Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
11° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 16° C

Veterinária do Coto participa em rastreio da Leishmaniose Canina

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha foi um dos concelhos que acolheu a “Semana da Leishmaniose”, uma iniciativa pioneira a nível europeu do Observatório Nacional das Leishmanioses (ONLEISH), que rastreou mais de três mil cães para determinar a prevalência da doença em Portugal. 130 clínicas veterinárias em 53 localidades, uma delas no Coto, recolheram amostras para facultar um […]
Veterinária do Coto participa em rastreio da Leishmaniose Canina

Caldas da Rainha foi um dos concelhos que acolheu a “Semana da Leishmaniose”, uma iniciativa pioneira a nível europeu do Observatório Nacional das Leishmanioses (ONLEISH), que rastreou mais de três mil cães para determinar a prevalência da doença em Portugal. 130 clínicas veterinárias em 53 localidades, uma delas no Coto, recolheram amostras para facultar um real conhecimento da distribuição da Leishmaniose pelo território nacional de forma a que se possam adequar medidas de resposta face às necessidades especificas de cada região. A Leishmaniose Canina, uma infecção grave dos cães causada por um parasita e que se transmite pela picada de um insecto, é uma doença de evolução crónica que, sem tratamento, leva à morte do cão. É potencialmente transmissível ao Homem, por isso deve de ser seguida de perto, pois constitui um risco para a Saúde Pública. “Se reduzirmos a doença nos cães, reduz-se o risco de transmissão”, aponta Lenea Campino, presidente do ONLEISH. “Pretende-se que as conclusões deste estudo possam ajudar a esclarecer as populações. Ao sensibilizarmos as entidades mais envolvidas no combate à doença, médicos-veterinários e autoridades veterinárias nacionais e regionais, estamos a proteger os cães da doença”, explica. “As pessoas estão muito receptivas, sentem que devem fazer parte desta iniciativa e os médicos veterinários estão a conseguir envolver os donos dos animais neste sentimento. Os resultados do rastreio não podiam ser mais positivos e mostram que afinal os portugueses estão mais despertos para a saúde do seu animal de estimação do que muitas vezes se pensa”, afirma. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga