A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deu parecer favorável à solicitação da Assembleia da República, no sentido da elevação de A-dos-Francos e da Foz do Arelho à categoria administrativa de vilas. A primeira iniciativa legislativa nesse sentido pertenceu a António Galamba, em Julho de 2008. Outras iniciativas com o mesmo propósito foram interpostas na Assembleia da República pelo PSD e pelo CDS-PP, no final do mês de Março de 2009. Feliciano Duarte, do PSD, apresentou um projecto de Lei onde expõe os motivos para elevação a vila, fazendo um enquadramento do ponto de vista histórico, de ordem económica e geográfico e demográfico, para depois enunciar os equipamentos públicos sociais, culturais e religiosos existentes. No caso da Foz do Arelho, sublinha que “a singularidade das características naturais da Lagoa de Óbidos e a relevância das actividades humanas que nela se desenvolvem, justificam uma especial ponderação da pertinência de elevar aquela povoação a vila”. O deputado descreve que a Foz dispõe de “numerosos estabelecimentos de hotelaria e turismo”, de entre os quais se destacam o Centro de Férias Inatel, o Camping e o Parque de Campismo da Orbitur. Nos equipamentos públicos indica a Junta de Freguesia e a delegação da Capitania do Porto de Peniche, para além de equipamentos educativos, farmácia, extensão do Centro de Saúde, Centro de Dia e Lar da 3ª Idade, Centro Social e Recreativo e Associação de Mariscadores, a que se juntam os equipamento religiosos. “A freguesia da Foz do Arelho tem uma área total de 9.125 Km2, onde residem 2073 habitantes”, relata. Quanto a A-dos-Francos, “tem uma área total de 19,13 Km2, nela residindo 1914 habitantes”. Para além de Junta de Freguesia, dispõe de piscina municipal, cemitério, posto de correio, escolas, Casa do Povo, Sociedade de Instrução Musical, extensão do Centro de Saúde, farmácia, centro de dia e várias igrejas. De acordo com o deputado, a localidade está ligada à Fundação da Nacionalidade e conquista de Lisboa, e também à Guerra Peninsular. Francisco Gomes
Proposta para elevar A-dos-Francos e Foz do Arelho a vila está na Assembleia da República
Últimas
Artigos Relacionados
Veteranas femininas de voleibol de Óbidos ganham em jogo treino
A equipa de voleibol de veteranas femininas da Associação Desportiva de Óbidos realizou um jogo treino, em Torres Vedras, no Pavilhão da Escola Secundária Madeira Torres, contra a equipa do Madeira Voleibol Torres, na passada quarta-feira.
Câmara de Óbidos cede terreno para construção da “casa da arbitragem”
O Município de Óbidos e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) revelaram, no passado sábado, o terreno onde vai ser construída a Academia APAF, infraestrutura que vai nascer no Estádio Municipal, junto ao relvado sintético. A obra, estimada em 1,4 milhões de euros, será apoiada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sendo que a cedência do terreno por parte da Câmara deverá ser formalizada nas próximas semanas, podendo a obra iniciar-se ainda este ano.
Semana de Combate à Pobreza e Exclusão Social
O Município de Caldas da Rainha associa-se à Semana de Combate à Pobreza e Exclusão Social, iniciativa promovida pela Rede Europeia Anti-Pobreza- EAPN Portugal, que se assinala de 14 a 25 de outubro, promovendo várias iniciativas no âmbito da sensibilização sobre as temáticas da pobreza e da exclusão social.
0 Comentários