Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

Preço dos combustíveis pode reduzir atividade piscatória

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O constante aumento do preço dos combustíveis está a deixar os pescadores à beira do desespero, porque os gastos com as idas ao mar estão a fazer reduzir drasticamente os lucros, levando a equacionar diminuir o número de deslocações para a faina.

O constante aumento do preço dos combustíveis está a deixar os pescadores à beira do desespero, porque os gastos com as idas ao mar estão a fazer reduzir drasticamente os lucros, levando a equacionar diminuir o número de deslocações para a faina.

No porto de pesca da Nazaré, Pedro Carlinhos nota a diferença quando vai abastecer de gasolina a sua embarcação “Rúben e Rafael”. “É quase o dobro do custo de um ano para cá. Ia ao mar por 70 euros todos os dias e agora não vou por menos de 120 euros, que saem do bolso antes de ter o peixe”, relatou.

“Tem que se ir na mesma ao mar, ao preço que esteja. Custa mais e ganhamos menos, é claro que estou a sentir na pele. Os lucros são muito menores”, referiu, manifestando “não perceber porque é que baixam o preço aos bocadinhos e depois aumentam e volta a estar tudo igual outra vez ou pior”.

“Há pouco tempo o litro de gasóleo estava a 70 cêntimos, agora é 1,20 euros. Não podemos ir ao mar todos os dias, porque não se ganha para o combustível. Qualquer dia temos de parar ou então vai ter de ser o consumidor a pagar a fatura”, desabafou João Paulo, proprietário da embarcação “Dez mandamentos”, que apela à intervenção do Primeiro-Ministro.

Joaquim Zarro, armador da traineira “Deus e Pesca”, revelou que tem reduzido a velocidade e o tempo que gasta no mar. “É fazer o consumo mínimo, porque não conseguimos andar uma noite inteira a procurar peixe. Estamos a fazer menos viagens, pois não se pode gastar tanto combustível”, justificou.

Sobre a proposta do Orçamento do Estado para 2023 de seis cêntimos por litro para a pequena pesca artesanal e costeira com um consumo anual até dois mil litros, Joaquim Zarro referiu que “há barcos que gastam 200 litros por hora, numa noite lá se vai o plafond”. “Mas os pescadores não querem este subsídio, querem é que se reduza o preço do gasóleo para poderem procurar peixe à vontade e vender com qualidade”, sublinhou.

Se o custo dos combustíveis não baixar, o preço do pescado vai acabar por recair nos consumidores, alertam os pescadores.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Imagem do 16 de março em parede faz parte de 14 “Murais de Liberdade” pelo país

O mural pintado numa parede na Rua António Sérgio, na cidade das Caldas da Rainha, numa homenagem à Revolta de 16 de Março, que antecedeu a Revolução dos Cravos, faz parte de um conjunto de 14 "Murais de Liberdade", inseridos nas celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974, que serão criados durante este ano em diferentes localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas.

mural 1

Pais de Santa Catarina querem melhores condições de atração à escola  

A necessidade de intervenção num estabelecimento de ensino com 30 anos e sem nenhuma obra de fundo ao longo dos mesmos, bem como os problemas das vias de comunicação e dos transportes de alunos, docentes e assistentes operacionais, como fatores que prejudicam a mobilidade e a aproximação acessível, foram sublinhados num momento de partilha e convívio com o objetivo de analisar o presente e promover o futuro, promovido no passado dia 14 pela Comissão de Pais de Santa Catarina.

catarina 1

Cão caiu em falésia e foi resgatado

Um cão que estava desaparecido há três dias foi localizado numa gruta isolada na falésia próxima da praia do Carreiro de Joanes, em Peniche, na tarde de 25 de abril, tendo sido resgatado por meios da Estação Salva-vidas de Peniche e dos bombeiros.

cao1