Q

Previsão do tempo

15° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 19° C
15° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 19° C
15° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C

Reabertura ao público da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Integrada nas festas do dia da cidade decorreu a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, no dia 15 de maio, com o Cardeal-Patriarca de Lisboa.
Missa solene presidida pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente

Integrada nas festas do dia da cidade decorreu a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, no dia 15 de maio, com o Cardeal-Patriarca de Lisboa.

A reabertura oficial da Igreja do Pópulo foi assinalada com a celebração de uma missa solene pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, acompanhado pelo capelão da unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), Filipe Sousa, entre outros padres.

O Cardeal-Patriarca enalteceu a beleza da igreja, que ficou “muito mais bonita com o restauro”. Destacou a importância de entender a verdadeira “caridade e beleza que concretizam o bem”. D. Manuel Clemente alertou para as “dificuldades da vida” e pediu para “nunca desistir” porque a caridade tem “tamanho e expressão”.  Recordou os cristãos perseguidos em várias partes do mundo.

O Grupo Coral da Casa do Pessoal do Hospital de Caldas da Rainha abrilhantou o canto da missa.

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, construída junto ao edifício do Hospital Termal, integra o património cultural e museológico do CHO.

A reabertura surge após o restauro e conservação de todo o edifício, que contou com um investimento de cerca de 500 mil euros, financiados no âmbito de protocolo celebrado entre a Direcção-Geral do Património Cultural, o Município das Caldas da Rainha e o CHO.

missa 2

O órgão está a ser restaurado por António Simões

No final da missa, a presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, disse à imprensa que estar “muito feliz com a finalização deste restauro, pois é há muito desejado e garante a salvaguarda deste património considerado monumento nacional desde 1910”.

A responsável espera que o restauro do órgão termine e que “funcione nos próximos 500 anos”.

No discurso do Dia da Cidade o presidente da câmara, Vitor Marques, valorizou a “reabertura” ao público. “Este importante imóvel faz parte do património termal da cidade e do património cultural do concelho, e esteve a ser alvo de trabalhos de limpeza da estrutura do edifício, restauro das esculturas de madeira, altares laterais, o altar-mor, o órgão de tubos, os bancos da igreja e outros bens móveis”.

No final da tarde realizou-se um concerto de música sacra.

O padre Filipe Sousa disse que a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo volta a ter a celebração da missa às 11h00.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop sobre contratos de trabalho

A Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) organiza o workshop “Direitos no despedimento e tipos de rescisão de contrato de trabalho” no dia 6 de maio, pelas 14h00.

“Mural dos Afetos” é inaugurado a 6 de maio

No dia 6 de maio, pelas 15 horas, será inaugurado o “Mural dos Afetos”, da autoria do artista Daniel Eime, em prédio localizado na entrada sul da cidade de Caldas da Rainha (empena do n.º 21, na Rua General Amílcar da Mota), uma iniciativa integrada no Movimento da Cidade dos Afetos.

mural

Dádiva de Sangue e Convívio Motociclista

A XV Dádiva de Sangue e Convívio Motociclista realiza-se no dia 12 de maio, das 09h00 às 13h00, na sede da Associação Social e Cultural Paradense, no Chão da Parada, nas Caldas da Rainha.

434109689 7537679389608649 4037140699490374655 n