Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

Perdeu um braço e luta pela sobrevivência através da pintura em vidro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tem 38 anos, é natural de Caldas da Rainha e reside em Santa Susana. Em 2003, Fernando Tomé, “Rofty” (como é conhecido entre amigos), sofreu um acidente de viação em São Gregório, no qual perdeu o braço esquerdo, sofrendo várias lesões físicas e cerebrais. Ficou doze dias em coma. Nunca deixando de lutar, foi progressivamente […]
Perdeu um braço e luta pela sobrevivência através da pintura em vidro

Tem 38 anos, é natural de Caldas da Rainha e reside em Santa Susana. Em 2003, Fernando Tomé, “Rofty” (como é conhecido entre amigos), sofreu um acidente de viação em São Gregório, no qual perdeu o braço esquerdo, sofrendo várias lesões físicas e cerebrais. Ficou doze dias em coma. Nunca deixando de lutar, foi progressivamente recuperando, apesar da perda que sofreu. Mas as marcas perduram e até o processo judicial para apuramento de responsabilidades arrasta-se em tribunal. Ao longo dos anos teve de arranjar formas de rendimento e de distracção. Enveredou pela pintura em vitral, com a particularidade de pintar dos dois lados. “A minha psicóloga disse que para ser reconhecido devia fazer o que poucos fazem”, conta. Hoje domina a arte, depois de ter tirado um curso de artes plásticas no Centro da Juventude das Caldas da Rainha e ter participado num curso de artes decorativas e pintura de gesso, no Centro de Desenvolvimento Social e Cultural de Rostos. Tem exposto as suas obras, que executa no ateliê em casa. “Há encomendas, de vez em quando vendo alguns quadros. Tem de ser porque é uma arte cara”, refere. Fernando Tomé considera que “ter só um braço levou-me a ser o homem dos impossíveis e a desenvolver o dobro da habilidade”. Faz bodyboard, joga snooker e espera ter mais oportunidades para exibir as suas obras. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga