Q

• Monday 15° C

Exames de Matemática do 12 ano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Extenso mas acessível” O exame de Matemática do 12º ano era “muito extenso e trabalhoso”, mas ainda assim “acessível”, consideraram os alunos da Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, um dos estabelecimentos de ensino com melhores notas no distrito de Leiria e onde o JORNAL DAS CALDAS efectuou um pequeno questionário. A principal […]
Exames de Matemática do 12 ano

“Extenso mas acessível” O exame de Matemática do 12º ano era “muito extenso e trabalhoso”, mas ainda assim “acessível”, consideraram os alunos da Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, um dos estabelecimentos de ensino com melhores notas no distrito de Leiria e onde o JORNAL DAS CALDAS efectuou um pequeno questionário. A principal dificuldade encontrada no enunciado do exame foi a última pergunta, relacionada com gráficos, que causou muitas dúvidas aos alunos. No entanto, no geral, já estavam à espera que o exame fosse um pouco mais difícil do que em anos anteriores, a avaliar pelo maior grau de exigência no teste intermédio. Francisco Gomes (texto) Carlos Barroso (fotos) Tiago Filipe 19 anos Caldas da Rainha Pretende seguir Engenharia Informática, no Instituto Politécnico de Leiria “Segui um curso profissional de programação de sistemas informáticos e queria continuar na área. Tem saídas profissionais porque todas as empresas utilizam programas informáticos. A Matemática é a principal dificuldade. Este exame não correu muito bem. Estudei pouco por estar a estagiar. Mas não era difícil e acho que era acessível se tivesse tido mais tempo para estudar” João Rebelo 19 anos Caldas da Rainha Pretende fazer um CET de informática, no Instituto Politécnico de Leiria “Ficava com um nível acima do que já tenho (nível 3) e depois dava acesso à universidade. A escolha é por poder entrar mais rapidamente no mercado de trabalho. A Matemática é mais difícil. O exame correu um bocado mal, por pouco estudo. Aquilo que saiu não foi surpresa” Vítor Rivas 18 anos Caldas da Rainha Pretende seguir Som e Imagem, na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha “Estive num curso profissional de informática e desta forma ia abranger mais áreas de currículo, para complementar a área de Informática. Mas como o exame de Matemática não correu assim tão bem, porque me esforcei mais para o de Português, espero entrar para um CET de multimédia na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, para entrar depois directamente na universidade, em Som e Imagem ou Engenharia Informática no Instituto Politécnico de Leiria. Se for para Engenharia a dificuldade está na Matemática” Ricardo Azevedo 18 anos Caldas da Rainha Pretende seguir Engenharia Informática na Universidade de Coimbra “Sempre me interessei pelo raciocínio matemática e em acções com aplicações noutros domínios. Estive a estudar programação, gostei e acho que tem boas saídas profissionais, pelo que tenho visto nos anúncios de emprego. A área da Física será a mais difícil. Este exame de Matemática achei relativamente fácil. Estudei bastante. Só houve uma questão que levantou mais dúvidas, a última do segundo grupo relacionada com gráficos” Catarina Américo 17 anos Caldas da Rainha Pretende seguir Dietética e Nutrição no Instituto Politécnico de Lisboa “Sempre gostei da vertente da Nutrição e é uma boa faculdade. Tem boas saídas profissionais. A principal dificuldade é entrar, porque as médias são elevadas e os exames não estão a ser fáceis. Este exame de Matemática tinha uma dificuldade média. Não era difícil mas tinha bastante cálculo. Usei os 30 minutos de tolerância mais consegui fazer tudo. Saiu a matéria estudada. A estrutura do exame era parecida com a do ano passado” Rita Oliveira 18 anos Caldas da Rainha Pretende seguir Ciências Policiais no Instituto Superior de Segurança Interna ou Enfermagem no Instituto Politécnico de Leiria “São áreas que gosto e tenho familiares a trabalhar nestas vertentes. A principal dificuldade é entrar. A Matemática é a disciplina mais difícil. O exame de Matemática não correu muito bem e as expectativas não são grandes. Nos anos passados era mais fácil. Aumentaram o grau de exigência. Já se notava isso no exame intermédio” Rita Carvalho 17 anos Caldas da Rainha Pretende seguir Engenharia Civil ou Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico “É uma das universidades mais conceituadas na área da Engenharia. Ouço dizer que há boas saídas profissionais. Espero encontrar uma carga horária de trabalho muito maior, o que levará a um ritmo diferente de estudo. A Física é a principal dificuldade. Este exame de Matemática fi-lo até ao último minuto. Não o achei difícil mas havia perguntas que não eram directas. A última pergunta, relacionada com gráficos, não percebi muito bem. Queria ter 18 para cima. Acho que estará por aí” Denise Francisco 17 anos Caldas da Rainha Pretende seguir um curso na área da Biologia, mas não escolheu universidade “Estou à espera dos resultados dos exames para depois fazer as médias. Ainda não tenho ideia. Esta é a área que mais gosto e onde tenho melhores notas. Em Portugal não há muitas saídas profissionais, mas no estrangeiro sim. A principal dificuldade será essa, ter de ir trabalhar para fora. A Matemática é a disciplina mais difícil. Este exame pensava que iria ser mais fácil. Era maior e mais trabalhoso do que no ano passado” Adriana Nunes 18 anos Caldas da Rainha Pretende seguir Química ou Línguas numa universidade em Lisboa “São áreas distintas e estou indecisa. Gosto de Química mas também de Português. Química terá mais saídas profissionais. O problema é a Biologia. O exame de Matemática correu bem. Achei mais difícil do que no ano passado. Não eram perguntas tão directas e exigia mais raciocínio. A última pergunta era muito complicada. Havia dois gráficos que suscitaram dúvidas” André Jacinto 17 anos Caldas da Rainha Pretende seguir Engenharia Mecânica na Universidade de Coimbra “Acho que não me adaptava ao modo de vida de Lisboa e Coimbra está a ter bastante saída a nível de mercado. Esta é uma área que gosto desde pequeno. Sempre quis seguir e nunca tive dúvidas. Posso tirar um mestrado em Ambiente ou Energias Renováveis. A Matemática é sempre a mais complicada. O exame podia ter corrido melhor, mas não foi mau. Era muito extenso e trabalhoso. Já o teste intermédio tinha sido” Francisco Gomes

(0)