Q

Previsão do tempo

25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
27° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 24° C

Fundadora das Olimpíadas da Criatividade em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A presidente da Direção do Torrance Center-Portugal, Ivete Azevedo, esteve no passado dia 20 no Complexo Escolar dos Arcos, para falar de criatividade com os alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. Esta iniciativa enquadra-se na participação dos cerca de 100 alunos nas Olimpíadas de Criatividade 2014 e foi promovida pelo Clube CriAtivos/Óbidos. Celeste Afonso, vereadora da Educação, assumiu o caráter prioritário desta área na política do Município de Óbidos e apontou a necessidade de envolvimento de todos os intervenientes no processo educativo para a criação de um modelo de sucesso. Realçou ainda a importância da criatividade no desenvolvimento comunitário e na criação de ramos transversais à tradição, à economia e à tecnologia. Aproveitou a ocasião para transmitir aos alunos a disponibilidade do Município para apoiar as suas ideias e investir, cada vez mais, na sua criatividade.
Ivete Azevedo esteve no Complexo Escolar dos Arcos para falar de criatividade

Ivete Azevedo trouxe a Óbidos um pensamento que se enquadra nestas intenções: “Ensina-me como pensar, não o que pensar”. A inteligência e a criatividade desenvolvem-se com base num processo integrado de reforço da autoestima, capacidades de investigação, colaboração e cooperação em trabalho de equipa, com vista à resolução de problemas e desafios. “É este o princípio subjacente à nossa participação nas Olimpíadas de Criatividade. E é este o desafio das escolas em Óbidos”, afirmou.

Desde 2001 que as duas grandes áreas de atuação do Torrance Center-Portugal são a inteligência emocional e a criatividade. O desenvolvimento de ambas favorece o relacionamento com os outros e consigo mesmo, melhora a aprendizagem, facilita a resolução de problemas e favorece o bem-estar pessoal e social. Ivete Azevedo começou por mostrar aos jovens um vídeo sobre as transformações que ocorreram no mundo nos últimos 20 anos, evidenciando a rapidez com que acontecem de ano para ano. Isto leva a que o ser humano tenha que se adaptar à nova realidade.

Cerca de meia centena de jovens ficou, assim, com a ideia clara de que uma profissão, por exemplo, já não é “para a vida” e que os futuros adultos terão várias profissões. O próprio conceito profissional está em permanente evolução. Daí que o desenvolvimento de várias capacidades seja determinante na eficiência, isto é, na aplicação de capacidades de pensamento crítico e criativo na identificação de desafios, assim como na elaboração de um plano de ação. É aqui que entra o objetivo do FPSP-Future Problem Solving Program, que é o de ajudar a desenvolver essas capacidades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Líder do PCP diz que a construção do novo hospital do Oeste é uma opção do Governo 

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve na Festa de Verão do PCP, junto ao Penedo Furado, na Foz do Arelho, no passado dia 14, e disse que a construção do novo hospital do Oeste nesta legislatura é “uma questão de opção do Governo”. “Não me venham dizer que não há dinheiro, é mentira. São precisas opções”, afirmou.

PCP 1

Novo presidente do Rotary quer ajudar os bombeiros com a compra de aparelhos respiratórios

O empresário Luiz Gomes assumiu, no passado dia 8, a liderança do Rotary Club das Caldas da Rainha, sucedendo na função a Hélia Silva na cerimónia de transmissão de tarefas que decorreu no restaurante “A Lareira”, com o lema “A Magia do Rotary”, numa alusão à capacidade que cada rotário tem em melhorar a comunidade onde se enquadra.

presidente 1

Escultura de homenagem à PSP deixa polícias emocionados pela ligação à comunidade

Foi inaugurada na passada sexta-feira uma escultura de homenagem à PSP na sede da Divisão Policial das Caldas da Rainha, a propósito dos 150 anos do Comando Distrital. Peça da autoria de Carlos Oliveira em parceria com a empresa MVC Portuguese Limestones, representa “um gesto de apreço pela entrega abnegada dos nossos polícias no que fazem na defesa dos que mais precisam”, considerou o superintendente, Luís Carrilho, diretor nacional da PSP, presente na cerimónia.

escultura1 1