Integrada nas festas do dia da cidade decorreu a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, no dia 15 de maio, com o Cardeal-Patriarca de Lisboa.
A reabertura oficial da Igreja do Pópulo foi assinalada com a celebração de uma missa solene pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, acompanhado pelo capelão da unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), Filipe Sousa, entre outros padres.
O Cardeal-Patriarca enalteceu a beleza da igreja, que ficou “muito mais bonita com o restauro”. Destacou a importância de entender a verdadeira “caridade e beleza que concretizam o bem”. D. Manuel Clemente alertou para as “dificuldades da vida” e pediu para “nunca desistir” porque a caridade tem “tamanho e expressão”. Recordou os cristãos perseguidos em várias partes do mundo.
O Grupo Coral da Casa do Pessoal do Hospital de Caldas da Rainha abrilhantou o canto da missa.
A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, construída junto ao edifício do Hospital Termal, integra o património cultural e museológico do CHO.
A reabertura surge após o restauro e conservação de todo o edifício, que contou com um investimento de cerca de 500 mil euros, financiados no âmbito de protocolo celebrado entre a Direcção-Geral do Património Cultural, o Município das Caldas da Rainha e o CHO.
O órgão está a ser restaurado por António Simões
No final da missa, a presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, disse à imprensa que estar “muito feliz com a finalização deste restauro, pois é há muito desejado e garante a salvaguarda deste património considerado monumento nacional desde 1910”.
A responsável espera que o restauro do órgão termine e que “funcione nos próximos 500 anos”.
No discurso do Dia da Cidade o presidente da câmara, Vitor Marques, valorizou a “reabertura” ao público. “Este importante imóvel faz parte do património termal da cidade e do património cultural do concelho, e esteve a ser alvo de trabalhos de limpeza da estrutura do edifício, restauro das esculturas de madeira, altares laterais, o altar-mor, o órgão de tubos, os bancos da igreja e outros bens móveis”.
No final da tarde realizou-se um concerto de música sacra.
O padre Filipe Sousa disse que a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo volta a ter a celebração da missa às 11h00.
0 Comentários