Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Comunidade trans fez vigília no Céu de Vidro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Várias dezenas de pessoas juntaram-se no passado dia 20 numa vigília nas Caldas da Rainha, para assinalarem o Dia Internacional da Memória Trans. 

Várias dezenas de pessoas juntaram-se no passado dia 20 numa vigília nas Caldas da Rainha, para assinalarem o Dia Internacional da Memória Trans. 

A ação, convocada pelo coletivo Caldas em Marcha, tinha como objetivo “juntar a comunidade num dia de luto e de luta, lembrando as vidas perdidas nas mãos de violência transfóbica”, referiu a organização.

Ao final de tarde, no Céu de Vidro, no parque D. Carlos I, houve uma intervenção musical de Nëss e da poetisa Diana Cobra Luz. Na sala ao lado, foi organizada e esteve aberta para visita uma exposição com obras de vários artistas trans, nomeadamente Ana Batista, Inês Ribeiro, Jade Nunes, Sancha, Tomi Ezra e Venus Narciso. Antes realizou-se uma oficina de cartazes.

A ação terminou com um minuto de silêncio “pelas vidas trans perdidas neste último ano”, e foi deixada a mensagem de sempre: “Continuamos em perigo e os direitos por agarrar são todos. Seguimos em força pela defesa da vida trans”. 

Para o coletivo Caldas em Marcha, “é um dia no qual é impossível esquecer que a luta pelas nossas vidas e direitos é vital à nossa existência, ameaçada todos os dias por um sistema que nos quer condenar à precariedade, à violência, à morte e ao esquecimento. Não aceitamos e não esquecemos”.

Citando o “Trans Murder Monitoring” e um estudo que aponta “327 pessoas assassinadas”, quem se manifestou garantiu que as suas mortes “não serão em vão”. 

“Saímos às ruas porque não esquecemos as vidas tiradas a tantas pessoas trans. Queremos marcar a sua presença através da nossa presença. Da presença de todos os nossos corpos – em luto, mas vivos, resilientes, desobedientes e unidos”, lê-se num manifesto divulgado pela organização.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Apanhados com mais de mil doses de haxixe

Um casal jovem foi apanhado com mais de mil doses de haxixe no concelho das Caldas da Rainha pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR, no passado dia 24, tendo sido constituído arguido por tráfico de estupefacientes.

haxixe