra as políticas do Portugal à Frente”.

“Agora é preciso resolver este problema e o mais provável é que toda a gente tenha de ceder e também que haja eleições antecipadas. O que é muito importante é que os partidos estejam dispostos a dialogar e não acontecer como fez o Presidente da República, que antes que sejam contados os votos do estrangeiro fez reuniões com os partidos da coligação, o que é incompreensível”.

“É completamente mentira que o BE é contra o euro ou contra a Europa. É um mito que andam a criar. Temos muita gente dentro do BE que é contra a saída do euro, como eu. Mas se é o euro que está a impor as políticas de austeridade e a degradar o estado social e se não nos deixam alterar os tratados orçamentais, então tem de se arranjar soluções fora do euro”, comentou.

José Carlos Faria, da CDU, sustentou que o Presidente da República, Cavaco Silva, “está a violar a constituição, porque os resultados eleitorais não estão fechados, porque faltam os votos da emigração, e os partidos não foram ouvidos. É uma precipitação, quando o respeito formal é importante”.

Por outro lado, fez notar, “a maioria absoluta existe no parlamento e podia viabilizar o Governo”.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1