Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

Dragagem da Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Câmara de Óbidos acusa autarquia das Caldas e Ministério de entraves As relações do Município das Caldas com o Município de Óbidos foram comentadas pelo presidente obidense. Telmo Faria diz que está farto de entraves por parte do executivo liderado por Fernando Costa. “Gostava que as coisas fossem diferentes com Caldas da Rainha, porque tenho […]
Dragagem da Lagoa de Óbidos

Câmara de Óbidos acusa autarquia das Caldas e Ministério de entraves As relações do Município das Caldas com o Município de Óbidos foram comentadas pelo presidente obidense. Telmo Faria diz que está farto de entraves por parte do executivo liderado por Fernando Costa. “Gostava que as coisas fossem diferentes com Caldas da Rainha, porque tenho um excelente relacionamento com todos os Municípios. Se o que nós fazemos incomoda, isso é um problema que tem que ser resolvido”, referiu. A intervenção na Lagoa de Óbidos é um ponto de desunião entre estas duas autarquias no que toca à dragagem. “No momento temos uma divergência que está relacionada com a colocação dos dragados. Óbidos acha que cerca de 50% dos dragados devem ficar em Óbidos e 50% em Caldas da Rainha. A Câmara das Caldas acha que 100% dos dragados contaminados devem ficar em Óbidos”, explicou o autarca, acrescentando que o presidente da Câmara das Caldas veio alarmar a população ao dizer que “a proposta desses 50% das Caldas iria contaminar as águas das Caldas da Rainha”. Telmo Faria sublinhou que “o processo de impermeabilização é feito pelo Ministério do Ambiente e não por uma cambada de tontos”. Para este autarca a proposta tem de ser equilibrada. “O Município de Óbidos durante muitos anos foi uma lixeira para colocar o lixo das Caldas da Rainha e agora querem que sirva para colocar os dragados, nomeadamente no Braço da Barosa, num sítio onde nós temos um projecto para ajudar a comunidade piscatória”, referiu. “Pode não se gostar do presidente da Câmara de Óbidos mas pelo menos não se inviabilize o desenvolvimento de projectos que podem dar mais rendimento económico a centenas de famílias que vivem da Lagoa de Óbidos ou o projecto de aquacultura é para quem? Vamos colocar draga-dos em áreas que têm o peso na Economia”, manifestou. No entanto, Telmo Faria responsabiliza o Governo por não ter ainda havido uma intervenção na Lagoa de Óbidos. “O Governo não intervém porque tem uma estratégia, na minha perspectiva errada, por ser lenta, quanto à intervenção nas dragagens na Lagoa de Óbidos”. Telmo Faria considera-se mais arrojado nesse aspecto e alega que tem vindo a pedir “responsabilidades para o Município, acompanhadas tecnicamente pelo Instituto da Água, no sentido de autorizar a colocação de uma draga permanente na Lagoa de Óbidos”. Eu não defendo o modelo que vai arrastar para 2012 as dragagens, gostava de ver um Ministério de Ambiente mais activo”, declarou. Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga