Q

Previsão do tempo

14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 17° C
15° C
  • Sunday 16° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 18° C

“Conhece Salir de Matos ?!” atraiu centenas de pessoas à freguesia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Após dois anos de paragem, o evento “Conhece Salir de Matos!?” regressou no passado fim de semana à freguesia de Salir de Matos, para mais uma vez dar a conhecer o que de melhor a localidade tem. Esta iniciativa, que decorreu entre 22 e 24 de julho no recinto da Junta, contou com a presença […]
Evento atraiu muitos visitantes

Após dois anos de paragem, o evento “Conhece Salir de Matos!?” regressou no passado fim de semana à freguesia de Salir de Matos, para mais uma vez dar a conhecer o que de melhor a localidade tem. Esta iniciativa, que decorreu entre 22 e 24 de julho no recinto da Junta, contou com a presença de centenas de pessoas.

Com origem no desafio lançado pela Junta de Freguesia de Salir de Matos há nove anos, e considerado um sucesso desde a primeira edição, a Junta decidiu este ano reunir produtores, empreendedores, associações e outras entidades culturais, sociais, artísticas da freguesia, no sentido de dar continuidade ao evento.
Já considerada uma referência local, o “Conhece Salir de Matos!?” pretende continuar a promover as suas potencialidades, dando a conhecer as tradições, os usos e costumes da freguesia, bem como os serviços existentes na mesma. Pretende ainda fazer um elo de ligação entre o passado e o presente, entre gerações.
“Este é um evento que além de ter juntado as pessoas novamente também promoveu um encontro de diversas gerações e de associações que ainda estão ativas na nossa freguesia, apesar de serem cada vez menos”, explicou o presidente da Junta de Freguesia, Flávio Jacinto, adiantando que “esta iniciativa é sobretudo um reencontro de culturas, pessoas e sobretudo profissionais da nossa freguesia, dando a conhecer à população os seus produtos”.
No certame estiveram ao longo dos três dias várias tasquinhas, com iguarias, que “mais ou menos têm mantido alguma coerência”, mas também diversos ceramistas da freguesia, que “aproveitaram a ocasião para expor as suas obras” e a animação musical de diversos géneros, incluindo o tradicional arraial, onde se fez representar também o folclore através dos ranchos da freguesia, sem esquecer o acordeão.
Nos “pequenos quiosques de exposição, demonstração e petiscos” estiveram presentes salirmatenses, que aproveitaram para dar a provar algumas das suas iguarias e petiscos, como foi o caso do pernil à Vista da Aldeia, que “é uma tradição da nossa instituição”, explicou a responsável pelo lar Vista da Aldeia Residence, Manuela Henriques, que desde sempre participa no evento e que “já sentia saudades deste convívio na freguesia”. Entre os petiscos também constaram sopa de peixe, canja de galinha, carne assada no forno a lenha e filhoses.
Quem também esteve presente com o “melhor da freguesia” foi a Paróquia de Salir de Matos. “Todas as edições trazemos o nosso pão, que habitualmente é confecionado nos fornos da paróquia, em que juntamos o bacalhau, a sardinha, o chouriço ou então os torresmos”, explicou o padre Filipe Sousa, adiantando que o dinheiro angariado durante o evento servirá para pagar algumas das obras de reabilitação do interior da igreja.
Já os Jovens de Salir de Matos, que participam pela primeira vez no evento, optaram por “dar a conhecer os hambúrgueres vegetarianos, cachorros, espetadas de frutas e gomas, bolos secos e queijo”, sendo “uma forma de angariamos dinheiro para irmos às jornadas mundiais da juventude”.
Outra das bancas que costuma ser presença assídua no evento é a Mercearia Eusébio, com o pão recheado, moelas, morcela de arroz, caracóis, bifanas, entre outros “produtos que vendemos no nosso minimercado”, frisou a responsável pela banca.

salir de matos2
Animação musical não faltou
salir de matos3
Banca do lar Vista da Aldeia Residence

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas