Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
12° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C

Célia Antunes é a nova presidente do Clube Soroptimist

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Célia Antunes, mentora do Projeto Olha-Te, é a nova presidente do Clube Soroptimist Internacional das Caldas da Rainha, com o novo tema de trabalho “Educar para Liderar”, definido pelo Soroptimist Internacional para o biénio 2015-17. A presidente cessante, Margarida Rodrigues, que trabalhou o tema “Let's go Green”, no âmbito da proteção da natureza, despediu-se  com o sentimento do dever cumprido, mas continua ligada ao clube, como vice-presidente da nova direção.
Nova direção do Clube Soroptimist Internacional das Caldas da Rainha

O Clube Soroptimist International das Caldas da Rainha reuniu-se no passado dia 22, no restaurante “A Lareira”, para celebrar o seu 8º aniversário. Inserido nesta comemoração decorreu um jantar onde foi apresentada a nova direção e no qual foram homenageadas oito mulheres caldenses que se destacam pela sua coragem, simplicidade e resiliência no seu trajeto de vida. Foram distinguidas Maria Augusta Fontes Vieira Lino – enfermeira paraquedista, Maria Luzia Engenheiro – comerciante mais antiga do concelho – proprietária da perfumaria Bongosto próximo da Praça da Fruta, Isabel Maria Alves, vendedora de bolos, cavacas e beijinhos das Caldas na Praça da Fruta, Luciana Belchior, funcionária da Fábrica Bordalo Pinheiro, Deolinda Ribeiro – homenagem a título póstumo – primeira mulher a escrever tese de doutoramento sobre a Rainha D. Leonor, Sara da Conceição Nóbrega de Magalhães Neves – chefe de esquadra da PSP das Caldas da Rainha, Maria Estefânia Barreto – enfermeira, e Ana Maria da Silva de Jesus – primeira mulher major do Exército formada pela Academia Militar.

O prémio Soroptimist International Teresa Rosmaninho foi no ano passado atribuído à mentora do Projeto Olha-Te, sedeado nas Caldas da Rainha, que através de atividades expressivas e artísticas ajuda doentes oncológicos e seus familiares. Foi com muito orgulho que Célia Antunes aceitou este novo desafio. Revelou que sentiu a necessidade de servir o clube como forma de retribuir a ajuda que deu ao Olha-te. Assumiu ainda este novo cargo porque o tema do próximo biénio, “Educar para Liderar”, está subjacente ao trabalho que tem vindo a realizar no Olha-te, nomeadamente “na construção interior do ser humano”. A nova presidente referiu ainda que o Clube Soroptimist Internacional Caldas da Rainha tem cinco eixos – a educação, o ambiente, a igualdade de oportunidades, eliminar a violência de género e a saúde.

A nova direção para o biénio 2015/2017 é constituída por duas vice-presidentes, Margarida Rodrigues (past presidente), e Matilde Couto. A desempenhar a função de secretária está Ina Vasques e a tesoureira é Marisa Lourenço. A diretora de Programas é Maria José Rocha e a delegada efetiva é Michelle Holland. Como delegadas suplentes estão Fernanda Capão e Anunciação Gomes.

Margarida Rodrigues fez um balanço positivo do seu mandato (2013-15), que teve como objetivos “olhar para a natureza, conhecê-la, divulgá-la e protegê-la”. Relatou que foi realizado um workshop para dar a conhecer a fase da produção do mel e da importância que as abelhas têm na proteção do ambiente.

Decorreu também um workshop sobre agricultura biológica, onde se aprendeu a criar hortas familiares. Foi feita uma visita ao Parque D. Carlos I e à Mata, enquadrada num passeio botânico, guiada pela arquiteta paisagística Cristina Reboleira. Os elementos do clube participaram também num circuito de spa na ThalassoNazaré. “Não fizemos muitas atividades, mas tomámos conhecimento de todo o património verde que nos serve, para no futuro podermos criar projetos de ajuda à comunidade”, disse Margarida Rodrigues.

Antes do jantar decorreu a tertúlia”Liderança no Feminino”, inspirada no novo tema de trabalho, que foi transmitida em diretopela Mais Oeste Rádio, moderada por Helena Carlos.

Tratou-se de uma tarde de tertúlia com nove mulheres das Caldas que desempenham importantes cargos nas suas profissões. Cada convidada falou da sua experiência, recordou histórias de episódios curiosos, dificuldades e incentivos. Abordaram-se, igualmente, questões como a conjugação da vida profissional e familiar. Participaram no debate Ana Maria da Silva de Jesus, a primeira mulher major do Exército formada pela Academia Militar, Susana Nogueira, da Cruz Vermelha Portuguesa, Célia Roque, diretora do Centro de Emprego das Caldas, Dora Mendes, uma das responsáveis domuseu do Hospital, Aida Reis, diretora da Biblioteca das Caldas, a psiquiatra Paula Carvalho, responsável pela clínica Opin, Maria do Céu Querido, diretora do Agrupamento Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, Teresa Marques, presidente da direção dos Pimpões, e Matilde Couto, ex-diretora do Museu José Malhoa e da Cerâmica.

.

Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1

Equipa sediada no Bombarral com sete pódios no Campeonato de Karting

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal somou importantes pontos para o Campeonato de Portugal de Karting em diferentes categorias. A contar para a segunda jornada dupla, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, a equipa sediada no Bombarral colecionou mais sete pódios em quatro categorias distintas, nomeadamente na X30 Super Shifter à geral e na classe Sénior, na X30 Mini, na Cadete e ainda na Iniciação.

karting 1