Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 18° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Reabertura ao público da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Integrada nas festas do dia da cidade decorreu a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, no dia 15 de maio, com o Cardeal-Patriarca de Lisboa.
Missa solene presidida pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente

Integrada nas festas do dia da cidade decorreu a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, no dia 15 de maio, com o Cardeal-Patriarca de Lisboa.

A reabertura oficial da Igreja do Pópulo foi assinalada com a celebração de uma missa solene pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, acompanhado pelo capelão da unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), Filipe Sousa, entre outros padres.

O Cardeal-Patriarca enalteceu a beleza da igreja, que ficou “muito mais bonita com o restauro”. Destacou a importância de entender a verdadeira “caridade e beleza que concretizam o bem”. D. Manuel Clemente alertou para as “dificuldades da vida” e pediu para “nunca desistir” porque a caridade tem “tamanho e expressão”.  Recordou os cristãos perseguidos em várias partes do mundo.

O Grupo Coral da Casa do Pessoal do Hospital de Caldas da Rainha abrilhantou o canto da missa.

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, construída junto ao edifício do Hospital Termal, integra o património cultural e museológico do CHO.

A reabertura surge após o restauro e conservação de todo o edifício, que contou com um investimento de cerca de 500 mil euros, financiados no âmbito de protocolo celebrado entre a Direcção-Geral do Património Cultural, o Município das Caldas da Rainha e o CHO.

missa 2

O órgão está a ser restaurado por António Simões

No final da missa, a presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, disse à imprensa que estar “muito feliz com a finalização deste restauro, pois é há muito desejado e garante a salvaguarda deste património considerado monumento nacional desde 1910”.

A responsável espera que o restauro do órgão termine e que “funcione nos próximos 500 anos”.

No discurso do Dia da Cidade o presidente da câmara, Vitor Marques, valorizou a “reabertura” ao público. “Este importante imóvel faz parte do património termal da cidade e do património cultural do concelho, e esteve a ser alvo de trabalhos de limpeza da estrutura do edifício, restauro das esculturas de madeira, altares laterais, o altar-mor, o órgão de tubos, os bancos da igreja e outros bens móveis”.

No final da tarde realizou-se um concerto de música sacra.

O padre Filipe Sousa disse que a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo volta a ter a celebração da missa às 11h00.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe

Crianças celebraram o 25 de Abril na Foz do Arelho

A Escola Básica e o Jardim de Infância da Foz do Arelho comemoraram o Dia da Liberdade no dia 24 de abril, no centro da vila, com o mote "Em busca do tesouro da liberdade...tecendo sorrisos". Os alunos, professoras e funcionárias uniram-se numa manifestação cultural, levando música e canções à rua, recordando a Revolução dos Cravos e os ideais de liberdade e democracia que ela representa.

foz1