Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

Proposta para elevar A-dos-Francos e Foz do Arelho a vila está na Assembleia da República

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deu parecer favorável à solicitação da Assembleia da República, no sentido da elevação de A-dos-Francos e da Foz do Arelho à categoria administrativa de vilas. A primeira iniciativa legislativa nesse sentido pertenceu a António Galamba, em Julho de 2008. Outras iniciativas com o mesmo propósito foram interpostas na […]
Proposta para elevar A-dos-Francos e Foz do Arelho a vila está na Assembleia da República

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha deu parecer favorável à solicitação da Assembleia da República, no sentido da elevação de A-dos-Francos e da Foz do Arelho à categoria administrativa de vilas. A primeira iniciativa legislativa nesse sentido pertenceu a António Galamba, em Julho de 2008. Outras iniciativas com o mesmo propósito foram interpostas na Assembleia da República pelo PSD e pelo CDS-PP, no final do mês de Março de 2009. Feliciano Duarte, do PSD, apresentou um projecto de Lei onde expõe os motivos para elevação a vila, fazendo um enquadramento do ponto de vista histórico, de ordem económica e geográfico e demográfico, para depois enunciar os equipamentos públicos sociais, culturais e religiosos existentes. No caso da Foz do Arelho, sublinha que “a singularidade das características naturais da Lagoa de Óbidos e a relevância das actividades humanas que nela se desenvolvem, justificam uma especial ponderação da pertinência de elevar aquela povoação a vila”. O deputado descreve que a Foz dispõe de “numerosos estabelecimentos de hotelaria e turismo”, de entre os quais se destacam o Centro de Férias Inatel, o Camping e o Parque de Campismo da Orbitur. Nos equipamentos públicos indica a Junta de Freguesia e a delegação da Capitania do Porto de Peniche, para além de equipamentos educativos, farmácia, extensão do Centro de Saúde, Centro de Dia e Lar da 3ª Idade, Centro Social e Recreativo e Associação de Mariscadores, a que se juntam os equipamento religiosos. “A freguesia da Foz do Arelho tem uma área total de 9.125 Km2, onde residem 2073 habitantes”, relata. Quanto a A-dos-Francos, “tem uma área total de 19,13 Km2, nela residindo 1914 habitantes”. Para além de Junta de Freguesia, dispõe de piscina municipal, cemitério, posto de correio, escolas, Casa do Povo, Sociedade de Instrução Musical, extensão do Centro de Saúde, farmácia, centro de dia e várias igrejas. De acordo com o deputado, a localidade está ligada à Fundação da Nacionalidade e conquista de Lisboa, e também à Guerra Peninsular. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Proteção Civil com simulacros durante uma semana

Ao longo de mais de uma semana, entre 4 e 14 de março, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) das Caldas da Rainha realiza o Caldex’24, um programa que inclui exposição de meios e simulacros de incêndios, resgate no mar, roubo de automóvel e acidente de viação.

protecao1

Suspeito de homicídio terá sido ajudado

Luís Lopes, o homem acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu companheiro, em abril do ano passado, em Adão Lobo, no concelho do Cadaval, não será o único arguido a sentar-se no banco dos réus, no início do julgamento, a 18 de março, às 14h00, no Tribunal de Loures, sede da Comarca de Lisboa Norte.

crime

Ciclista da Ribafria venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters

Um ciclista do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters em Taveiro – Coimbra, no dia 25 de fevereiro. É uma corrida em que os atletas competem pela liderança entre escalões, sendo esta prova composta por cinco etapas.

ciclista