Q

Previsão do tempo

18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 20° C
18° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 23° C

‘Nove Capas para o Zeca’ na ESAD.CR

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A exposição ‘Nove Capas para o Zeca’, de José Santa-Bárbara, estará patente entre dia 31 de maio e 17 de julho na Sala Polivalente da Biblioteca do Campus 3 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR).

A exposição ‘Nove Capas para o Zeca’, de José Santa-Bárbara, estará patente entre dia 31 de maio e 17 de julho na Sala Polivalente da Biblioteca do Campus 3 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR).

Com curadoria de Abel Rosa, esta exposição resulta da colaboração entre Zeca Afonso e José Santa-Bárbara e das histórias que daí advieram. A programação e produção é da Associação Zeca Afonso – Núcleo das Caldas da Rainha, da ESAD.CR e das Bibliotecas do Politécnico de Leiria.

Na mostra estará a capa de ‘Traz Outro Amigo Também’, com um retrato de Zeca com um dedo à frente, entre os retratos antigos. “Fizemos essas fotos numa máquina de photomaton, em Alvalade.

O Zeca lá se sentou, mas os óculos estavam sempre a descair-lhe do nariz, e a Zélia, sua mulher, teve de os endireitar”, conta o autor da mostra, citado por Abel Rosa, na descrição da exposição. A figura do animal de ‘Eu Vou Ser Como a Toupeira’ foi retirada de um dicionário ilustrado: “Toupeira é a pessoa que trabalha para subverter as instituições”.

Encontram-se também as provas de cor do álbum ‘Cantigas do Maio’, o desenho de ‘Cantares do Andarilho’, textos, fotografias de Patrick Ullmann durante as gravações de ‘Cantigas do Maio’, em França, uma delas histórica, com José Afonso, José Mário Branco e Francisco Fanhais sobre a gravilha do jardim do estúdio, durante a gravação de ‘Grândola Vila Morena’, refere Abel Rosa.

No dia 1 de junho, pelas 16h00, decorrerá uma aula aberta a toda a comunidade, no âmbito do curso de Design Gráfico, com José Santa-Bárbara, que partilhará o processo de criação das capas dos álbuns do Zeca Afonso.

José Santa-Bárbara nasceu em Lisboa em 1936. Designer e artista plástico, frequentou o Liceu Camões em Lisboa. Santa-Bárbara dedica-se a múltiplas áreas e atividades: design gráfico, design de equipamento urbano, interiores e mobiliário, design industrial, desenho, pintura, cerâmica (azulejo), gravura, ilustração; escultura, medalhística.

Foi o responsável pelo Gabinete de Design da CP desde 1971, tendo concebido o logótipo da empresa e o design dos interiores e exteriores das automotoras da Série 2300 (1990-94).

O projeto foi a primeira experiência de design em material circulante ferroviário em Portugal e teve grande sucesso: recebeu mesmo um prémio nacional de design, com o prémio especial do júri do European Community Design Prize, o primeiro prémio internacional de design recebido por uma companhia portuguesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Troféu Easykart Portugal com prova noturna no Bombarral

Téo Pelfrene na categoria EK60, Tomás Morgado na categoria EK100, Frederico Pinto Coelho na categoria EK125 e Fernando Laranjo na categoria TaG Livre 125 venceram a segunda prova do Troféu Easykart Portugal, disputado no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME - Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril.

kart

Peão Cavalgante/Arneirense em open de Coimbra

Quatro jogadores da Associação Peão Cavalgante/Arneirense, das Caldas da Rainha, participaram no Open Internacional de Coimbra - Queima das Fitas 2024 em xadrez: José Cavadas (Veteranos +50), Mário Falcão (Sub18), André Sousa (Sub 16) e Fernando Oliveira (Veteranos +50).

xadrez

Quarta edição do Orçamento Participativo

Teve início no dia 1 de maio o período de apresentação de propostas à 4.ª edição do Orçamento Participativo do Bombarral (OPB). Trata-se de uma iniciativa dinamizada pelo Município com o objetivo de fomentar a participação e o envolvimento cívico dos cidadãos, aproximando-os dos órgãos de decisão.