Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 24° C
19° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 25° C
20° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 27° C
96º aniversário comemorado com arraial

Misericórdia estabelece protocolo com Associação PH para organizar arquivo histórico

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha (SCMCR) celebrou o seu aniversário no passado dia 29, com um arraial no exterior da instituição que juntou dezenas de pessoas na festa dos 96 anos.
Arraial com marchas para festejar os 96 anos da Misericórdia

96º aniversário comemorado com arraial

Em dia de aniversário, a SCMCR assinou um protocolo com a Associação Património Histórico (PH) das Caldas da Rainha para organizar o conjunto de documentos, produzidos ou recebidos pela instituição no exercício da sua atividade, no qual está integrado o arquivo histórico.

Segundo a provedora Conceição Pereira, a organização do arquivo histórico tem de ser feita por técnicos especializados. “É a historiadora caldense Joana Ribeiro, do PH, que está a organizar o arquivo histórico da SCMCR. Encontrou documentação interessantíssima e já nos deu grandes novidades que divulgaremos num outro evento”, revelou.

A historiadora, que esteve presente no arraial, disse que foi com muito gosto que começou a organizar os documentos, que lhe interessam bastante porque tem trabalhado “a questão da assistência nos anos 20 e 30 nas Caldas da Rainha e foi Fernando da Silva Correia um dos fundadores da Misericórdia das Caldas em 1928, e que nos leva para um contexto onde está incluída a elevação a cidade em 1927”.

Joana Ribeiro referiu que nos próximos meses o objetivo é organizar e fazer o inventário geral de toda a documentação existente. “Depois a intenção é tratar do que será o arquivo histórico, a documentação mais antiga que nos remete para esses primeiros anos de funcionamento da instituição, que dará origem a um estudo mais aprofundado”, explicou.

A proposta de Joana Ribeiro é também fazer a digitalização de uma parte da documentação, porque há “uma tipologia documental muito comum do início do século XX, que é os copiadores de correspondência, que infelizmente têm uma durabilidade muito curta e representam uma fatia relevante da documentação da instituição que não podemos perder”.

Reabriu a Loja Social da SCMCR

Neste dia festivo foi também inaugurada a nova loja social da SCMCR, que tem novas instalações no edifício que pertence à instituição e que está situado na estrada da Foz, conhecido como o edifício do Pinto das Bicicletas.

“Reabilitámos o espaço e irá também funcionar o CLDS 5ª geração”, contou a provedora.

Foi também no arraial que foi oficializada com o empreiteiro a requalificação do andar de cima do edifício, que é uma casa de habitação, com quatro quartos, duas casas de banho, uma cozinha, uma zona de arrumos e um terraço com vista para o parque. A zona exterior também será reabilitada.

A responsável adiantou que estão a dialogar com a Segurança Social no sentido de criar ali residências autónomas para jovens.

A obra, no valor de cerca de 34 mil euros mais IVA, irá iniciar no final do ano.

A festa iniciou ao som das marchas dos utentes da SCMCR. Comida não faltou e animação também não.

O antigo provedor da instituição e presidente da Assembleia Municipal das Caldas, Lalanda Ribeiro, que esteve presente na festa, disse que continua a sentir “como se fizesse parte desta casa”, onde esteve 34 anos.

O presidente da União de Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás, deu os parabéns à Santa Casa pelo “excelente trabalho que faz com os seus utentes”.

A vereadora Conceição Henriques também destacou o trabalho fundamental desta casa, referindo que “não há sociedade justa se não for coesa e os primeiros passos da coesão foram feitos no âmbito das misericórdias e também desta instituição”.

“Caldas da Rainha enquanto cidade e a Misericórdia nasceram mais ou menos na mesma altura e hoje esta instituição tem mais valências, um maior grau de profissionalismo e uma visão moderna e contemporânea do que é o apoio aos mais necessitados”, sublinhou.

Atualmente a Santa casa tem cerca de 100 idosos residentes no lar, perto de 60 em apoio domiciliário, 15 bebés em Centro de Acolhimento Temporário e 15 meninas no Centro de Acolhimento. O jardim de infância tem 75 crianças.

A SCMCR faz distribuição de cabazes, tem uma cantina social onde dá refeições, nomeadamente a muitos imigrantes indicados pela Segurança Social, e tem ainda a Loja Social. “Temos cerca de 150 colaboradores, muitos deles são imigrantes, sobretudo africanos e brasileiros, e é uma resposta boa porque há falta de trabalhadores na área social”, relatou a provedora.

Santa Casa 2
Cerimónia com as entidades convidadas
Santa Casa 3
Loja Social no edifício do Pinto das Bicicletas
 
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Festival Aquático dos Pimpões

As piscinas municipais das Caldas da Rainha estiveram abertas na manhã do passado dia 29 para um Festival Aquático com o tema “Animais do Mar”.

natacao

Colóquio sobre segurança interna cancelado

O Município de Caldas da Rainha informou que “por motivos alheios à sua vontade” o colóquio “Desafios da Segurança Interna”, agendado para se realizar no dia 11 de julho, no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, foi cancelado.

“Ostra Negra” em competição

João Carlos Pinto, diplomado em som e imagem pela ESAD.CR, viu o seu filme, “Ostra Negra”, selecionado para a competição Take One! do Festival Internacional de Cinema 32.º Curtas Vila do Conde, que acontece entre 12 e 21 de julho.

ostra