Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 17° C

Célia Antunes é a nova presidente do Clube Soroptimist

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Célia Antunes, mentora do Projeto Olha-Te, é a nova presidente do Clube Soroptimist Internacional das Caldas da Rainha, com o novo tema de trabalho “Educar para Liderar”, definido pelo Soroptimist Internacional para o biénio 2015-17. A presidente cessante, Margarida Rodrigues, que trabalhou o tema “Let's go Green”, no âmbito da proteção da natureza, despediu-se  com o sentimento do dever cumprido, mas continua ligada ao clube, como vice-presidente da nova direção.
Nova direção do Clube Soroptimist Internacional das Caldas da Rainha

O Clube Soroptimist International das Caldas da Rainha reuniu-se no passado dia 22, no restaurante “A Lareira”, para celebrar o seu 8º aniversário. Inserido nesta comemoração decorreu um jantar onde foi apresentada a nova direção e no qual foram homenageadas oito mulheres caldenses que se destacam pela sua coragem, simplicidade e resiliência no seu trajeto de vida. Foram distinguidas Maria Augusta Fontes Vieira Lino – enfermeira paraquedista, Maria Luzia Engenheiro – comerciante mais antiga do concelho – proprietária da perfumaria Bongosto próximo da Praça da Fruta, Isabel Maria Alves, vendedora de bolos, cavacas e beijinhos das Caldas na Praça da Fruta, Luciana Belchior, funcionária da Fábrica Bordalo Pinheiro, Deolinda Ribeiro – homenagem a título póstumo – primeira mulher a escrever tese de doutoramento sobre a Rainha D. Leonor, Sara da Conceição Nóbrega de Magalhães Neves – chefe de esquadra da PSP das Caldas da Rainha, Maria Estefânia Barreto – enfermeira, e Ana Maria da Silva de Jesus – primeira mulher major do Exército formada pela Academia Militar.

O prémio Soroptimist International Teresa Rosmaninho foi no ano passado atribuído à mentora do Projeto Olha-Te, sedeado nas Caldas da Rainha, que através de atividades expressivas e artísticas ajuda doentes oncológicos e seus familiares. Foi com muito orgulho que Célia Antunes aceitou este novo desafio. Revelou que sentiu a necessidade de servir o clube como forma de retribuir a ajuda que deu ao Olha-te. Assumiu ainda este novo cargo porque o tema do próximo biénio, “Educar para Liderar”, está subjacente ao trabalho que tem vindo a realizar no Olha-te, nomeadamente “na construção interior do ser humano”. A nova presidente referiu ainda que o Clube Soroptimist Internacional Caldas da Rainha tem cinco eixos – a educação, o ambiente, a igualdade de oportunidades, eliminar a violência de género e a saúde.

A nova direção para o biénio 2015/2017 é constituída por duas vice-presidentes, Margarida Rodrigues (past presidente), e Matilde Couto. A desempenhar a função de secretária está Ina Vasques e a tesoureira é Marisa Lourenço. A diretora de Programas é Maria José Rocha e a delegada efetiva é Michelle Holland. Como delegadas suplentes estão Fernanda Capão e Anunciação Gomes.

Margarida Rodrigues fez um balanço positivo do seu mandato (2013-15), que teve como objetivos “olhar para a natureza, conhecê-la, divulgá-la e protegê-la”. Relatou que foi realizado um workshop para dar a conhecer a fase da produção do mel e da importância que as abelhas têm na proteção do ambiente.

Decorreu também um workshop sobre agricultura biológica, onde se aprendeu a criar hortas familiares. Foi feita uma visita ao Parque D. Carlos I e à Mata, enquadrada num passeio botânico, guiada pela arquiteta paisagística Cristina Reboleira. Os elementos do clube participaram também num circuito de spa na ThalassoNazaré. “Não fizemos muitas atividades, mas tomámos conhecimento de todo o património verde que nos serve, para no futuro podermos criar projetos de ajuda à comunidade”, disse Margarida Rodrigues.

Antes do jantar decorreu a tertúlia”Liderança no Feminino”, inspirada no novo tema de trabalho, que foi transmitida em diretopela Mais Oeste Rádio, moderada por Helena Carlos.

Tratou-se de uma tarde de tertúlia com nove mulheres das Caldas que desempenham importantes cargos nas suas profissões. Cada convidada falou da sua experiência, recordou histórias de episódios curiosos, dificuldades e incentivos. Abordaram-se, igualmente, questões como a conjugação da vida profissional e familiar. Participaram no debate Ana Maria da Silva de Jesus, a primeira mulher major do Exército formada pela Academia Militar, Susana Nogueira, da Cruz Vermelha Portuguesa, Célia Roque, diretora do Centro de Emprego das Caldas, Dora Mendes, uma das responsáveis domuseu do Hospital, Aida Reis, diretora da Biblioteca das Caldas, a psiquiatra Paula Carvalho, responsável pela clínica Opin, Maria do Céu Querido, diretora do Agrupamento Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Teresa Marques, presidente da direção dos Pimpões, e Matilde Couto, ex-diretora do Museu José Malhoa e da Cerâmica.

.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

La Vie prepara chegada do natal

No âmbito da campanha de natal que decorrerá até dia 23 de dezembro, o La Vie Caldas da Rainha tem um vasto programapreparado. No dia 8 de dezembro pelas 15h00, o Pai Natal vai chegar ao La Vie com o Grupo Motard São Rafael. Traz consigo váriosamigos, entre eles o...

Gaeiras reúne setenta artistas e mil presépios

De 8 a 25 de dezembro vai decorrer, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras, a 15a Grande Exposição de Presépios. Duranteestes dias, de quinta a domingo, entre as 14 e as 19 horas, poderão ser vistos cerca de mil presépios de 70 artistas de váriospontos do país....

Venda de presépios com fins solidários

No âmbito do tema aglutinador do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas D. João II “Ser solidário”, e de forma a desenvolver nos alunos o espírito de solidariedade, a interajuda e a cooperação, a reflexão sobre valores e a sensibilidade de olhar para os outros respeitando-os e poder contribuir para melhorar a comunidade, surgiu o projeto “Ser Solidário é DÊ.MAIS”, a envolver as turmas B e F, do 5.ºano de escolaridade, da Escola Básica D. João II das Caldas da Rainha

venda