Q

Previsão do tempo

11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
11° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C

Livro sobre o 25 de abril apresentado na Fortaleza de Peniche

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 25 de outubro será apresentado, pelas 17h00, na Fortaleza de Peniche, o livro “Militares e política: o 25 de abril“.

Lançada no passado dia 28 de maio no ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa), a obra assinala o 40.º aniversário da Revolução portuguesa e foi organizada por Luísa Tiago de Oliveira, docente desta instituição.

O livro abre com um texto de Almada Contreiras (ex-membro do MFA e do Conselho de Revolução), a que se seguem duas partes: a primeira debruça-se sobre os três ramos militares e a mudança política, tendo capítulos dos ex-membros do MFA Aniceto Afonso (Exército) e Pedro Lauret (Marinha), e do professor universitário Luís Alves de Fraga (Força Aérea); a segunda parte analisa o fim da PIDE/DGS e a libertação dos presos políticos em Portugal e nas ex-colónias, sendo composta por capítulos de Luísa Tiago de Oliveira e Ana Mouta Faria, ambas docentes do ISCTE-IUL.

Em Peniche, para além da apresentação da obra, a cargo de Jacinto Godinho (jornalista da RTP e professor universitário), será projetado o documentário “Assalto à sede da PIDE/DGS”, da autoria do mesmo, numa versão alargada que inclui a libertação dos presos de Peniche. A este propósito, também estarão presentes o Coronel José Maria Azevedo e o capitão de mar e guerra Machado Santos, os dois militares que coordenaram a saída dos presos da Cadeia do Forte de Peniche, no dia 27 de abril de 1974.

A sessão, naturalmente, contará ainda com a presença da coordenadora da obra, Luísa Tiago de Oliveira, bem como do editor Teófilo Duarte.

Esta atividade está inserida nos Encontros “Fortaleza de Peniche – Cruzamentos: História, Arte e Património”, dinamizados no âmbito do 30º aniversário do Museu Municipal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1