Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 26° C
17° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 27° C
17° C
  • Tuesday 29° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 31° C

Banda Comércio e Indústria apresenta “Uma Harmónica na Banda”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O harmonicista (músico que toca harmónica) Gonçalo Sousa foi convidado pela Banda Comércio e Indústria das Caldas da Rainha (BCI) para ser o solista do concerto que vai realizar no dia 29 de junho, a partir das 21h30, no Parque D. Carlos I.

O harmonicista (músico que toca harmónica) Gonçalo Sousa foi convidado pela Banda Comércio e Indústria das Caldas da Rainha (BCI) para ser o solista do concerto que vai realizar no dia 29 de junho, a partir das 21h30, no Parque D. Carlos I.

O concerto faz parte da programação do “Bandas no Parque”, uma iniciativa da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

Esta iniciativa vai decorrer nos próximos cinco sábados, com a participação de todas as bandas no concelho. A 6 de julho atua a Banda da Sociedade Filarmónica de Alvorninha, no dia 13 a Banda da Sociedade Filarmónica Catarinense, no dia 20 a Orquestra Ligeira Monte Olivetti e no dia 27 a Banda da Sociedade de Instrução Musical, Cultura e Recreio de A-dos-Francos.

No próximo sábado a BCI apresenta “um concerto inédito e penso de grande interesse cultural, dado termos um solista super conceituado e um repertório bastante eclético”, revelou Adelino Mota.

O maestro da BCI explicou que “trazer uma harmónica como solista para uma filarmónica não é propriamente muito comum, embora a BCI já há alguns anos o tenha feito com Raúl Mendes, conceituado harmonicista do nosso concelho”.

A sonoridade brilhante e as capacidades quase imprevisíveis deste pequeno instrumento, “aliadas ao virtuosismo do solista convidado, são surpreendentes e as opções de repertório tornam-se quase infindáveis”.

Nas diferentes áreas da música, desde a dita música clássica até à música de caráter mais comercial, existem peças onde sobressai o som deste fantástico instrumento.

Isso vai permitir a interpretação de um repertório eclético que aborda diferentes estilos, sonoridades, épocas e ritmos.

No programa há referência a vários intérpretes e compositores históricos deste instrumento.

O concerto terá ainda a cantora convidada Matilde Vitorino, estudante de canto jazz no Conservatório de Coimbra, para recriar conjuntamente com o harmonicista a célebre canção Chega de Saudade, recordando a famosa gravação do “Toots” Thielemans.

Gonçalo Sousa é um músico e compositor que elegeu como veículo de sua expressão musical a harmónica cromática. Iniciou os estudos musicais no Centro Musical de Cascais estudando guitarra clássica e formação musical.

Frequentou a Escola de Jazz Luís Villas-Boas Hot Clube de Portugal, onde estudou guitarra e piano jazz, e paralelamente guitarra portuguesa na Escola do Museu do Fado.

Em 2018 licenciou-se em Música – variante jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa. Encontra-se, de momento, a frequentar o Mestrado em Ensino da Música também na Escola Superior de Música de Lisboa.

Nos últimos três anos gravou cinco discos como líder: em 2019 com o seu quinteto de jazz “Nova Construção” – (apoio Antena 2). Em 2020 com o pianista e compositor Carlos Garcia gravou o disco em duo piano e harmónica “Monks na Meia Praia”, em 2021 “Ecos de Zeca” (em homenagem a Zeca Afonso) e em 2024 “Sicilienne”. Em 2022 gravou ao vivo no Hot Clube de Portugal o disco “Gonçalo Sousa Quarteto – Um Sorriso para o Toots” (homenagem a Toots Thielemans pelo seu centenário) para a label Hot Clube.

Tem participado em diversos festivais e nos principais palcos da cena jazz em Portugal, assim como em álbuns que vão desde o jazz, ao fado, à música cabo verdiana, ao pop ou worldmusic,

Lidera vários projetos musicais e participa noutros, mas também se tem apresentado como solista (repertório erudito escrito para orquestra) com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

Em 2024 tem na agenda concertos com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), Sinfonietta de Braga e Orquestra Sinfónica do Algarve.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Apresentação final dos cursos livres

No dia 6 de julho, pelas 18h30, o palco do Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha acolhe a apresentação final dos cursos livres da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha (EVDCR).

Residências Artísticas em Cerâmica

A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha é coorganizadora – em conjunto com a Cátedra em Gestão das Artes e da Cultura do Politécnico de Leiria e o Município das Caldas da Rainha – da chamada internacional a artistas para a realização de uma residência artística internacional, que se compromete a desenvolver e elevar as artes cerâmicas.