Q

Previsão do tempo

24° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
24° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 24° C
24° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

Jaime Roxo apresenta “o maior e melhor presépio animado do País”

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O carpinteiro Jaime Roxo, que já trabalhou nas Caldas da Rainha, montou na associação da Bica, na freguesia de Cela, em Alcobaça, o que aponta ser “o maior e melhor presépio animado do País”.
Quase todos os bonecos se mexem

Conta com mais de 150 peças em movimento. Esteve durante os últimos oito anos em exposição no Castelo de Penela, onde no último ano o presépio foi visitado por 40 mil pessoas, mas decidiu voltar à sua terra natal.

O presépio está dividido em quatro núcleos que retratam Nazaré, Jerusalém, Belém e a agricultura da época, estando retratadas diversas profissões, algumas das quais caíram em desuso.

Todas as figuras animadas que constituem este presépio foram construídas de forma artesanal em madeira, plástico, esponja, barro, entre outros materiais. A cortiça, a madeira e o musgo compõem o presépio, que está em movimento graças a cerca de uma dezena de motores, mais de mil metros de cordão e 300 roldanas, o que implica uma grande manutenção diária.

“Foram gastas 1500 horas, desde 15 de outubro, na montagem do presépio, com quatro pessoas todos os dias e mais algumas ao fim de semana. É uma grande satisfação ter este trabalho feito e aberto para as pessoas verem”, comenta Jaime Roxo.

“O meu pai ajudava a fazer o presépio na igreja e desde pequeno que o fui acompanhando e comecei a ganhar gosto. Fiz bonecos de madeira e com mecanismo e água coloquei-os a mexer. Não parei e tenho mais de 150 em movimento. Não estão aqui todos porque não há espaço”, relata.

“O meu trabalho torna-se didático para os miúdos perceberem como se vivia antigamente e para os mais velhos recordarem como era o quotidiano deles”, aponta.

A entrada custa um euro e meio para maiores de seis anos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Enchente nas Tasquinhas ajudou financeiramente associações e expositores 

A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha, de 5 a 14 de agosto, no salão da Expoeste, foi muito visitada, tendo proporcionado receitas às associações e expositores, que se mostraram, na generalidade, satisfeitos com a adesão ao evento, após dois anos de pausa devido à pandemia.

tasquinhas vale serrao

Feira de 15 de Agosto desiludiu vendedores e visitantes

A tradicional feira do 15 de Agosto nas Caldas da Rainha foi considerada este ano “muito fraquinha, desde feirantes a carrosséis”, sendo este comentário de um dos visitantes idêntico a muitos outros ouvidos, inclusive dos vendedores.

agosto1

Modelo e agricultora em concurso da SIC

A modelo Marie Brethenoux, de 34 anos, que desde 2021 está a viver na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, onde se ocupa da reformulação da quinta da família, dedicando-se também ali aos trabalhos rurais, vai participar na nova temporada de ‘Quem Quer Namorar com o Agricultor’, programa da SIC.

marie