Q

Previsão do tempo

12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C

Reabertura ao público da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Integrada nas festas do dia da cidade decorreu a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, no dia 15 de maio, com o Cardeal-Patriarca de Lisboa.
Missa solene presidida pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente

Integrada nas festas do dia da cidade decorreu a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, no dia 15 de maio, com o Cardeal-Patriarca de Lisboa.

A reabertura oficial da Igreja do Pópulo foi assinalada com a celebração de uma missa solene pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, acompanhado pelo capelão da unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), Filipe Sousa, entre outros padres.

O Cardeal-Patriarca enalteceu a beleza da igreja, que ficou “muito mais bonita com o restauro”. Destacou a importância de entender a verdadeira “caridade e beleza que concretizam o bem”. D. Manuel Clemente alertou para as “dificuldades da vida” e pediu para “nunca desistir” porque a caridade tem “tamanho e expressão”.  Recordou os cristãos perseguidos em várias partes do mundo.

O Grupo Coral da Casa do Pessoal do Hospital de Caldas da Rainha abrilhantou o canto da missa.

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, construída junto ao edifício do Hospital Termal, integra o património cultural e museológico do CHO.

A reabertura surge após o restauro e conservação de todo o edifício, que contou com um investimento de cerca de 500 mil euros, financiados no âmbito de protocolo celebrado entre a Direcção-Geral do Património Cultural, o Município das Caldas da Rainha e o CHO.

missa 2

O órgão está a ser restaurado por António Simões

No final da missa, a presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, disse à imprensa que estar “muito feliz com a finalização deste restauro, pois é há muito desejado e garante a salvaguarda deste património considerado monumento nacional desde 1910”.

A responsável espera que o restauro do órgão termine e que “funcione nos próximos 500 anos”.

No discurso do Dia da Cidade o presidente da câmara, Vitor Marques, valorizou a “reabertura” ao público. “Este importante imóvel faz parte do património termal da cidade e do património cultural do concelho, e esteve a ser alvo de trabalhos de limpeza da estrutura do edifício, restauro das esculturas de madeira, altares laterais, o altar-mor, o órgão de tubos, os bancos da igreja e outros bens móveis”.

No final da tarde realizou-se um concerto de música sacra.

O padre Filipe Sousa disse que a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo volta a ter a celebração da missa às 11h00.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto