Um estudo sobre a presença das câmaras municipais na Internet em 2007, desenvolvido pelo Gávea – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, da Universidade do Minho, revela que a prestação da Câmara Municipal das Caldas da Rainha na Internet deixa algo a desejar, classificando a autarquia em 142º lugar entre 306 municípios, abaixo da maioria das Câmaras da região (Peniche – 3º, Rio Maior – 14º, Lourinhã -16º, Óbidos – 40º, Alcobaça – 64º, Nazaré – 67º, Cadaval – 75º, Leiria – 82º, Torres Vedras – 91º e Bombarral – 140º). Desde 1999 que o Gávea se tem debruçado sobre esta temática, através da publicação de sucessivos estudos, de dois em dois anos, que no seu conjunto traçam a evolução da presença na Internet das autarquias portuguesas e permitem ver o caminho percorrido na última década. Estes estudos vêm no seguimento de uma resolução do Conselho de Ministros que determina a avaliação periódica dos sítios Web dos organismos da administração directa e indirecta do Estado, visando aferir o seu nível de maturidade. O primeiro destes estudos analisou os 153 sítios Web existentes em 1999. Em 2003, estudou a presença na Internet de 222 câmaras municipais em 2001. Seguiu_se em 2003, um estudo no qual foram identificados 259 municípios com presença online. Em 2005 foi estudado o panorama online das autarquias portuguesas através da análise de 303 sítios Web. O estudo de 2007 avalia 306 Câmaras, só faltando duas que não tinham presença na Internet. Este estudo identificou e analisou todos os sítios Web das câmaras municipais assim como procedeu ao estudo dos tempos de resposta dos serviços camarários às mensagens de correio electrónico e que simulavam um pedido genérico de um cidadão. Verifica_se uma melhoria nos tempos de resposta de 2005 para 2007. Relativamente a um pedido simples, 44,48% das autarquias responderam em menos de um dia contra 35,51% em 2005. O número de mensagens de correio electrónico sem resposta também diminuiu para 140 câmaras municipais em 2007. Esta melhoria verifica_se igualmente num pedido mais complexo, pois a percentagem de respostas em menos de um dia aumentou de 7,17% para 20,78% em 2007 e o número de autarquias que não emitiram qualquer resposta diminui de 199 em 2005 para 160 em 2007. Os autores do estudo, Leonel Santos e Luís Amaral, concluem que “em termos de Ranking Global pode_se afirmar que a qualidade dos sítios Web das câmaras municipais portuguesas é satisfatória, na medida em que 63% dos sítios Web estão distribuídos pelo patamar “Suficiente” (155 câmaras municipais) e “Bom” (26 câmaras municipais), no entanto, ainda existe um grande espaço para melhoria da qualidade dos sítios Web na medida em que 102 câmaras municipais (36%) se encontram no patamar “Insuficiente” e 4 (1%) no patamar “Muito Insuficiente””. Em termos de Ranking Global, a Câmara Municipal de Pombal é, pela segunda vez consecutiva, considerada como exemplo de melhores práticas no panorama Web das autarquias portuguesas. A Câmara Municipal da Maia surge classificada na segunda posição e em terceiro lugar está a Câmara Municipal de Peniche. Na classe das autarquias de pequena dimensão (câmaras municipais com menos de 10 000 eleitores), a Câmara Municipal da Golegã é a 1ª classificada em termos de Ranking Global, seguindo-se Alpiarça, Chamusca, Redondo e Óbidos. Na classe das autarquias de média dimensão (câmaras municipais com o número de eleitores situado no intervalo entre 10 001 e 50 000) surge em primeiro lugar do Ranking Global a Câmara Municipal de Pombal, seguindo-se Peniche, Grândola, Chaves, e Palmela. Na classe de autarquias de grande dimensão (com o número de eleitores entre 50 001 e 100 000), na classificação Global, a posição cimeira pertence à Câmara Municipal da Maia, seguindo-se Viseu, Santarém, Figueira da Foz e Barreiro. Nas autarquias de muito grande dimensão (com mais de 100 000 eleitores), a Câmara Municipal de Guimarães é a primeira classificada, seguida das Câmaras de Loures, Porto, Almada e Lisboa. Em termos quantitativos, 306 câmaras municipais têm endereço Web conhecido (em 2005 existiam 303), sendo que destes 306 endereços (99,40% das autarquias portuguesas), 287 (94%) estão efectivamente online (contra 268 em 2005). Estes números revelam uma melhoria em termos quantitativos quando comparados com o estudo anterior. Outro aspecto quantitativo que também melhorou prende_se com o número de respostas às mensagens de correio electrónico enviadas: 44,48% das câmaras municipais responderam, à “mensagem simples”, em menos de 24 horas (35,51% em 2005), tendo ficado 104 mensagens sem resposta – em 2005 este número foi de 145. O tempo de resposta à mensagem complexa também melhorou em 2007: de 7,17% de respostas em menos de 24 horas em 2005 passou_se para 20,78% em 2007, tendo o número de ocorrências em que a câmara municipal não respondeu baixado de 199 em 205 para 160 em 2007. “Apesar destas melhorias em todos os aspectos avaliados, continua a haver muito trabalho a desenvolver, uma vez que a média de maturidade é ainda muito baixa”, sublinham os autores do estudo. Francisco Gomes
Prestação da Câmara das Caldas na Internet abaixo das restantes autarquias da região
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