Q

Previsão do tempo

15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C
15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 15° C

Fernando Jerónimo, da delegação das Caldas da Rainha do SPZCentro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No início de um novo ano escolar, o Sindicato dos Professores da Zona Centro voltou à carga com várias preocupações: a precariedade laboral, as condições de trabalho e as condições físicas das escolas. Fernando Jerónimo, da delegação das Caldas da Rainha do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZCentro), convocou uma conferência de imprensa local […]
Fernando Jerónimo, da delegação das Caldas da Rainha do SPZCentro

No início de um novo ano escolar, o Sindicato dos Professores da Zona Centro voltou à carga com várias preocupações: a precariedade laboral, as condições de trabalho e as condições físicas das escolas. Fernando Jerónimo, da delegação das Caldas da Rainha do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZCentro), convocou uma conferência de imprensa local no dia 15 de Setembro, onde assinalou alguns aspectos que exigem mudança. “Trazemos todas estas preocupações para que o Ministério da Educação se aperceba dos problemas que afectam os professores”, disse. O dirigente sindical alertou para a sobrecarga de trabalho dos docentes, para a precariedade no trabalho de professores em regime de contrato a termo, e para a situação dos professores das Actividades de Enriquecimento Curricular “ilegalmente remunerados a recibo verde”. O responsável pela delegação das Caldas da Rainha diz que o Sindicato defende que haja um “reajustamento na dimensão das turmas”, que deve ser estabelecido de acordo com “as necessidades de desenvolvimento de processos de aprendizagem consistentes”. A título de exemplo, este responsável referiu que “no passado ano lectivo, 40 % das turmas do 7º. 9º e 10 º anos de escolaridade tinham entre cerca de dez a vinte por cento de alunos para além do previsto na legislação”. Segundo este dirigente sindical, “muitas das salas de aula têm pequena dimensão”. Fernando Jerónimo chamou ainda a atenção para a necessidade de se dotarem as escolas de “espaços de trabalho adequados”, pois considera inaceitável que decorram aulas em bibliotecas e cantinas, devido à sobrelotação de muitas escolas. “As escolas têm de dispor de espaços próprios para o desdobramento de turmas nas situações de aulas práticas e, no caso de disciplinas com componente experimental ou oficinal, esses espaços devem ser específicos para as respectivas aprendizagens”, afirmou. O SPZCentro tem manifestado fortes preocupações em relação às condições em que se está a desenvolver o processo de avaliação de desempenho e outra questão focada por Fernando Jerónimo foi a sobrecarga do tempo de trabalho semanal dos docentes, ultrapassando já, em muitas circunstâncias, o limite das 35 horas semanais a que estes profissionais estão obrigados. Assim, o SPZCentro vai lançar uma campanha “contra a sobrecarga de trabalho dos professores”, que visa a “exigência do respeito pelos limites do tempo de trabalho a que cada docente está obrigado”. O abandono e o insucesso escolar foi outra preocupação apontada por este dirigente, que defende que o seu combate “passa pela criação de recursos humanos que permitam o apoio individualizado em situação de dificuldades de aprendizagem”. Marlene Sousa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Equipa de ciclismo da Ribafria vence Taça de Portugal

A equipa beneditense de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra - Dinazoo -  Riomagic venceu a Taça de Portugal de Masters em ciclismo, que chegou ao fim no passado domingo, com a quarta e última etapa pontuável, inserida no GP Grândola - 50 anos 25 de abril.

ribafria 1

Dupla apanhada nas Caldas por burla e falsificação

A Divisão de Investigação Criminal de Lisboa da PSP deteve em flagrante delito, nas Caldas da Rainha, no passado dia 23, dois homens estrangeiros, pelos crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, num caso que mostra como a ganância em ver grandes quantidades de dinheiro “multiplicadas” leva a acreditar em histórias rocambolescas e cheias de esquemas, e em que as próprias vítimas podem ser acusadas de pactuar com falsidades.

euros2

Carlos Bunga recebe prémio internacional

O artista plástico Carlos Bunga, formado na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, foi distinguido com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) para artes visuais, "reconhecendo a importância das exposições" realizadas em 2023 no Bombas Gens Centre d`Art de Valencia, Espanha, no Sarasota Art Museum da Florida, nos Estados Unidos, e a participação na 35.ª Bienal de São Paulo, no Brasil.

bunga