Q

Previsão do tempo

29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 22° C
29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 22° C
29° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 33° C
  • Thursday 24° C

IPL ajuda estudantes a pagar propinas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“O importante é que nenhum aluno fique sem estudar por falta de condições financeiras”, afirma Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), sublinhando as políticas de apoio aos estudantes para pagamento de propinas, que permitiram, no último ano lectivo, de 2010/2011, reduzir a taxa de incumprimento de 5,04% para 4,02%, com menos 17,7% […]
IPL ajuda estudantes a pagar propinas

“O importante é que nenhum aluno fique sem estudar por falta de condições financeiras”, afirma Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), sublinhando as políticas de apoio aos estudantes para pagamento de propinas, que permitiram, no último ano lectivo, de 2010/2011, reduzir a taxa de incumprimento de 5,04% para 4,02%, com menos 17,7% de estudantes com propinas por regularizar. “O IPL prevê no seu regulamento o pagamento faseado de propinas mas, com o agravamento da crise económica, verificámos que existem grandes dificuldades por parte de alguns estudantes em cumprir o plano estabelecido”, explica Nuno Mangas. “Assim, definimos uma política de apoio proactiva, em que temos uma série de mecanismos que nos permitem alertar os estudantes e, em caso de necessidade, reformular esta forma de pagamento, sempre no sentido de evitar o incumprimento que acarretará maiores custos para o estudante”, acrescenta. Os Serviços Académicos criaram um sistema de alertas por SMS e e-mail que avisam o estudante da data em que deverão liquidar a próxima prestação, e onde se junta também a referência para pagamento via multibanco. Nestas mensagens é ainda referida a disponibilidade dos serviços em caso de dificuldades na regularização desse montante. Isabel Paraíso, directora dos Serviços Académicos do IPL, refere que “nestes casos, o aluno pode falar connosco, apresentar-nos a situação e, com a devida justificação, solicitar até um plano de pagamento alternativo, com prestações adicionais e outros prazos”. O atendimento é sempre personalizado e cada caso é analisado individualmente, de forma a tentar ultrapassar situações de dificuldades. Aqui é especialmente importante a colaboração com os Serviços de Acção Social, que intervêm nas situações mais complicadas em que os estudantes possam necessitar de outro tipo de apoios. Entre os anos lectivos de 2009/2010 e 2010/2011 o número de estudantes cresceu em 3,2%, de 11.783 para 12.161, enquanto o número de estudantes em incumprimento baixou de 594 para 489, o que corresponde a menos 17,7%. Em termos percentuais, as maiores taxas de incumprimento verificam-se nos cursos de especialização tecnológica (CET), com 5,7%, e nos estudantes inscritos nos cursos preparatórios para maiores de 23 anos, com 8,6%. O IPL integra 11.500 estudantes, 885 docentes e 314 funcionários técnicos e administrativos repartidos por cinco Escolas Superiores (em Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, e Escola Superior de Saúde, nas Caldas da Rainha – Escola Superior de Artes e Design, e em Peniche – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar), um Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados, uma Unidade de Ensino a Distância, um Centro de Formação para Cursos de Especialização Tecnológica e um Centro de Formação de Activos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos Criativa no Nacional de Masters com 14 pódios

O Clube de Natação Óbidos Criativa (OC) participou no Campeonato Nacional de Masters de Verão, realizado de 4 a 7 de julho no complexo de piscinas de São João da Madeira. Os nadadores de Óbidos alcançaram 14 pódios, com cada atleta a conquistar pelo menos um lugar no pódio.

Masters

Ministro assinala 100 dias de Governo no Cadaval

Para assinalar os primeiros 100 dias de governação, o PSD organizou, em todo o país, reuniões abertas aos militantes e simpatizantes, com a participação de um ministro. Foi neste contexto que, no passado dia 10, o ministro-adjunto da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, esteve no Cadaval.

ministro