Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

O Campo está de parabéns

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 5 de Outubro, por volta das 11 horas, fui às Caldas da Rainha e como foi delicioso inesperadamente ter assistido a uma excelente concentração de “pasteleiras” com os seus possuidores rigorosamente trajados à antiga. Os homens, com o pormenor da mola nas calças, para não sujarem as mesmas na corrente da pasteleira. As […]

No dia 5 de Outubro, por volta das 11 horas, fui às Caldas da Rainha e como foi delicioso inesperadamente ter assistido a uma excelente concentração de “pasteleiras” com os seus possuidores rigorosamente trajados à antiga. Os homens, com o pormenor da mola nas calças, para não sujarem as mesmas na corrente da pasteleira. As mulheres com o pormenor das ligas de elástico à mostra. Cada um se fazia transportar com as mais diversas mercadorias no suporte da bicicleta, desde os cântaros, às hortaliças, aos galos e galinhas. Depois de colocadas videiras e macieiras com fruta, simularam as vindimas e apanha da fruta. Traziam igualmente consigo, cada um, as mais variadas merendas daquele tempo, ou seja, carapaus secos, torresmos, linguiça, etc. Recuei no tempo à geração do meu avô de bigode grande e bem retrocedido assim trajado. Como foi delicioso e gratificante para mim viver esse delicioso tempo de grandes costumes e convivo puro, que se está a perder. Esta iniciativa bem poderia servir de ponto de partida, para futuramente eventos do género darem mais vida às ruas da cidade e contribuírem para recordar e transmitir a nossa cultura que é tão valiosa. Promover os jogos do nosso tempo – do peão, do botão, do berlinde, etc. Os meus sinceros parabéns e o meu muito obrigado, ao promotor desta iniciativa, senhor José Lopes, que me fez em breves momentos recordar a mim e certamente a muitos presentes, momentos excelentes de uma geração que são únicos. Esta concentração foi de tal forma tão real que me fez sentir envolvido num postal antigo. Vitor Dinis

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga