Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
18° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
18° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 27° C

Clube de Golfe da Praia D’El Rey ofereceu roulotte a estrangeiros voluntários

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O capitão do Clube de Golfe do Praia d’El Rey, Robert Walsh, entregou no passado dia 15 uma roulotte à Oeste International Community Volunteers (OICV), que vai servir para transportar a cozinha itinerante desta associação estrangeira. A Associação de Residentes do Praia D’El Rey Golf & Beach Resort também ajudou a angariar a verba para […]
A entrega formal da roulotte pelo capitão do Clube de Golfe do Praia d’El Rey

O capitão do Clube de Golfe do Praia d’El Rey, Robert Walsh, entregou no passado dia 15 uma roulotte à Oeste International Community Volunteers (OICV), que vai servir para transportar a cozinha itinerante desta associação estrangeira.

A Associação de Residentes do Praia D’El Rey Golf & Beach Resort também ajudou a angariar a verba para a roulotte que teve o custo de cerca de 6 mil euros.

A OICV criou o projeto “almoço cozinha internacional”, onde tem cozinhado para utentes seniores de várias instituições de Óbidos e Caldas da Rainha. Para poder concretizar as iniciativas, os voluntários desta associação estrangeira levam tudo o que é necessário para fazer uma refeição completa: desde fogão e utensílios aos produtos alimentares e até a boa disposição para animar os seniores que com este projeto têm a oportunidade de ver cozinhar ao vivo e depois degustar vários pratos estrangeiros, sendo a mais popular a comida chinesa. 

estrangeiros 2
Os voluntários da OICV cozinharam comida chinesa

Segundo o presidente da OICV, Joseph Poon, o projeto está a crescer e precisávamos de “uma roulotte para transportar os alimentos e acessórios para confecionar as refeições”.

O responsável destacou a colaboração do Clube de Golfe do Praia d’El Rey, que “é um reconheimeno do nosso trabalho  de apoio à comunidade da região Oeste”. “Viemos para cá residir e queremos mostrar aos portugueses uma imagem positiva”, salientou, acrescentando que “a ideia é utilizar a gastronomia como elemento cultural, símbolo de identidade e meio de integração”.

A entrega da roulotte foi feita na sede do Clube de Golfe do Praia d’El Rey e para agradecer a entrega da roulotte os voluntários da OICV prepararam a culinária chinesa para alguns dos membros estrangeiros que colaboraram para a aquisição do equipamento. Mais de 90 participantes desfrutaram da refeição num dia de sol que animou ainda mais a inciativa.

Segundo o presidente da OICV, a roulotte vai ser estreada no dia 27 de março, quando vão realizar um evento temático intitulado “International Youth Day” (Dia Internacional da Juventude) na Escola Secundária Raul Proença. Os estrangeiros vão dinamizar pequenos workshops e no final vão cozinhar comida chinesa para os cerca de 200 estudantes participantes na iniciativa.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o capitão do Clube de Golfe do Praia d’El Rey elogiou o trabalho da OICV, justificando a entrega da roulotte. Vai também patrocinar os alimentos para o almoço na Escola Raul Proença. Robert Wash conhece muito bem Joseph Poon, que joga bridge (jogo de cartas) na sede do clube e considera que “tem sido muito ativo na comunidade” e quando pediu ajuda não hesitou.

Segundo Robert Wash, o clube tem mais de 550 membros, mas só cerca de 160 vivem na região Oeste. É uma comunidade com estrangeiros oriundos da Suíça, Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Estados Unidos da América, entre outros países.

O clube e a Associação de Residentes do Praia D’El Rey Golf & Beach Resort fazem vários eventos, entre jantares, torneios e jogos, para angariar dinheiro para ajudar as instituições da região.

Em 2018 doaram 30 mil euros aos Bombeiros de Óbidos. Deram também ao Centro Social Cultural e Recreativo da Amoreira um donativo solidário de 15.000 euros. Beneficiaram ainda o lar de crianças da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha e várias entidades em Peniche. No ano passado ofereceram um pequeno autocarro a uma creche na região no valor de 35 mil euros. Deram ainda cerca de 2500 euros à CRAPAA – Caldas da Rainha Associação Protetora dos Animais Abandonados.

Esta comunidade estrangeira mostra-se muito unida e além do golfe desenvolve ciclismo, padel, bridge, entre outras atividades.  

A OICV ajuda também portugueses a aprender inglês para ajudá-los a “integrarem-se com a comunidade internacional e a melhorarem as suas perspetivas de emprego”. Apoiam ainda ucranianos que vivem na região na aprendizagem da língua portuguesa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gaming na Cerca do Castelo até domingo

Até 12 de maio, a Cerca do Castelo, em Óbidos, está transformada numa arena de videojogos e de várias experiências eletrónicas, e não só, com a segunda edição do Óbidos Vila Gaming.

gaming1

Laço azul para chamar atenção para maus-tratos infantis

Mais de 200 alunos do 1º ciclo ao secundário e professores do Colégio Rainha D. Leonor e do Agrupamento de Escolas Raul Proença formaram no dia 30 de abril, no Campo de Rugby de Caldas da Rainha, um laço humano para assinalar o mês dos maus tratos na infância, uma realidade que ainda persiste.

laco 1

40% dos jovens do Oeste acreditam que os rapazes têm mais oportunidades de carreira do que as raparigas

“Estudo aponta que 40% dos jovens dos 12 municípios da região Oeste acreditam que os rapazes têm mais e melhores oportunidades de carreira do que as raparigas”. Palavras de Susana Lopes, Managing Partner SHL Portugal, que divulgou os resultados do projeto Oeste + Igual lançado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) com o intuito de implementar políticas locais e regionais da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal.

foto estudo