Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 25° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 26° C
15° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 23° C
  • Wednesday 28° C

EBI de Santo Onofre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Alunos manifestam-se a exigir regresso do anterior Conselho Executivo Cerca de uma centena e meia de alunos da EBI de Santo Onofre manifestaram-se na passada quarta-feira contra a Comissão Administrativa Provisória (CAP), nomeada pelo Ministério da Educação e que levou à demissão do anterior conselho executivo. Carlos Almeida, presidente da CAP, explicou que estava em […]
EBI de Santo Onofre

Alunos manifestam-se a exigir regresso do anterior Conselho Executivo Cerca de uma centena e meia de alunos da EBI de Santo Onofre manifestaram-se na passada quarta-feira contra a Comissão Administrativa Provisória (CAP), nomeada pelo Ministério da Educação e que levou à demissão do anterior conselho executivo. Carlos Almeida, presidente da CAP, explicou que estava em reunião de conselho pedagógico quando os alunos começaram a fazer barulho, mas quando forçaram a entrada na escola empurrando o funcionário, é que resolveu intervir e chamar a polícia. “Eles lá fora podem manifestar-se porque estão na via pública, agora cá dentro não tinham autorização porque não a pediram”, disse, desconhecendo também quem convocou a manifestação. Os alunos inicialmente concentraram-se à entrada da escola e com cartazes entoaram algumas palavras de ordem como “Alunos unidos jamais serão vencidos”, “A luta continua, a CAP para a rua” e “Queremos a professora Lina”. Porém, o entusiasmo levou-os a entrarem na escola que frequentam para demonstrarem mais vivamente o seu descontentamento. Já no interior, pelo que pudemos testemunhar, apesar de não termos sido autorizados a fotografar, os alunos concentraram-se nas janelas do gabinete onde se situa o CAP e bateram nos vidros exigindo a sua saída. Nessa altura já se encontravam no local cinco elementos da Escola Segura e da PSP das Caldas. “Não concordamos com este CAP. Concordávamos com o anterior conselho executivo que era óptimo, espectacular, que nos fez sermos conhecidos de norte a sul do país. Nós queremos o anterior conselho executivo”, foram algumas das declarações que os alunos deram à nossa reportagem. “Nós somos uma escola e não somos uma empresa. Temos um conselho executivo que não conhecemos. Os alunos ainda não foram avisados de nada, só sabemos desta situação porque lemos jornais e vemos televisão, porque senão não sabíamos de nada”, lamentaram. “É triste virmos para as aulas no terceiro período e não conhecermos quem nos tem de ajudar mais nesta escola. Nós vamos lutar até ao fim. Vamos lutar até a professora Lina volte a ser a presidente do conselho executivo. Queremos fazer amigos na escola. Vamos fazer manifestações até que eles saiam da escola. Enquanto eles não saírem nós não paramos”, avisaram os alunos em coro. Aproveitando o contacto e questionado como tem visto as contestações, o presidente da CAP disse que não queria comentar o facto, mas sempre deixou um apelo à “calma e tranquilidade para que o resto do período decorra com toda a normalidade”. Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Noite de fados solidária

Um grupo de amigos de Hugo Silva uniu-se e organizou uma noite de fados solidária para o ajudar a juntar algum dinheiro para os seus tratamentos após um acidente que sofreu há alguns meses.

barreiras

Caldas Rugby Clube permanece na 1ª Divisão

O Caldas Rugby Clube jogou no Complexo Desportivo de Évora na derradeira jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ambas as equipas com a sua classificação decidida nos dois primeiros lugares e a permanência há muito alcançada.

evora

Surf Parque Óbidos garante investimento de surfista de elite

Kanoa Igarashi, surfista que ocupa atualmente a sétima posição da Liga Mundial de Surf, tornou-se investidor do Surf Parque Óbidos, que arrancará em março de 2026 com um período de abertura ligeira seguido da grande abertura ao público em julho.

surf