Q

Previsão do tempo

16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 16° C
16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
  • Thursday 16° C

Procissão – Porquê e para quê?

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Num País perpassado pelos valores do cristianismo, que indubitavelmente integra a nossa matriz cultural, a manifestação e a devoção pública ao sagrado é, não só um acto de devoção, como também de oração. A tradicional Procissão de Nossa Senhora de Fátima reflecte a profunda religiosidade mariana, especialmente querida ao coração dos portugueses. Não é apenas […]

Num País perpassado pelos valores do cristianismo, que indubitavelmente integra a nossa matriz cultural, a manifestação e a devoção pública ao sagrado é, não só um acto de devoção, como também de oração. A tradicional Procissão de Nossa Senhora de Fátima reflecte a profunda religiosidade mariana, especialmente querida ao coração dos portugueses. Não é apenas uma parada ou mais um desfile, mas sim a oportunidade de se ter presente a mensagem que o Senhor nos trouxe ou seja: “o grande amor que Deus tinha pelo Mundo e que O levou a enviar o Seu filho para o salvar”. Misteriosa loucura de amor que só a magnanimidade da fé nos permite aceder à grandeza da redenção. Numa Procissão, vivem-se momentos de profunda e serena interioridade, em que somos convidados a rumar ao encontro das nossas dores, em busca da força e da alegria que matizam os dias do cristão, o qual concebe a vida como uma peregrinação, um êxodo a caminho da terra prometida, na qual todos ansiamos por habitar em definitivo. O homem procura amar a Deus e demonstrar-Lhe esse afecto, pelo que esta manifestação é um momento de dar largas ao coração e de repousar na meditativa contemplação do Seu Amor por nós. A presença de pessoas pagadoras de promessas, numa comovente atitude de fé, é uma forte componente da cultura portuguesa, que sabe pedir e não se esquece de agradecer as graças, as benções pedidas e recebidas, pois em cada milagre houve um drama que, por intervenção divina, teve um final feliz. Participar, acompanhar ou, simplesmente, ignorar, serão atitudes consonantes com a nossa fé ou com a sua ausência, mas sempre será um acto da liberdade que a todos nos assiste. Todavia, quer acreditemos ou não, o Senhor caminha entre nós, vem ao nosso encontro, entra santamente na nossa vida, dá-lhe sentido sobrenatural e tudo faz sob o olhar atento e protector de Nossa Senhora, que serena e meigamente nos acolhe no Seu enorme e doce coração de Mãe. Maria Susana Mexia

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga

António Moura campeão nacional de Triatlo Cross

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, sagrou-se campeão nacional, ao obter o primeiro lugar no escalão 60-64 anos no Campeonato Nacional de Triatlo Cross, realizado no dia 20 de abril, na Golegã.

moura