Dois praticantes de kitesurf, de 36 e 38 anos, foram salvos ao fim da tarde do passado sábado por um surfista e dois praticantes de bodyboard, no canal de ligação da Lagoa de Óbidos ao mar. Os três jovens, André, Duarte e Tiago, de 19, 21 e 23 anos, respectivamente, contaram que estavam em casa no Bom Sucesso “a ver os dois a fazer kitesurf, mas de repente houve um que caiu. Observámos que o segundo foi ter com ele, sem prancha, sem nada e decidimos os três arrancar para a praia. Foi só vestir os fatos e agarrar nas pranchas e ir para a água”. “Conseguimos resgatá-los para terra e logo de seguida apareceu uma mota de água para nos ajudar. Depois chegaram os bombeiros”, adiantaram. Ambos os sinistrados perderam as pranchas e ao tentarem recuperá-las embrulharam-se nas cordas do kitesurf, devido à vaga marítima e ao vento. “Eu queria sair dali e se não fossem os rapazes não sei como seria”, relatou um deles. Os dois foram assistidos pela equipa médica da VMER e pelos profissionais do INEM, recusando serem transportados para o hospital, apesar de terem sintomas de hipotermia controlada. A Polícia Marítima, que foi accionada pelo CODU de Coimbra, mobilizou o helicóptero Merlin, estacionado na base do Montijo, mas o meio aéreo acabou por regressar devido ao sucesso da operação. Os bombeiros das Caldas, com um bote, efectuaram o resgate dos dois praticantes de kitesurf e dos três jovens heróis, até ao cais da Foz do Arelho. Carlos Barroso
Salvamento na Foz do Arelho

Últimas
Artigos Relacionados
Bombeiros caldenses responderam a 112 ocorrências
A depressão Martinho causou danos significativos no concelho das Caldas da Rainha entre as nove horas da manhã de dia 19 e as oito da noite de dia 22, com os bombeiros a responderem a 112 ocorrências, que envolveram 455 operacionais e 130 veículos, ao longo de 113 horas de “muito trabalho em circunstâncias bem difíceis, para ajudar os caldenses e garantir a sua segurança”, transmitiu o comandante da corporação caldense, Nelson Cruz.
Quedas de estruturas e arrastamento de terras no Bombarral
No seguimento da depressão Martinho, foram registadas, desde a madrugada de 20 de março até às 17h00 desse dia, 53 ocorrências no concelho do Bombarral.
Encerramento de espaços na Serra de Montejunto
Na sequência dos danos provocados pela depressão Martinho, a Real Fábrica do Gelo, o Parque das Merendas, o Centro de Interpretação Ambiental, o bar e o Parque de Campismo na Serra de Montejunto, no Cadaval, encontram-se encerrados por não reunirem as condições de segurança necessárias.
0 Comentários