Q

Previsão do tempo

20° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 24° C
20° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
24° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Urgências de Peniche e Alcobaça não fecham

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O director clínico do Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON), Nuno Santa Clara, garantiu que as urgências do Hospital de Peniche e de Alcobaça não vão encerrar, apesar de terem sido divulgadas notícias nesse sentido. “O conselho de administração do CHON não tem nenhuma indicação, nem orientação da tutela em relação a encerramento ou diminuição de […]

O director clínico do Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON), Nuno Santa Clara, garantiu que as urgências do Hospital de Peniche e de Alcobaça não vão encerrar, apesar de terem sido divulgadas notícias nesse sentido. “O conselho de administração do CHON não tem nenhuma indicação, nem orientação da tutela em relação a encerramento ou diminuição de actividade, seja em que serviço for. Não está nas intenções desta direcção clínica propor o encerramento ou diminuição de actividade seja em que área for”, disse. Fala-se nas redes sociais e o autarca de Peniche já pediu uma reunião à tutela, que uma das fundamentações para o encerramento das urgências é a contenção orçamental, porque alegadamente será mais barato encerrar, numa primeira fase, as urgências nocturnas destes hospitais, ficando apenas as urgências das Caldas em funcionamento, não havendo duplicação de recursos, face ao fluxo de urgências nocturnas em Peniche e Alcobaça. “Não tenho contas feitas, nem creio que elas sejam factor decisivo. É natural que teremos de olhar para custos, mas enquanto director clinico compete-me defender a qualidade dos serviços prestados. É-me difícil falar em caro e barato quando está em causa a saúde das pessoas”, disse. O director clínico comentou também o facto de alguns equipamentos das unidades de Caldas, Peniche e Alcobaça estarem avariados e consequentemente sem realizar exames, o que leva à transferência de muitos doentes. “Nós somos iguais a todos os hospitais do país. Há equipamentos que estão mais envelhecidos e carecem de reparações regulares e temos outros que são recentes. Mas o que interessa é saber se a segurança do doente está ou não em risco. E isso compete aos profissionais de saúde garantir que não está”, sustentou. Por existirem situações de aparelhos avariados e que levam à transferência de doentes para serem realizados exames, Nuno Santa Clara referiu que “se existe um exame que não é possível realizar no CHON e que é necessário fazer noutro lado, transfere-se para onde for preciso”. O responsável garantiu que ainda este ano vai ser instalado o aparelho TAC. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Caldense no pódio de Miss Inteligência Artificial

Olivia C. é uma influencer portuguesa, gerada por IA (Inteligência Artificial), que ficou no pódio do primeiro concurso de beleza de IA do mundo. Natural das Caldas da Rainha, Olivia ficou em terceiro lugar. Lalina, da França, ficou em segundo e a grande vencedora foi Kenza Layli, de Marrocos. 

olivia1

Menor internado em centro educativo por atear seis fogos florestais

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de medida tutelar educativa de internamento em centro educativo, em regime fechado, pelo período de três anos, aplicada a um menor de quinze anos pelo Juízo de Família e Menores das Caldas da Rainha, pela prática de cinco crimes de incêndio florestal e outro qualificado como incêndio florestal agravado.

menor

Ferido grave em despiste de scooter

Um homem de 77 anos que conduzia uma scooter sofreu ferimentos graves na sequência do despiste junto à rotunda na Rua Leonel Sotto Mayor, na cidade das Caldas da Rainha, na manhã da passada terça-feira.

scooter