Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
13° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
13° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 16° C
  • Sunday 15° C

‘Nove Capas para o Zeca’ na ESAD.CR

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A exposição ‘Nove Capas para o Zeca’, de José Santa-Bárbara, estará patente entre dia 31 de maio e 17 de julho na Sala Polivalente da Biblioteca do Campus 3 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR).

A exposição ‘Nove Capas para o Zeca’, de José Santa-Bárbara, estará patente entre dia 31 de maio e 17 de julho na Sala Polivalente da Biblioteca do Campus 3 da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR).

Com curadoria de Abel Rosa, esta exposição resulta da colaboração entre Zeca Afonso e José Santa-Bárbara e das histórias que daí advieram. A programação e produção é da Associação Zeca Afonso – Núcleo das Caldas da Rainha, da ESAD.CR e das Bibliotecas do Politécnico de Leiria.

Na mostra estará a capa de ‘Traz Outro Amigo Também’, com um retrato de Zeca com um dedo à frente, entre os retratos antigos. “Fizemos essas fotos numa máquina de photomaton, em Alvalade.

O Zeca lá se sentou, mas os óculos estavam sempre a descair-lhe do nariz, e a Zélia, sua mulher, teve de os endireitar”, conta o autor da mostra, citado por Abel Rosa, na descrição da exposição. A figura do animal de ‘Eu Vou Ser Como a Toupeira’ foi retirada de um dicionário ilustrado: “Toupeira é a pessoa que trabalha para subverter as instituições”.

Encontram-se também as provas de cor do álbum ‘Cantigas do Maio’, o desenho de ‘Cantares do Andarilho’, textos, fotografias de Patrick Ullmann durante as gravações de ‘Cantigas do Maio’, em França, uma delas histórica, com José Afonso, José Mário Branco e Francisco Fanhais sobre a gravilha do jardim do estúdio, durante a gravação de ‘Grândola Vila Morena’, refere Abel Rosa.

No dia 1 de junho, pelas 16h00, decorrerá uma aula aberta a toda a comunidade, no âmbito do curso de Design Gráfico, com José Santa-Bárbara, que partilhará o processo de criação das capas dos álbuns do Zeca Afonso.

José Santa-Bárbara nasceu em Lisboa em 1936. Designer e artista plástico, frequentou o Liceu Camões em Lisboa. Santa-Bárbara dedica-se a múltiplas áreas e atividades: design gráfico, design de equipamento urbano, interiores e mobiliário, design industrial, desenho, pintura, cerâmica (azulejo), gravura, ilustração; escultura, medalhística.

Foi o responsável pelo Gabinete de Design da CP desde 1971, tendo concebido o logótipo da empresa e o design dos interiores e exteriores das automotoras da Série 2300 (1990-94).

O projeto foi a primeira experiência de design em material circulante ferroviário em Portugal e teve grande sucesso: recebeu mesmo um prémio nacional de design, com o prémio especial do júri do European Community Design Prize, o primeiro prémio internacional de design recebido por uma companhia portuguesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161