O serviço Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades dos cidadãos no que diz respeito à saúde, contribuindo para melhorar a acessibilidade aos serviços e optimizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições de saúde mais adequadas. Prevê-se que num futuro próximo a linha Saúde 24 se transforme na porta de entrada de referência do utente para a Prestação de Cuidados de Saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS), contribuindo para uma maior eficácia e eficiência do sector público da saúde, libertando os profissionais de saúde para os casos mais urgentes. O atendimento é realizado por profissionais de saúde qualificados e formados (nomeadamente enfermeiros) para dar ao utente o melhor aconselhamento/encaminhamento possível ou ajudá-lo, em certas situações, a resolver a situação, por si próprio. A Saúde 24 engloba serviços de atendimento como: Saúde 24 Pediatria (conhecido como “Dói, Dói? Trim, Trim!”) e a Linha Saúde Pública, estando acessível a todos os beneficiários do SNS. A linha saúde 24 está disponível 24 horas por dia e contém os seguintes meios de acesso: – Telefone: número único nacional 808 24 24 24 (custo de chamada local); – Internet: www.saude24.pt; Podem ser usados meios como o Fax (210 126 946) ou Endereço de Correio Electrónico (fazendo o registo no site) para esclarecimento de dúvidas sobre saúde. Como funciona? O Serviço Saúde 24 pode ser utilizado sempre que tenha alguma dúvida sobre o estado de saúde (seu ou de alguém próximo de si) ou necessite de obter informações sobre temáticas e recursos de saúde. O primeiro contacto irá permitir uma breve caracterização do Utente: sua localização geográfica, razão do contacto e estabelecimento do nível de prioridade (através de critérios técnicos de gravidade). Sempre que for identificada uma situação emergente serão accionados os meios existentes tendo em vista um célere encaminhamento para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM. O serviço de atendimento inclui os seguintes serviços: Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento: Um profissional de saúde avalia o nível de risco a partir da sintomatologia descrita pelo Utente, aconselha, incluindo o auto-tratamento e, caso seja necessário, encaminha para a instituição de saúde mais indicada à sua situação clínica. Assistência em Saúde Pública: No qual um profissional de saúde esclarece sobre dúvidas e dá apoio em matéria de saúde pública; Informação Geral de Saúde: Um assistente de atendimento presta esclarecimentos gerais sobre temáticas e recursos de saúde. No momento do contacto com a linha Saúde 24 e através do número de Utente do SNS será possível ao profissional de saúde aceder e visualizar o historial de ocorrências em matéria de saúde, de forma a racionalizar e acelerar o auxílio ao Utente. O processo de atendimento do Saúde 24 não tem por objectivo fazer um diagnóstico, mas sim uma avaliação da situação de acordo com o que é descrito pelo Utente, aconselhando-o e encaminhando-o para o nível de cuidados mais apropriado. Quando se fala de saúde nada é perfeito, contudo, a linha Saúde 24 é mais um serviço público que pretende beneficiar o Utente, nomeadamente porque está disponível 24 horas por dia durante todo o ano, presta esclarecimentos sobre saúde através do aconselhamento por profissionais especializados, é um serviço de acesso universal com atendimento rápido e cómodo, podendo evitar uma deslocação desnecessária. A linha Saúde 24 pretende facilitar o acesso à saúde e à informação sobre saúde, reduzir a afluência aos serviços de urgência, diminuir filas de espera e melhorar as condições de prestação de cuidados de saúde, nomeadamente àqueles que realmente precisam. Enfermeira Cândida Mineiro Enfermeiro Carlos Pinto
O Serviço Saúde 24
31 de Dezembro, 2008
O serviço Saúde 24 é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa responder às necessidades dos cidadãos no que diz respeito à saúde, contribuindo para melhorar a acessibilidade aos serviços e optimizar a utilização dos recursos existentes através do encaminhamento dos Utentes para as instituições de saúde mais adequadas. Prevê-se que num futuro próximo […]
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