Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Passeio pedestre na Roliça

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A agência de Leiria do Inatel – Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres, com apoio da Junta de Freguesia da Roliça, promoveu no passado dia 13 uma visita a esta freguesia do concelho do Bombarral. As cerca de 50 pessoas que participaram na actividade chegaram ao recinto da Igreja de Santana, na Columbeira, por […]
Passeio pedestre na Roliça

A agência de Leiria do Inatel – Instituto Nacional de Aproveitamento dos Tempos Livres, com apoio da Junta de Freguesia da Roliça, promoveu no passado dia 13 uma visita a esta freguesia do concelho do Bombarral. As cerca de 50 pessoas que participaram na actividade chegaram ao recinto da Igreja de Santana, na Columbeira, por volta das 9 horas, onde eram aguardadas para tomar o pequeno-almoço, oferecido pela Junta de Freguesia. Com as energias no máximo, os caminhantes “atacaram” a subida à Serra do Picoto, percorrendo um dos troços mais difíceis mas também mais interessantes do “Caminho da Roliça”, percurso pedestre alusivo à Batalha da Roliça que foi criado em 2008 pelo Município do Bombarral, com o apoio da Junta de Freguesia local e o Clube de Actividades de Ar Livre de Lisboa. Além de poderem desfrutar das magníficas paisagens que este percurso oferece, os participantes puderam ainda ficar a conhecer os momentos mais marcantes da batalha entre os exércitos franceses e luso-britânico, através das explicações de François Quijano, um dos responsáveis pela criação deste percurso. Do roteiro da visita fez ainda parte a Igreja da Santa Rufina, na Columbeira, o Túmulo do Coronel George Lake, na Serra do Picoto, a Capela de Nossa Senhora da Oliveira e o Freixo centenário, na Azambujeira dos Carros, a Igreja Nossa Senhora da Purificação e a sede da Junta de Freguesia, na Roliça. Em conversa com os jornalistas, Acácio Sobreira, coordenador desportivo do Inatel, explicou que a vinda deste grupo à freguesia da Roliça inseriu-se no programa “À descoberta das origens”, que a agência do Inatel de Leiria promove há cerca de 13 anos. A actividade tem como objectivo a descoberta das várias freguesias do distrito de Leiria, salientando este responsável que “a melhor forma de o conseguirmos são os passeios pedestres”. Deste programa constam 11 actividades anuais, que se realizam de forma descentralizada por todo o distrito, com a colaboração das Juntas de Freguesia, uma vez que “são elas que melhor podem dar a conhecer a sua história e o seu património”. Por sua vez, Norberta Santos, presidente da Junta de Freguesia da Roliça, afirmou ser “motivo de satisfação o facto de haver pessoas interessadas em visitar a nossa freguesia”. Depois de contactada pelo Inatel, coube à Junta de Freguesia delinear o roteiro da visita, explicando a autarca que a escolha da zona da subida da Serra do Picoto se deveu à “vista extraordinária que proporciona aos caminhantes” e também ao cariz histórico que este percurso ligado à Batalha da Roliça tem.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1