Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C
15° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 16° C

Donos de animais de companhia sem registo vão pagar coimas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desde o dia 27 de outubro passou a ser obrigatório que todos os titulares de animais de companhia (cães, gatos e furões) procedam ao registo (chip) dos mesmos, no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), através de um médico veterinário.
Cães, gatos e furões têm de ser registados

Desde o dia 27 de outubro passou a ser obrigatório que todos os titulares de animais de companhia (cães, gatos e furões) procedam ao registo (chip) dos mesmos, no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), através de um médico veterinário.

A marcação por transponder/microchip e consequente registo na base de dados só podem ser efetuados pelo médico veterinário.

A implantação do transponder deve ser realizada no centro da face lateral esquerda do pescoço do animal, depois da verificação de que o animal não se encontra já marcado por outro dispositivo de identificação.

Após o registo do animal de companhia no SIAC, o médico veterinário deve imprimir ou remeter por via digital o Documento de Identificação dos Animais de Companhia (DIAC) que reproduz os dados constantes do SIAC.

O registo só é feito uma vez e consiste num conjunto de informações, nomeadamente elementos relativos ao número do transponder/microchip, aspetos e propriedades mais relevantes do animal, identificação do titular do animal e respetivos dados de contacto, identificação do médico veterinário que procede à marcação do animal e respetivos contactos, e outras particularidades ou caraterísticas e medidas sanitárias preventivas oficiais ou informações relevantes que tenham sido associadas ao animal.

Foi estabelecido que o montante da taxa de registo no SIAC é determinado por portaria dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das finanças e da agricultura, sendo esta taxa atualizada de acordo com o valor da inflação.

Atualmente existe uma taxa de registo de 2,50 euros, à qual acresce o custo da colocação do microchip e o valor da consulta no veterinário, que é variável.

No caso dos cães é ainda necessário pagar uma licença anual na junta de freguesia ou na câmara municipal da área de residência. Mas ao registar o animal no SIAC, o primeiro ano fica automaticamente isento da licença.

Após o registo de um animal, o titular deve certificar-se que comunica aos serviços do SIAC qualquer alteração aos dados do animal ou do titular, como mudança da residência do titular e alteração do local de alojamento do animal. Sempre que um animal de companhia é cedido ou doado é necessário comunicar essa alteração ao SIAC, tal como quando falecer deve-se comunicar à base de dados ou ao médico veterinário no prazo de quinze dias.

Para atualizar os dados poderá ser preenchido o formulário disponível em https://www.siac.vet. Este site tem ainda uma página dedicada a animais desaparecidos, identificados devido à colocação do microchip.

Se o animal for proveniente de outro país, as regras são as mesmas a partir do momento em que permaneça em Portugal mais de 120 dias.

Os donos ou quem estiver na sua posse devem proceder ao registo até 120 dias após o nascimento dos mesmos, incorrendo os infratores em contraordenação punível com coima cujo montante mínimo é de 50 euros e máximo de 3.740 euros ou 44.890 euros, consoante se trate de pessoa singular ou coletiva.

Existem ainda sanções acessórias, como por exemplo a perda dos animais a favor do Estado ou privação do direito de participarem em feiras ou mercados de animais, até à interdição do exercício de uma profissão ou atividade cujo exercício dependa de homologação de autoridade pública ou privação do direito a subsídio ou benefício outorgado por entidades ou serviços públicos.

“A regulação da detenção dos animais de companhia constitui uma medida destinada a contrariar o abandono e as suas consequências para a saúde e a segurança das pessoas e o bem-estar dos animais.

O sistema de marcação com o dispositivo eletrónico e o registo no sistema informático permitem estabelecer a ligação do animal ao seu titular ou, quando aplicável, ao seu detentor e local de detenção, possibilitando a responsabilização do titular do animal pelo cumprimento dos parâmetros legais, sanitários e de bem-estar animal”, sustenta o Estado.

Os donos dos animais não têm tanta certeza e muitos acham que terá o efeito contrário ao pretendido, ou seja, mais despesas e burocracias poderão potenciar maior número de abandonos.

Até à passada segunda-feira estavam registados no SIAC 2.566,665 cães, 517.406 gatos e 1.874 furões.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1