Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 20° C
16° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 21° C

Livro sobre o 25 de abril apresentado na Fortaleza de Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 25 de outubro será apresentado, pelas 17h00, na Fortaleza de Peniche, o livro “Militares e política: o 25 de abril“.

Lançada no passado dia 28 de maio no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), a obra assinala o 40.º aniversário da Revolução portuguesa e foi organizada por Luísa Tiago de Oliveira, docente desta instituição.

O livro abre com um texto de Almada Contreiras (ex-membro do MFA e do Conselho de Revolução), a que se seguem duas partes: a primeira debruça-se sobre os três ramos militares e a mudança política, tendo capítulos dos ex-membros do MFA Aniceto Afonso (Exército) e Pedro Lauret (Marinha), e do professor universitário Luís Alves de Fraga (Força Aérea); a segunda parte analisa o fim da PIDE/DGS e a libertação dos presos políticos em Portugal e nas ex-colónias, sendo composta por capítulos de Luísa Tiago de Oliveira e Ana Mouta Faria, ambas docentes do ISCTE-IUL.

Em Peniche, para além da apresentação da obra, a cargo de Jacinto Godinho (jornalista da RTP e professor universitário), será projetado o documentário “Assalto à sede da PIDE/DGS”, da autoria do mesmo, numa versão alargada que inclui a libertação dos presos de Peniche. A este propósito, também estarão presentes o Coronel José Maria Azevedo e o capitão de mar e guerra Machado Santos, os dois militares que coordenaram a saída dos presos da Cadeia do Forte de Peniche, no dia 27 de abril de 1974.

A sessão, naturalmente, contará ainda com a presença da coordenadora da obra, Luísa Tiago de Oliveira, bem como do editor Teófilo Duarte.

Esta atividade está inserida nos Encontros “Fortaleza de Peniche – Cruzamentos: História, Arte e Património”, dinamizados no âmbito do 30º aniversário do Museu Municipal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombarral com teleassistência e monitorização

O Município do Bombarral vai firmar um protocolo de cooperação com a GNR com vista à implementação do programa “eGuard – Sistema de Teleassistência e Monitorização”.

Moradores da Fonte dos Corações, Moinho Saloio e Pinhal do Ribeiro em convívio

A Comissão de Moradores das Urbanizações Fonte dos Corações, Moinho Saloio e Pinhal do Ribeiro, na vila das Gaeiras, celebrou, com o tradicional almoço-convívio, o dia 10 de junho. Este ano, o evento incluiu várias iniciativas e contou com a presença do executivo municipal de Óbidos.

portugal