Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C

Comemoração do 2 aniversário da Reserva Natural Local do Paul de Tornad

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Para assinalar o 2º aniversário da Reserva Natural Local do Paul de Tornada, a Comissão Directiva da Reserva Natural Local do Paul de Tornada (presidida pelo vereador Tinta Ferreira em representação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha), vai fazer uma apresentação das actividades desenvolvidas e dar nota das acções que estão em curso. Seguir-se-á […]
Comemoração do 2 aniversário da Reserva Natural Local do Paul de Tornad

Para assinalar o 2º aniversário da Reserva Natural Local do Paul de Tornada, a Comissão Directiva da Reserva Natural Local do Paul de Tornada (presidida pelo vereador Tinta Ferreira em representação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha), vai fazer uma apresentação das actividades desenvolvidas e dar nota das acções que estão em curso. Seguir-se-á uma visita guiada ao Paul de Tornada e um Porto de Honra. Esta sessão está marcada para as 11h00 e terá lugar na Reserva Natural Local do Paul de Tornada. Em 2 de Julho de 2009 a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, em colaboração com o ICNB, GEOTA e Associação PATO, concluiu o procedimento de criação da Reserva Natural Local do Paul de Tornada (RNL-PT), reconhecida pelas entidades competentes e integrada na Rede Nacional de Áreas Protegidas. A RNL-PT é uma área com cerca de 50 hectares, alberga um ecossistema palustre extremamente rico em flora e fauna, relevando-se de grande importância (classificado como sito Ramsar em 2001) como ponto de passagem para as aves migratórias, algumas das quais, encontram nestes espaço condições óptimas para nidificar. A lontra (retratada no logótipo) integra o conjunto de “habitantes ilustres” deste recanto de biodiversidade. Adoptando integralmente uma metodologia de planeamento participativo (16 entidades deram o seu contributo) em menos de um ano concretizou-se a elaboração deste instrumento que definiu como missão para a RNL-PT: Conservar, valorizar e promover o património natural da RNL-PT, através do seu estudo e interpretação, do desenvolvimento de usos sustentáveis e da sua ligação à comunidade como espaço educativo, de sensibilização e de lazer. Conservar e valorizar este reduto natural implica concretizar os três objectivos que se firmaram no plano de gestão: manter, incrementar e divulgar os valores naturais da RNL-PT; dinamizar a RNL-PT como plataforma de educação para o desenvolvimento sustentável, em articulação com a sociedade civil e entidades locais e regionais; desenvolver um modelo inovador de gestão operacional da RNL-PT. No último ano desenvolveram-se vários tipos de actividades no âmbito da implementação do Plano de Gestão, nomeadamente exposições, protocolos com universidades, acções de inventariação, de educação ambiental, de divulgação e muitas outras estão em curso.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Praxe solidária celebra 25 de Abril

A Associação Académica das Caldas da Rainha optou por celebrar o 25 de Abril com um momento praxístico solidário. Juntou-se à Mães do Mundo e, mais especificamente, à organização não governamental Reino Mágico, pertencente à mesma, para enviar bonecas e dinheiro para crianças em comunidades desfavorecidas.

praxe1

Espetáculo da Escola Vocacional de Dança

“Composição” é o espetáculo que a Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha vai apresentar no dia 12 de maio, às 17h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

danca

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1