Q

Previsão do tempo

12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
12° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Exposição comemorativa dos 90 anos do PCP

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu de Ciclismo das Caldas recebeu uma exposição comemorativa dos 90 anos do Partido Comunista Português. A mostra apresenta uma cronologia, com inicio nos finais do século XIX, fazendo uma retrospectiva do PCP, com os principais factos e figuras até ao século XX. O PCP foi criado a seis de Março de 1921, por […]

O Museu de Ciclismo das Caldas recebeu uma exposição comemorativa dos 90 anos do Partido Comunista Português. A mostra apresenta uma cronologia, com inicio nos finais do século XIX, fazendo uma retrospectiva do PCP, com os principais factos e figuras até ao século XX. O PCP foi criado a seis de Março de 1921, por sindicalistas, disse Vítor Fernandes, dirigente comunista das Caldas. As obras do mítico Álvaro Cunhal, estiveram exposto numa vitrine, com especial destaque para a primeira edição do livro “Rumo à Vitória”, escrito na década de 60, onde são apresentadas algumas orientações para o derrube do fascismo. Numa outra ala do Museu estiveram documentos relacionados com o PCP e ainda um livro baseado em cartas de António Dias Lourenço, que escreveu na prisão ao filho que residia com uma família caldense. Ao lado esteve uma peça de cerâmica da Fabrica Rafael Bordalo Pinheiro que representa o Zé Povinho a ler o Àvante. Aliás as várias edições do jornal comunista estiveram disponíveis nesta exibição e continuam na sede do PCP no Largo João de Deus. As mais significativas foram a primeira edição após o 25 de Abril, um número clandestino e outro que fala da fuga de Peniche. Nesta exposição foi possível apreciar várias serigrafias do artista plástico comunista Rogério Ribeiro, alusivas às obras “Reforma Agrária”, “Até Amanhã Camaradas” e “60 anos do Partido”, assim como uma dezena de ilustrações de José de Santa Bárbara para o livro “A Curva da Estrada”, de Ferreira de Castro, ordenadas por ordem cronológica, tal como estão no livro. Integrado nas comemorações deste aniversário foi apresentado naquele espaço museológico um livro de Ferreira de Castro, que relata a guerra civil espanhola no contexto nacional. A ilustrações desta obra é de José Santa Bárbara. A obra de Ferreira de Castro, reeditada pela editora Avante em 2010, foi apresentada, pelo escritor Domingos Lobo. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inaugurado memorial em homenagem aos presos políticos bombarralenses

No 50.º aniversário do 25 de abril, o Município do Bombarral homenageou os presos políticos bombarralenses com a inauguração de um memorial. Instalado no Largo 25 de abril, no centro da vila, conta com o nome de todos os bombarralenses que, durante a ditadura, foram privados da liberdade. O memorial pretende perpetuar no tempo a memória e coragem destes 28 bombarralenses.

memorial

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe