Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C

Amigos ajudam a enviar corpo de brasileiro para terra-natal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O corpo do brasileiro morto com uma facada nas Caldas da Rainha na madrugada de 14 de Novembro vai ser enviado no final desta semana para o Brasil para ser enterrado na sua terra-natal, mas todas as despesas vão ser pagas por amigos e através de contributos da população, uma vez que não foram disponibilizados […]
Amigos ajudam a enviar corpo de brasileiro para terra-natal

O corpo do brasileiro morto com uma facada nas Caldas da Rainha na madrugada de 14 de Novembro vai ser enviado no final desta semana para o Brasil para ser enterrado na sua terra-natal, mas todas as despesas vão ser pagas por amigos e através de contributos da população, uma vez que não foram disponibilizados apoios de organismos públicos para custear os 5500 euros da trasladação do cadáver. Luciano Correia da Silva, de 28 anos, natural de Seringueiras, no Estado de Rondônia, no Brasil, foi assassinado quando saía de um bar acompanhado da sua esposa e decidiu urinar numa esquina, tendo sido surpreendido pelo agressor, que vociferou um insulto de teor racista antes de o atingir no peito com um golpe de canivete. A viúva, Andressa Valéria, manifestou intenção de enterrá-lo na cidade de onde é natural, mas a Embaixada do Brasil em Portugal “não deu nem recursos nem respostas”, revelou ao JORNAL DAS CALDAS o tio da vítima, Eleno Silva. Para resolver o problema, três cafés e um quiosque das Caldas da Rainha associaram-se a uma campanha desenvolvida por amigos para recolher donativos para serem “empregues nas despesas do funeral e o restante entregue à viúva e filha da vítima”. O Café da Ponte recebeu neste sábado dezenas de brasileiros e portugueses que participaram numa feijoada. Ao mesmo tempo estava a ser rifado o carro do falecido. “Quem ajudou foram apenas amigos e conhecidos. Das instituições públicas ninguém ajudou. Foram só palavras”, manifestou Marcos Santos, que chegou a dividir a sua casa com Luciano Silva. “Se ainda faltar algum dinheiro, nós iremos acrescentar”, assegurou. O corpo foi autopsiado no Gabinete Médico-Legal de Torres Vedras e encontra-se em Lisboa para ser embalsamado antes da trasladação. A comunidade brasileira nas Caldas da Rainha manifestou entretanto estar em choque com este crime, mas afastou-se das acusações de xenofobia que a imprensa do Brasil fez sobre este caso. “Racismo há em todos os países. A questão está empolada”, considerou Marcos Santos. “Tem portugueses que falam mal dos brasileiros. Há na comunidade brasileira quem se envolva em álcool, e não achamos uma coisa bonita, beber e brigar, mas não são todos e não apoiamos o vandalismo”, sustentou. “A comunidade brasileira às vezes abusa e faz distúrbios e cria má imagem. Mas não podemos generalizar tudo. Se um brasileiro faz, não quer dizer os brasileiros”, disse Bruno Santos, amigo da vítima. “Estou há dez anos em Portugal e não vejo discriminação”, sublinhou. Elisabeti Rosa tem uma opinião diferente: “No Brasil, os portugueses são bem recebidos mas aqui somos muito discriminados e as mulheres são vistas como putas. Se somos países irmãos e a língua é a mesma, temos de ser unidos”, frisou. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga