Q

Previsão do tempo

20° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
20° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
20° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 28° C

Fundadora das Olimpíadas da Criatividade em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A presidente da Direção do Torrance Center-Portugal, Ivete Azevedo, esteve no passado dia 20 no Complexo Escolar dos Arcos, para falar de criatividade com os alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. Esta iniciativa enquadra-se na participação dos cerca de 100 alunos nas Olimpíadas de Criatividade 2014 e foi promovida pelo Clube CriAtivos/Óbidos. Celeste Afonso, vereadora da Educação, assumiu o caráter prioritário desta área na política do Município de Óbidos e apontou a necessidade de envolvimento de todos os intervenientes no processo educativo para a criação de um modelo de sucesso. Realçou ainda a importância da criatividade no desenvolvimento comunitário e na criação de ramos transversais à tradição, à economia e à tecnologia. Aproveitou a ocasião para transmitir aos alunos a disponibilidade do Município para apoiar as suas ideias e investir, cada vez mais, na sua criatividade.
Ivete Azevedo esteve no Complexo Escolar dos Arcos para falar de criatividade

Ivete Azevedo trouxe a Óbidos um pensamento que se enquadra nestas intenções: “Ensina-me como pensar, não o que pensar”. A inteligência e a criatividade desenvolvem-se com base num processo integrado de reforço da autoestima, capacidades de investigação, colaboração e cooperação em trabalho de equipa, com vista à resolução de problemas e desafios. “É este o princípio subjacente à nossa participação nas Olimpíadas de Criatividade. E é este o desafio das escolas em Óbidos”, afirmou.

Desde 2001 que as duas grandes áreas de atuação do Torrance Center-Portugal são a inteligência emocional e a criatividade. O desenvolvimento de ambas favorece o relacionamento com os outros e consigo mesmo, melhora a aprendizagem, facilita a resolução de problemas e favorece o bem-estar pessoal e social. Ivete Azevedo começou por mostrar aos jovens um vídeo sobre as transformações que ocorreram no mundo nos últimos 20 anos, evidenciando a rapidez com que acontecem de ano para ano. Isto leva a que o ser humano tenha que se adaptar à nova realidade.

Cerca de meia centena de jovens ficou, assim, com a ideia clara de que uma profissão, por exemplo, já não é “para a vida” e que os futuros adultos terão várias profissões. O próprio conceito profissional está em permanente evolução. Daí que o desenvolvimento de várias capacidades seja determinante na eficiência, isto é, na aplicação de capacidades de pensamento crítico e criativo na identificação de desafios, assim como na elaboração de um plano de ação. É aqui que entra o objetivo do FPSP-Future Problem Solving Program, que é o de ajudar a desenvolver essas capacidades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Despiste de mota mortal

Um homem de 44 anos morreu na tarde do passado domingo no Cadaval, na sequência do despiste da mota que conduzia.

Brass Dass animou ruas da cidade

No âmbito do programa de Animação de Verão 2022, promovido pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha, em parceria com o Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, decorreu no passado sábado mais uma arruada pela cidade.

anima