Q

Previsão do tempo

20° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
20° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 21° C
19° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 23° C

IPL ajuda estudantes a pagar propinas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“O importante é que nenhum aluno fique sem estudar por falta de condições financeiras”, afirma Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), sublinhando as políticas de apoio aos estudantes para pagamento de propinas, que permitiram, no último ano lectivo, de 2010/2011, reduzir a taxa de incumprimento de 5,04% para 4,02%, com menos 17,7% […]
IPL ajuda estudantes a pagar propinas

“O importante é que nenhum aluno fique sem estudar por falta de condições financeiras”, afirma Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), sublinhando as políticas de apoio aos estudantes para pagamento de propinas, que permitiram, no último ano lectivo, de 2010/2011, reduzir a taxa de incumprimento de 5,04% para 4,02%, com menos 17,7% de estudantes com propinas por regularizar. “O IPL prevê no seu regulamento o pagamento faseado de propinas mas, com o agravamento da crise económica, verificámos que existem grandes dificuldades por parte de alguns estudantes em cumprir o plano estabelecido”, explica Nuno Mangas. “Assim, definimos uma política de apoio proactiva, em que temos uma série de mecanismos que nos permitem alertar os estudantes e, em caso de necessidade, reformular esta forma de pagamento, sempre no sentido de evitar o incumprimento que acarretará maiores custos para o estudante”, acrescenta. Os Serviços Académicos criaram um sistema de alertas por SMS e e-mail que avisam o estudante da data em que deverão liquidar a próxima prestação, e onde se junta também a referência para pagamento via multibanco. Nestas mensagens é ainda referida a disponibilidade dos serviços em caso de dificuldades na regularização desse montante. Isabel Paraíso, directora dos Serviços Académicos do IPL, refere que “nestes casos, o aluno pode falar connosco, apresentar-nos a situação e, com a devida justificação, solicitar até um plano de pagamento alternativo, com prestações adicionais e outros prazos”. O atendimento é sempre personalizado e cada caso é analisado individualmente, de forma a tentar ultrapassar situações de dificuldades. Aqui é especialmente importante a colaboração com os Serviços de Acção Social, que intervêm nas situações mais complicadas em que os estudantes possam necessitar de outro tipo de apoios. Entre os anos lectivos de 2009/2010 e 2010/2011 o número de estudantes cresceu em 3,2%, de 11.783 para 12.161, enquanto o número de estudantes em incumprimento baixou de 594 para 489, o que corresponde a menos 17,7%. Em termos percentuais, as maiores taxas de incumprimento verificam-se nos cursos de especialização tecnológica (CET), com 5,7%, e nos estudantes inscritos nos cursos preparatórios para maiores de 23 anos, com 8,6%. O IPL integra 11.500 estudantes, 885 docentes e 314 funcionários técnicos e administrativos repartidos por cinco Escolas Superiores (em Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, e Escola Superior de Saúde, nas Caldas da Rainha – Escola Superior de Artes e Design, e em Peniche – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar), um Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados, uma Unidade de Ensino a Distância, um Centro de Formação para Cursos de Especialização Tecnológica e um Centro de Formação de Activos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

Caldense em nº6 pelo Livre

A caldense Inês Pires é candidata do partido Livre às eleições europeias em nº6.

livre